Arquivo de Sementes Crioulas - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/sementes-crioulas/ Associação de Cultura e Educação Ambiental Mon, 24 Apr 2023 21:04:20 +0000 pt-BR hourly 1 https://www.serracima.org.br/wp-content/uploads/cropped-favico-32x32.png Arquivo de Sementes Crioulas - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/sementes-crioulas/ 32 32 A 11ª Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudasde Cunha reúne centenas de agricultores e visitantes https://www.serracima.org.br/a-11a-feira-de-trocas-de-sementes-crioulas-e-mudasde-cunha-reune-centenas-de-agricultores-e-visitantes/ Mon, 24 Apr 2023 20:34:03 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3651 Dia da Terra, 22 de abril, é celebrado durante os eventos do 21º Festival do Pinhão   Este sábado 22 de abril coincidiu com a celebração mundial do Dia da Terra.Em Cunha, SP, os que trabalham diretamente com a Terra – como agricultores que geram alimentos eambientalistas que protegem o planeta – tiveram uma abordagem […]

O post A 11ª Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas<br>de Cunha reúne centenas de agricultores e visitantes apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Dia da Terra, 22 de abril, é celebrado durante os eventos do 21º Festival do Pinhão

 

Este sábado 22 de abril coincidiu com a celebração mundial do Dia da Terra.
Em Cunha, SP, os que trabalham diretamente com a Terra – como agricultores que geram alimentos e
ambientalistas que protegem o planeta – tiveram uma abordagem prática e metódica: sublinhar a
importância da semente, símbolo da vida. O evento promoveu a conservação, o uso e a distribuição de
sementes crioulas para que a população local tenha uma alimentação mais saudável.

A 11ª Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas foi realizada com sucesso em Cunha, reunindo cerca de
500 participantes que se deslocaram de 31 bairros vizinhos e 33 municípios da região para permutar
sementes, grãos, hortaliças, mudas, estacas e tubérculos. Técnicos do evento identificaram que 153
variedades de espécies agrícolas, florestais e adubadeiras foram expostas sobre os longos e multicoloridos
tecidos chita que adornavam a calçada em frente à Igreja Matriz da cidade.

A espécie que mais luziu no encontro foi o pinhão, produto do pinheiro-brasileiro, a Araucaria angustifolia.
Sementes, mudas e pinhas inteiras foram objeto de trocas animadas entre agricultores tradicionais e os
chamados novo-rurais, que recentemente trocaram suas moradas urbanas por uma vida mais saudável no
campo.

Alguns pinhões também brilharam no palco, resultado do concurso organizado pela Feira. A agricultora
Lucimeire Alves de Toledo ganhou o Primeiro Lugar da competição “Maior Pinhão de Cunha” ao trazer do
bairro Vargem Grande uma semente que pesou 16 gramas e recebeu troféu e prêmio em dinheiro. O segundo
maior pinhão, com 15 gramas, veio da propriedade de Ana Paula Barros Moura no bairro do Paraibuna, e o
terceiro, com 14 gramas, chegou pelas mãos de João Marcos Monteiro do bairro Sertão de Santa Bárbara.

O evento também foi rico em palestras, oficinas e trocas de informações realizadas em três locais diferentes.
Nesse ano, como a Feira de Troca de Sementes foi realizada dentro do contexto do 21º Festival do Pinhão de
Cunha, grande parte das apresentações enfocaram o pinhão. Os temas escolhidos foram os valores
econômicos, culturais, ambientais e nutricionais da semente da araucária, assim como os saberes culinários
que usam o pinhão em receitas de bolos, pães e sopas locais.

No Vale do Paraíba, Cunha foi a pioneira na criação dos encontros de trocas: sua primeira feira de sementes
ocorreu em 2010. “Neste ano, o objetivo foi promover o incentivo do plantio da araucária e reafirmar os
valores dessa espécie icônica para a comunidade local. Também proporcionamos um importante espaço para
a troca de sementes, após a colheita de verão”, disse Jessica Marques, presidente da organização
socioambiental SerrAcima. “Nosso objetivo foi atingido, pois coletores e guardiões de sementes puderam se
reunir para celebrar a diversidade. Participar dessa feira foi a melhor forma de celebrar o Dia da Terra e a
safra do Pinhão!”.

