Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ Associação de Cultura e Educação Ambiental Mon, 22 Apr 2024 19:34:47 +0000 pt-BR hourly 1 https://www.serracima.org.br/wp-content/uploads/cropped-favico-32x32.png Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ 32 32 Treinamento em Boas Práticas de Segurança do Trabalho e Campo https://www.serracima.org.br/treinamento-em-boas-praticas-de-seguranca-do-trabalho-e-campo/ Mon, 22 Apr 2024 19:34:44 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=4637 O Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas, em parceria com a SerrAcima, realizou nos dias 16 e 17 de abril um treinamento de segurança do trabalho e em boas práticas de campo. O objetivo principal do treinamento foi oferecer uma revisão das normas de segurança em campo para os trabalhadores da restauração, além de demonstrar […]

O post Treinamento em Boas Práticas de Segurança do Trabalho e Campo apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
O Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas, em parceria com a SerrAcima, realizou nos dias 16 e 17 de abril um treinamento de segurança do trabalho e em boas práticas de campo.

O objetivo principal do treinamento foi oferecer uma revisão das normas de segurança em campo para os trabalhadores da restauração, além de demonstrar procedimentos para realizar a manutenção de equipamentos, como a roçadeira e o perfurador de solo.

Os trabalhadores participantes tiveram a oportunidade de realizar um plantio de restauração florestal em uma área de preservação permanente, proporcionando um momento de troca entre as equipes. Cada participante pôde demonstrar os métodos que utiliza no campo e discuti-los com seus colegas, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo.

Este treinamento representa um passo importante na capacitação e segurança dos trabalhadores envolvidos na restauração florestal, garantindo a eficiência e a qualidade das atividades realizadas. Objetivo que contribui com os objetivo do CBH-PS, que é de fortalecer o sistema de restauração florestal no Vale do Paraíba.

*Treinamento financiado pelo Projeto Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba – Porção Paulista, coordenado pela Iniciativa Verde e utilizando recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) via Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS).

O post Treinamento em Boas Práticas de Segurança do Trabalho e Campo apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Mudas da Serra: Curso de Produção de Mudas Florestais para Ambientes de Montanha https://www.serracima.org.br/mudas-da-serra-curso-de-producao-de-mudas-florestais-para-ambientes-de-montanha/ Wed, 03 Apr 2024 19:23:12 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=4330 De 11 a 26 de março de 2024 aconteceu em Cunha/SP o curso Mudas da Serra. O objetivo foi realizar a formação de viveiristas para a produção comunitária e descentralizada de mudas de alta qualidade genética, visando a preservação do ambiente de montanha. Dividido em 4 módulos e em formato semi-presencial, o curso contou com […]

O post Mudas da Serra: Curso de Produção de Mudas Florestais para Ambientes de Montanha apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

De 11 a 26 de março de 2024 aconteceu em Cunha/SP o curso Mudas da Serra. O objetivo foi realizar a formação de viveiristas para a produção comunitária e descentralizada de mudas de alta qualidade genética, visando a preservação do ambiente de montanha.

Dividido em 4 módulos e em formato semi-presencial, o curso contou com diferentes estratégias pedagógicas, incluindo práticas em campo.

No módulo 1 recebemos o biólogo Luciano Lima em uma vídeo aula – disponível no nosso canal de YouTube. Tratamos sobre as características da vegetação de nossa região, suas diferenças e sobre as alterações biológicas de acordo com as variações de altitude serrana.
No segundo módulo recebemos os alunos em nossa sede para aulas teóricas e visita ao viveiro de mudas da SerrAcima.
O módulo 3 se deu no Viveiro Nativa, grande produtor local, onde os participantes puderam avaliar e conhecer de perto o sistema operacional de um viveiro, sobre o manejo e o trato com as diferentes culturas.
No último dia de curso, na sede da SerrAcima, expusemos como funciona na prática o planejamento de um viveiro, abordando a comercialização, a legislação, os controles internos e a atuação em rede.

O resultado do curso foi tão satisfatório, que, dos 27 participantes, há um grupo de alunos se mobilizando de forma independente para fortalecer uma rede de viveiristas e colocar em práticas os ensinamentos.

Estamos felizes com mais este fruto da Educação Ambiental SerrAcima sendo plantado em nossa região.

Em breve um resumo do curso completo estará disponível em nosso canal do YouTube. Não perca!

