Compre o livro Sabores e Saberes do Pinhão

Por R$25,00* você contribui com nossos projetos socioambientais e recebe um exemplar do livro

* frete não incluso

Nos envie um whatsapp informando o endereço para entrega, em seguida faça o PIX pelo QRCode ou pela nossa chave 03.494.540/0001/67

Nosso livro Sabores e Saberes do Pinhão é resultado de uma série de encontros do grupo agroecológico formado por mulheres de diversos bairros de Cunha e promovidos pela SerrAcima desde 2008.

À época, o projeto compunha a agenda Projeto Locais Sustentáveis. Foram 8 oficinas de experimentações culinárias e rodas de conversa sobre as vivências femininas relacionadas a essa cadeia produtiva.  Daí foi viabilizada a primeira edição do livro Saberes e Sabores do Pinhão – Histórias e receitas colhidas e aprovadas por mulheres de Cunha/SP. O lançamento integrou a abertura da Festa do Pinhão de 2009, evento que ocorre anualmente.

Dez anos mais tarde, em 2019, diversas participantes do grupo manifestaram interesse na realização de uma nova edição. Então organizamos novamente uma rodada de encontros, e acrescentamos a temática da alimentação ecológica, com Daniela Hispagnol, e a temática da ergonomia aplicada ao extrativismo, com Marinês Calori. As oficinas Agroecologia e Corpo, voltadas para a revisão dos movimentos e práticas relacionadas ao trabalho no campo que podem provocar lesões, foram retomadas em um curso oferecido pelo SESC São José dos Campos, no âmbito do Projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo.

A atualização do caderno foi concluída, mas o lançamento da segunda edição, que ocorreria durante a 19ª Festa do Pinhão, foi suspenso em função da pandemia de COVID-19. Para enfrentar as dificuldades geradas por essa situação, realizamos uma vaquinha online e pudemos viabilizar ao menos a impressão dos exemplares.

Nosso livro é exemplo de uma sólida parceria com os entes locais, em especial a Associação dos Moradores e Produtores Rurais dos Bairros Sítio, Paraibuna, Rodeio e Rio Abaixo – AMPRASP.

Com ele você terá acesso às histórias e receitas do pinhão, esse produto agroflorestal obtido pelo manejo sustentável da Araucária no nosso território. Bom proveito!