Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão

Celebração em 22 de abril acontece durante o 21º Festival do Pinhão de Cunha

A Praça da Matriz de Cunha irá se encher de cores e de vida no sábado 22 de abril de 2023, quando será celebrada a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas do município paulista. Cunha foi a pioneira, no Vale do Paraíba, na criação dos encontros de trocas: sua primeira feira de sementes ocorreu em 2010.

Durante oito horas – das 8h às 16h – os organizadores prometem apresentar uma extensa variedade de atividades para cunhenses e visitantes, sejam urbanos ou rurais; adultos, jovens ou crianças. Pela manhã, os participantes serão recepcionados na Praça da Matriz e convidados para um café-da-manhã coletivo na Câmara de Vereadores. No encontro do ano passado, quando participaram mais de 500 pessoas ao longo do dia, o cardápio matutino oferecia, só de bolos, mais de 40 variedades.

Das 9h às 10h30, duas palestras na Câmara de Vereadores irão enfocar a importância do pinhão, uma espécie fundamental para a região. No mesmo período, serão apresentadas duas oficinas na Escola Estadual Casemiro da Rocha. Cozinheiras locais mostrarão usos criativos do pinhão na culinária da roça e, paralelamente, técnicos irão revelar os segredos da seleção e do armazenamento correto de sementes crioulas e florestais. Às 11h, os participantes se reunirão na Praça da Matriz para a palestra principal do evento, “Os Valores do Pinhão”. A tradicional permuta das sementes, mudas e estacas, considerada como a culminação do evento, acontecerá entre às 14h e 16h, ao lado da Igreja Matriz.

Neste ano, a 11ª edição da Feira de Troca de Sementes acontece dentro do contexto do 21º Festival do Pinhão de Cunha, que se realiza entre 14 de abril e 7 de maio durante quatro finais de semanas. Um assunto a ser debatido e analisado será o final do defeso do pinhão no Estado de São Paulo (Resolução SIMA 121/2022) – o qual, até 2022, proibia a comercialização da espécie antes de 15 de abril. 

“Agora que não temos mais o defeso da araucária no Estado de São Paulo, acreditamos que este é o momento ideal para ampliarmos as ações de educação ambiental sobre a conservação e usos da espécie”, diz Jessica Marques, presidente da organização socioambiental SerrAcima, fundada em 1999. “Assim, resolvemos que nossa Feira de Troca de Sementes deveria, neste ano, coincidir com o Festival do Pinhão para impulsionar as estratégias de proteção da araucária”.

“Participei de todas as dez feiras anteriores e me orgulho de trabalhar na organização de mais uma edição”, afirma Lucimeire Alves de Toledo, agricultora e presidente da Associação dos Agricultores Agroecológicos de Cunha (APAC). “Além da troca de sementes e mudas, nossa feira promove o intercâmbio de conhecimentos e de experiências, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos da região”.

O evento é promovido pela organização SerrAcima, em parceria com organizações locais como APAC, BioCunha, AMPRASP­, CATI, Parque Estadual da Serra do Mar, Pastoral da Ecologia, Instituto de Pesquisas Ambientais de SP e Ecomunidade Bem Viver, além do apoio essencial da Prefeitura Municipal de Cunha e da Câmara de Vereadores da estância climática.

Para se inscrever nas palestras, oficinas e cadastrar as espécies que pretende trocar, clique AQUI.

Contato para entrevistas: Aline Caltabiano (12) 99707-6543

 Contato para fotografias: Haroldo Castro (21) 99777.3399 (WhatsApp)