**Este curso é de organização e produção da SerrAcima, em parceria com a Iniciativa Verde e com o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), com financimento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e apoio do WWF-Brasil, e é uma ação do Plano Diretor de Restauração Florestal para a UGRHI-02, Vale do Paraíba do Sul – Contrato FEHIDRO 170/2021 – Empreendimento 2020-PS_COB-115.

curso mudas das serra-5
Observação de sementes durante o curso Mudas da Serra
Turma do curso Mudas da Serra
Aulas teóricas do curso Mudas da Serra
Aula prática no Viveiro Nativa durante o curso Mudas da Serra
Aula prática no Viveiro Nativa durante o curso Mudas da Serra

O post Mudas da Serra: Curso de Produção de Mudas Florestais para Ambientes de Montanha apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Restaura Vale 2023: Avanços na Restauração Florestal da Bacia do Rio Paraíba do Sul https://www.serracima.org.br/restaura-vale-2023-avancos-na-restauracao-florestal-da-bacia-do-rio-paraiba-do-sul/ Wed, 20 Dec 2023 20:00:05 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=4275 Cunha, 19 de dezembro de 2023 Nos dias 13 e 14 de dezembro, Guaratinguetá foi palco do evento “Restaura Vale do Paraíba 2023”, um marco na mobilização pela restauração florestal das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.Reunindo mais de 123 profissionais e voluntários comprometidos com a causa, o evento contou com a participação de […]

O post Restaura Vale 2023: Avanços na Restauração Florestal da Bacia do Rio Paraíba do Sul apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Cunha, 19 de dezembro de 2023

Nos dias 13 e 14 de dezembro, Guaratinguetá foi palco do evento “Restaura Vale do Paraíba 2023”, um marco na mobilização pela restauração florestal das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.
Reunindo mais de 123 profissionais e voluntários comprometidos com a causa, o evento contou com a participação de restauradores, viveiristas, coletores de sementes, ONGs, proprietários rurais e representantes governamentais em diferentes esferas.
O foco central do evento foi a validação do Plano de Ação do Plano Diretor de Restauração Florestal do Rio Paraíba do Sul. Este plano delineia metas e ações para os próximos 12 anos, estabelecendo as bases para uma ampla colaboração entre os atores da restauração do Vale do Paraíba.

Representando 63 organizações distintas, os participantes contribuíram na definição de ações que orientarão o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul na implementação de estratégias de restauração florestal, fortalecendo as capacidades locais e regionais diante dos desafios das mudanças climáticas e da insegurança hídrica.
O evento foi conduzido pela SerrAcima, em colaboração com a Iniciativa Verde, em resposta à demanda da Câmara Técnica de Restauração Florestal do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.

Para mais informações, entre em contato com:

Silvana Braga – SerrAcima
Telefone: 12 99259-0343
serracima@serracima.org.br

Restaura Vale 2023, cerca de 123 pessoas de 63 organizações foram envolvidas na elaboração do Plano de Ação do Plano Diretor de Restauração do Vale do Paraíba.
Jessica Marques, Presidente da SerrAcima (organizadora do evento e responsável pela elaboração do Plano de Ação), Roberto Rezende, Presidente da Iniciativa Verde (tomadora de recursos para a realização do evento e elaboração do Plano) e Olivia Mendes, Coordenadora da Câmara Técnica do Comitê de Bacia (responsável pela demanda da elaboração e execução do Plano Diretor de restauração florestal) e demais representantes de entidades socioambientais do Brasil.
Jessica Marques, Presidente da SerrAcima (organizadora do evento e responsável pela elaboração do Plano de Ação), Roberto Rezende, Presidente da Iniciativa Verde (tomadora de recursos para a realização do evento e elaboração do Plano) e Olivia Mendes, Coordenadora da Câmara Técnica do Comitê de Bacia (responsável pela demanda da elaboração e execução do Plano Diretor de restauração florestal) e demais representantes de entidades socioambientais.
Dinâmica de reconhecimento dos atores envolvidos na cadeia de restauração florestal no Vale do Paraíba do Sul.
Dinâmica de reconhecimento dos atores envolvidos na cadeia de restauração florestal no Vale do Paraíba do Sul
Equipe da SerrAcima responsável pela realização do evento Restaura Vale 2023.
Equipe da SerrAcima responsável pela realização do evento Restaura Vale 2023.
Recebemos 123 pessoas envolvidas na elaboração do Plano de Ação do Plano Diretor de Restauração Florestal do Rio Paraíba do Sul.
Auditório com mais de 150 pessoas envolvidas na elaboração do Plano de Ação do Plano Diretor de Restauração Florestal do Rio Paraíba do Sul.

