Restaura Vale 2023: Avanços na Restauração Florestal da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Cunha, 19 de dezembro de 2023

Nos dias 13 e 14 de dezembro, Guaratinguetá foi palco do evento “Restaura Vale do Paraíba 2023”, um marco na mobilização pela restauração florestal das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.
Reunindo mais de 123 profissionais e voluntários comprometidos com a causa, o evento contou com a participação de restauradores, viveiristas, coletores de sementes, ONGs, proprietários rurais e representantes governamentais em diferentes esferas.
O foco central do evento foi a validação do Plano de Ação do Plano Diretor de Restauração Florestal do Rio Paraíba do Sul. Este plano delineia metas e ações para os próximos 12 anos, estabelecendo as bases para uma ampla colaboração entre os atores da restauração do Vale do Paraíba.

Representando 63 organizações distintas, os participantes contribuíram na definição de ações que orientarão o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul na implementação de estratégias de restauração florestal, fortalecendo as capacidades locais e regionais diante dos desafios das mudanças climáticas e da insegurança hídrica.
O evento foi conduzido pela SerrAcima, em colaboração com a Iniciativa Verde, em resposta à demanda da Câmara Técnica de Restauração Florestal do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.

Para mais informações, entre em contato com:

Silvana Braga – SerrAcima
Telefone: 12 99259-0343
serracima@serracima.org.br

Restaura Vale 2023, cerca de 123 pessoas de 63 organizações foram envolvidas na elaboração do Plano de Ação do Plano Diretor de Restauração do Vale do Paraíba.
Jessica Marques, Presidente da SerrAcima (organizadora do evento e responsável pela elaboração do Plano de Ação), Roberto Rezende, Presidente da Iniciativa Verde (tomadora de recursos para a realização do evento e elaboração do Plano) e Olivia Mendes, Coordenadora da Câmara Técnica do Comitê de Bacia (responsável pela demanda da elaboração e execução do Plano Diretor de restauração florestal) e demais representantes de entidades socioambientais do Brasil.
Jessica Marques, Presidente da SerrAcima (organizadora do evento e responsável pela elaboração do Plano de Ação), Roberto Rezende, Presidente da Iniciativa Verde (tomadora de recursos para a realização do evento e elaboração do Plano) e Olivia Mendes, Coordenadora da Câmara Técnica do Comitê de Bacia (responsável pela demanda da elaboração e execução do Plano Diretor de restauração florestal) e demais representantes de entidades socioambientais.
Dinâmica de reconhecimento dos atores envolvidos na cadeia de restauração florestal no Vale do Paraíba do Sul.
Dinâmica de reconhecimento dos atores envolvidos na cadeia de restauração florestal no Vale do Paraíba do Sul
Equipe da SerrAcima responsável pela realização do evento Restaura Vale 2023.
Equipe da SerrAcima responsável pela realização do evento Restaura Vale 2023.
Recebemos 123 pessoas envolvidas na elaboração do Plano de Ação do Plano Diretor de Restauração Florestal do Rio Paraíba do Sul.
Auditório com mais de 150 pessoas envolvidas na elaboração do Plano de Ação do Plano Diretor de Restauração Florestal do Rio Paraíba do Sul.