Curso de Processamento de Hortaliças para o PNAE

Fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Cunha, SerrAcima e Casa de Agricultura, em 18 de novembro de 2022 finalizamos o curso de processamento de hortaliças. O treinamento proporcionou a obtenção de certificado, emitido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. Esta certificação permitirá que os produtores atendam às normas de processamento de hortaliças e alimentos de origem vegetal, e portanto a comercialialização desses produtos de maneira regularizada.

Participaram 16 agricultores familiares do município de Cunha, sendo a maioria deles fornecedores de alimentos para a merenda escolar, via PNAE. Eles aprenderam procedimentos operacionais padrão (POP) de higiene pessoal e da cozinha, noções de microbiologia e também como processar pinhão, milho e couve-folha. O curso foi realizado na cozinha industrial localizada na SerrAcima, e, além de certificar os participantes, também resolveu questões regulamentares para que essa cozinha seja utilizada para o processamento de alimentos.

Essa parceria visa fortalecer a um só tempo os agricultores familiares e a merenda escolar, diminuindo o trabalho para as merendeiras e aumentando a diversidade de alimentos consumidos pelos estudantes da rede pública de ensino.