O post Restaura Vale 2023: Avanços na Restauração Florestal da Bacia do Rio Paraíba do Sul apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Abertura Termo de Referência 01/2023 https://www.serracima.org.br/abertura-termo-de-referencia-01-2023/ Mon, 25 Sep 2023 20:37:26 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=4231 A SerrAcima está orgulhosamente anunciando a abertura do Termo de Referência 01/2023, visando à contratação de serviços de terceiros para a implantação e manutenção de oito projetos executivos de restauração florestal no município de Cunha, especialmente na região da Bacia do Jacuí. Além disso, esta contratação também abrange a realização de atividades de educação ambiental. […]

O post Abertura Termo de Referência 01/2023 apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

A SerrAcima está orgulhosamente anunciando a abertura do Termo de Referência 01/2023, visando à contratação de serviços de terceiros para a implantação e manutenção de oito projetos executivos de restauração florestal no município de Cunha, especialmente na região da Bacia do Jacuí. Além disso, esta contratação também abrange a realização de atividades de educação ambiental. Este edital é referente ao contrato FEHIDRO 186/2023, em referência ao empreendimento 2022-PS_COB-163.

Comprometida com a restauração da mata nativa, a SerrAcima tem como objetivo aumentar a extensão de hectares em processo de restauração, ao mesmo tempo em que busca promover um diálogo mais amplo e consciente com a comunidade de Cunha sobre a relevância da restauração florestal e como ela pode ser efetivamente realizada.

Para obter informações detalhadas sobre este Termo de Referência e participar deste importante projeto, convidamos todos interessados a acessar o documento completo para esclarecimentos adicionais. A SerrAcima acredita que a restauração florestal é fundamental para a preservação do nosso ambiente e está empenhada em fazer a diferença junto à comunidade local. Junte-se a nós nessa causa essencial para o nosso planeta.

O post Abertura Termo de Referência 01/2023 apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A 11ª Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudasde Cunha reúne centenas de agricultores e visitantes https://www.serracima.org.br/a-11a-feira-de-trocas-de-sementes-crioulas-e-mudasde-cunha-reune-centenas-de-agricultores-e-visitantes/ Mon, 24 Apr 2023 20:34:03 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3651 Dia da Terra, 22 de abril, é celebrado durante os eventos do 21º Festival do Pinhão   Este sábado 22 de abril coincidiu com a celebração mundial do Dia da Terra.Em Cunha, SP, os que trabalham diretamente com a Terra – como agricultores que geram alimentos eambientalistas que protegem o planeta – tiveram uma abordagem […]

O post A 11ª Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas<br>de Cunha reúne centenas de agricultores e visitantes apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Dia da Terra, 22 de abril, é celebrado durante os eventos do 21º Festival do Pinhão

 

Este sábado 22 de abril coincidiu com a celebração mundial do Dia da Terra.
Em Cunha, SP, os que trabalham diretamente com a Terra – como agricultores que geram alimentos e
ambientalistas que protegem o planeta – tiveram uma abordagem prática e metódica: sublinhar a
importância da semente, símbolo da vida. O evento promoveu a conservação, o uso e a distribuição de
sementes crioulas para que a população local tenha uma alimentação mais saudável.

A 11ª Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas foi realizada com sucesso em Cunha, reunindo cerca de
500 participantes que se deslocaram de 31 bairros vizinhos e 33 municípios da região para permutar
sementes, grãos, hortaliças, mudas, estacas e tubérculos. Técnicos do evento identificaram que 153
variedades de espécies agrícolas, florestais e adubadeiras foram expostas sobre os longos e multicoloridos
tecidos chita que adornavam a calçada em frente à Igreja Matriz da cidade.

A espécie que mais luziu no encontro foi o pinhão, produto do pinheiro-brasileiro, a Araucaria angustifolia.
Sementes, mudas e pinhas inteiras foram objeto de trocas animadas entre agricultores tradicionais e os
chamados novo-rurais, que recentemente trocaram suas moradas urbanas por uma vida mais saudável no
campo.

Alguns pinhões também brilharam no palco, resultado do concurso organizado pela Feira. A agricultora
Lucimeire Alves de Toledo ganhou o Primeiro Lugar da competição “Maior Pinhão de Cunha” ao trazer do
bairro Vargem Grande uma semente que pesou 16 gramas e recebeu troféu e prêmio em dinheiro. O segundo
maior pinhão, com 15 gramas, veio da propriedade de Ana Paula Barros Moura no bairro do Paraibuna, e o
terceiro, com 14 gramas, chegou pelas mãos de João Marcos Monteiro do bairro Sertão de Santa Bárbara.

O evento também foi rico em palestras, oficinas e trocas de informações realizadas em três locais diferentes.
Nesse ano, como a Feira de Troca de Sementes foi realizada dentro do contexto do 21º Festival do Pinhão de
Cunha, grande parte das apresentações enfocaram o pinhão. Os temas escolhidos foram os valores
econômicos, culturais, ambientais e nutricionais da semente da araucária, assim como os saberes culinários
que usam o pinhão em receitas de bolos, pães e sopas locais.

No Vale do Paraíba, Cunha foi a pioneira na criação dos encontros de trocas: sua primeira feira de sementes
ocorreu em 2010. “Neste ano, o objetivo foi promover o incentivo do plantio da araucária e reafirmar os
valores dessa espécie icônica para a comunidade local. Também proporcionamos um importante espaço para
a troca de sementes, após a colheita de verão”, disse Jessica Marques, presidente da organização
socioambiental SerrAcima. “Nosso objetivo foi atingido, pois coletores e guardiões de sementes puderam se
reunir para celebrar a diversidade. Participar dessa feira foi a melhor forma de celebrar o Dia da Terra e a
safra do Pinhão!”.

O evento foi promovido pela organização SerrAcima, em parceria com organizações locais como APAC,
BioCunha, AMPRASP, CATI, Parque Estadual da Serra do Mar, Pastoral da Ecologia, Instituto de Pesquisas
Ambientais de SP e Ecomunidade Bem Viver, além do apoio da Prefeitura Municipal de Cunha e da Câmara
de Vereadores do município.

Contato para entrevistas:
Silvana Braga (12) 99743-3949
Aline Caltabiano (12) 99707-6543

Texto e contato para fotografias:
Haroldo Castro (21) 99777-3399

O post A 11ª Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas<br>de Cunha reúne centenas de agricultores e visitantes apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão https://www.serracima.org.br/inscricoes-para-a-xi-feira-de-troca-de-sementes-crioulas-edicao-festival-do-pinhao/ Tue, 04 Apr 2023 14:05:00 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3626 Celebração em 22 de abril acontece durante o 21º Festival do Pinhão de Cunha A Praça da Matriz de Cunha irá se encher de cores e de vida no sábado 22 de abril de 2023, quando será celebrada a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas do município paulista. Cunha foi a pioneira, […]

O post Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Celebração em 22 de abril acontece durante o 21º Festival do Pinhão de Cunha

A Praça da Matriz de Cunha irá se encher de cores e de vida no sábado 22 de abril de 2023, quando será celebrada a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas do município paulista. Cunha foi a pioneira, no Vale do Paraíba, na criação dos encontros de trocas: sua primeira feira de sementes ocorreu em 2010.

Durante oito horas – das 8h às 16h – os organizadores prometem apresentar uma extensa variedade de atividades para cunhenses e visitantes, sejam urbanos ou rurais; adultos, jovens ou crianças. Pela manhã, os participantes serão recepcionados na Praça da Matriz e convidados para um café-da-manhã coletivo na Câmara de Vereadores. No encontro do ano passado, quando participaram mais de 500 pessoas ao longo do dia, o cardápio matutino oferecia, só de bolos, mais de 40 variedades.

Das 9h às 10h30, duas palestras na Câmara de Vereadores irão enfocar a importância do pinhão, uma espécie fundamental para a região. No mesmo período, serão apresentadas duas oficinas na Escola Estadual Casemiro da Rocha. Cozinheiras locais mostrarão usos criativos do pinhão na culinária da roça e, paralelamente, técnicos irão revelar os segredos da seleção e do armazenamento correto de sementes crioulas e florestais. Às 11h, os participantes se reunirão na Praça da Matriz para a palestra principal do evento, “Os Valores do Pinhão”. A tradicional permuta das sementes, mudas e estacas, considerada como a culminação do evento, acontecerá entre às 14h e 16h, ao lado da Igreja Matriz.

Neste ano, a 11ª edição da Feira de Troca de Sementes acontece dentro do contexto do 21º Festival do Pinhão de Cunha, que se realiza entre 14 de abril e 7 de maio durante quatro finais de semanas. Um assunto a ser debatido e analisado será o final do defeso do pinhão no Estado de São Paulo (Resolução SIMA 121/2022) – o qual, até 2022, proibia a comercialização da espécie antes de 15 de abril. 

“Agora que não temos mais o defeso da araucária no Estado de São Paulo, acreditamos que este é o momento ideal para ampliarmos as ações de educação ambiental sobre a conservação e usos da espécie”, diz Jessica Marques, presidente da organização socioambiental SerrAcima, fundada em 1999. “Assim, resolvemos que nossa Feira de Troca de Sementes deveria, neste ano, coincidir com o Festival do Pinhão para impulsionar as estratégias de proteção da araucária”.

“Participei de todas as dez feiras anteriores e me orgulho de trabalhar na organização de mais uma edição”, afirma Lucimeire Alves de Toledo, agricultora e presidente da Associação dos Agricultores Agroecológicos de Cunha (APAC). “Além da troca de sementes e mudas, nossa feira promove o intercâmbio de conhecimentos e de experiências, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos da região”.

O evento é promovido pela organização SerrAcima, em parceria com organizações locais como APAC, BioCunha, AMPRASP­, CATI, Parque Estadual da Serra do Mar, Pastoral da Ecologia, Instituto de Pesquisas Ambientais de SP e Ecomunidade Bem Viver, além do apoio essencial da Prefeitura Municipal de Cunha e da Câmara de Vereadores da estância climática.

Para se inscrever nas palestras, oficinas e cadastrar as espécies que pretende trocar, clique AQUI.

Contato para entrevistas: Aline Caltabiano (12) 99707-6543

 Contato para fotografias: Haroldo Castro (21) 99777.3399 (WhatsApp)

O post Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Compre o livro Sabores e Saberes do Pinhão https://www.serracima.org.br/compre-o-livro-sabores-e-saberes-do-pinhao/ Sun, 26 Feb 2023 21:39:06 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3577 Por R$25,00* você contribui com nossos projetos socioambientais e recebe um exemplar do livro * frete não incluso Nos envie um whatsapp informando o endereço para entrega, em seguida faça o PIX pelo QRCode ou pela nossa chave 03.494.540/0001/67 Nosso livro Sabores e Saberes do Pinhão é resultado de uma série de encontros do grupo agroecológico […]

O post Compre o livro Sabores e Saberes do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Por R$25,00* você contribui com nossos projetos socioambientais e recebe um exemplar do livro

* frete não incluso

Nos envie um whatsapp informando o endereço para entrega, em seguida faça o PIX pelo QRCode ou pela nossa chave 03.494.540/0001/67

Nosso livro Sabores e Saberes do Pinhão é resultado de uma série de encontros do grupo agroecológico formado por mulheres de diversos bairros de Cunha e promovidos pela SerrAcima desde 2008.

À época, o projeto compunha a agenda Projeto Locais Sustentáveis. Foram 8 oficinas de experimentações culinárias e rodas de conversa sobre as vivências femininas relacionadas a essa cadeia produtiva.  Daí foi viabilizada a primeira edição do livro Saberes e Sabores do Pinhão – Histórias e receitas colhidas e aprovadas por mulheres de Cunha/SP. O lançamento integrou a abertura da Festa do Pinhão de 2009, evento que ocorre anualmente.

Dez anos mais tarde, em 2019, diversas participantes do grupo manifestaram interesse na realização de uma nova edição. Então organizamos novamente uma rodada de encontros, e acrescentamos a temática da alimentação ecológica, com Daniela Hispagnol, e a temática da ergonomia aplicada ao extrativismo, com Marinês Calori. As oficinas Agroecologia e Corpo, voltadas para a revisão dos movimentos e práticas relacionadas ao trabalho no campo que podem provocar lesões, foram retomadas em um curso oferecido pelo SESC São José dos Campos, no âmbito do Projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo.

A atualização do caderno foi concluída, mas o lançamento da segunda edição, que ocorreria durante a 19ª Festa do Pinhão, foi suspenso em função da pandemia de COVID-19. Para enfrentar as dificuldades geradas por essa situação, realizamos uma vaquinha online e pudemos viabilizar ao menos a impressão dos exemplares.

Nosso livro é exemplo de uma sólida parceria com os entes locais, em especial a Associação dos Moradores e Produtores Rurais dos Bairros Sítio, Paraibuna, Rodeio e Rio Abaixo – AMPRASP.

Com ele você terá acesso às histórias e receitas do pinhão, esse produto agroflorestal obtido pelo manejo sustentável da Araucária no nosso território. Bom proveito!

O post Compre o livro Sabores e Saberes do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Curso de Processamento de Hortaliças para o PNAE https://www.serracima.org.br/curso-de-processamento-de-hortalicas-para-o-pnae/ Tue, 03 Jan 2023 16:05:45 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3145 Fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Cunha, SerrAcima e Casa de Agricultura, em 18 de novembro de 2022 finalizamos o curso de processamento de hortaliças. O treinamento proporcionou a obtenção de certificado, emitido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. Esta certificação permitirá que os produtores atendam às normas de […]

O post Curso de Processamento de Hortaliças para o PNAE apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Cunha, SerrAcima e Casa de Agricultura, em 18 de novembro de 2022 finalizamos o curso de processamento de hortaliças. O treinamento proporcionou a obtenção de certificado, emitido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. Esta certificação permitirá que os produtores atendam às normas de processamento de hortaliças e alimentos de origem vegetal, e portanto a comercialialização desses produtos de maneira regularizada.

Participaram 16 agricultores familiares do município de Cunha, sendo a maioria deles fornecedores de alimentos para a merenda escolar, via PNAE. Eles aprenderam procedimentos operacionais padrão (POP) de higiene pessoal e da cozinha, noções de microbiologia e também como processar pinhão, milho e couve-folha. O curso foi realizado na cozinha industrial localizada na SerrAcima, e, além de certificar os participantes, também resolveu questões regulamentares para que essa cozinha seja utilizada para o processamento de alimentos.

Essa parceria visa fortalecer a um só tempo os agricultores familiares e a merenda escolar, diminuindo o trabalho para as merendeiras e aumentando a diversidade de alimentos consumidos pelos estudantes da rede pública de ensino.

O post Curso de Processamento de Hortaliças para o PNAE apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Visita técnica WWF Brasil https://www.serracima.org.br/visita-tecnica-wwf-brasil/ Tue, 03 Jan 2023 15:58:07 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3136 No começo de junho de 2022 recebemos o Daniel e a Taruhim, da WWF Brasil, para dialogar sobre o andamento do projeto Mata que Cria Água, que estamos implantando há um ano em parceria com eles. Neste período iniciamos o processo de restauração de 14ha junto de 13 proprietários aqui no município, os números nos […]

O post Visita técnica WWF Brasil apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
No começo de junho de 2022 recebemos o Daniel e a Taruhim, da WWF Brasil, para dialogar sobre o andamento do projeto Mata que Cria Água, que estamos implantando há um ano em parceria com eles. Neste período iniciamos o processo de restauração de 14ha junto de 13 proprietários aqui no município, os números nos orgulham:

Plantamos 3.665 mudas e 431kg de sementes; protegemos 10 nascentes e diversas áreas de preservação permanente de cursos d’água e empregamos 30 trabalhadores!

Ainda, celebramos o compromisso em manter uma segunda fase de implementação da restauração, onde focaremos no monitoramento das técnicas adotadas e faremos a prospecção de mais áreas, a fim de ganhar escala na implantação e na busca por coinvestimento!

O post Visita técnica WWF Brasil apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Restaura Vale do Paraíba https://www.serracima.org.br/restaura-vale-do-paraiba/ Tue, 03 Jan 2023 15:43:40 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3129 Desde maio nós integramos a elaboração do Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba. Como estratégia para levantamento de dados, articulação de saberes, fortalecimento institucional e construção de redes, foi realizado o evento Restaura Vale do Paraíba, no município de Cruzeiro. Nossos técnicos e técnicas somaram-se a outros da região, e durante os […]

O post Restaura Vale do Paraíba apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Desde maio nós integramos a elaboração do Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba. Como estratégia para levantamento de dados, articulação de saberes, fortalecimento institucional e construção de redes, foi realizado o evento Restaura Vale do Paraíba, no município de Cruzeiro. Nossos técnicos e técnicas somaram-se a outros da região, e durante os dois dias de evento visitaram projetos de restauração e participaram de diálogos construtivos sobre o desafio de realizar a restauração da nossa Bacia Hidrográfica. Voltamos para Cunha mais fortes e mais conectados para continuar contribuindo com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade

O post Restaura Vale do Paraíba apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>