O evento foi promovido pela organização SerrAcima, em parceria com organizações locais como APAC,
BioCunha, AMPRASP, CATI, Parque Estadual da Serra do Mar, Pastoral da Ecologia, Instituto de Pesquisas
Ambientais de SP e Ecomunidade Bem Viver, além do apoio da Prefeitura Municipal de Cunha e da Câmara
de Vereadores do município.

Contato para entrevistas:
Silvana Braga (12) 99743-3949
Aline Caltabiano (12) 99707-6543

Texto e contato para fotografias:
Haroldo Castro (21) 99777-3399

O post A 11ª Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas<br>de Cunha reúne centenas de agricultores e visitantes apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão https://www.serracima.org.br/inscricoes-para-a-xi-feira-de-troca-de-sementes-crioulas-edicao-festival-do-pinhao/ Tue, 04 Apr 2023 14:05:00 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3626 Celebração em 22 de abril acontece durante o 21º Festival do Pinhão de Cunha A Praça da Matriz de Cunha irá se encher de cores e de vida no sábado 22 de abril de 2023, quando será celebrada a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas do município paulista. Cunha foi a pioneira, […]

O post Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Celebração em 22 de abril acontece durante o 21º Festival do Pinhão de Cunha

A Praça da Matriz de Cunha irá se encher de cores e de vida no sábado 22 de abril de 2023, quando será celebrada a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas do município paulista. Cunha foi a pioneira, no Vale do Paraíba, na criação dos encontros de trocas: sua primeira feira de sementes ocorreu em 2010.

Durante oito horas – das 8h às 16h – os organizadores prometem apresentar uma extensa variedade de atividades para cunhenses e visitantes, sejam urbanos ou rurais; adultos, jovens ou crianças. Pela manhã, os participantes serão recepcionados na Praça da Matriz e convidados para um café-da-manhã coletivo na Câmara de Vereadores. No encontro do ano passado, quando participaram mais de 500 pessoas ao longo do dia, o cardápio matutino oferecia, só de bolos, mais de 40 variedades.

Das 9h às 10h30, duas palestras na Câmara de Vereadores irão enfocar a importância do pinhão, uma espécie fundamental para a região. No mesmo período, serão apresentadas duas oficinas na Escola Estadual Casemiro da Rocha. Cozinheiras locais mostrarão usos criativos do pinhão na culinária da roça e, paralelamente, técnicos irão revelar os segredos da seleção e do armazenamento correto de sementes crioulas e florestais. Às 11h, os participantes se reunirão na Praça da Matriz para a palestra principal do evento, “Os Valores do Pinhão”. A tradicional permuta das sementes, mudas e estacas, considerada como a culminação do evento, acontecerá entre às 14h e 16h, ao lado da Igreja Matriz.

Neste ano, a 11ª edição da Feira de Troca de Sementes acontece dentro do contexto do 21º Festival do Pinhão de Cunha, que se realiza entre 14 de abril e 7 de maio durante quatro finais de semanas. Um assunto a ser debatido e analisado será o final do defeso do pinhão no Estado de São Paulo (Resolução SIMA 121/2022) – o qual, até 2022, proibia a comercialização da espécie antes de 15 de abril. 

“Agora que não temos mais o defeso da araucária no Estado de São Paulo, acreditamos que este é o momento ideal para ampliarmos as ações de educação ambiental sobre a conservação e usos da espécie”, diz Jessica Marques, presidente da organização socioambiental SerrAcima, fundada em 1999. “Assim, resolvemos que nossa Feira de Troca de Sementes deveria, neste ano, coincidir com o Festival do Pinhão para impulsionar as estratégias de proteção da araucária”.

“Participei de todas as dez feiras anteriores e me orgulho de trabalhar na organização de mais uma edição”, afirma Lucimeire Alves de Toledo, agricultora e presidente da Associação dos Agricultores Agroecológicos de Cunha (APAC). “Além da troca de sementes e mudas, nossa feira promove o intercâmbio de conhecimentos e de experiências, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos da região”.

O evento é promovido pela organização SerrAcima, em parceria com organizações locais como APAC, BioCunha, AMPRASP­, CATI, Parque Estadual da Serra do Mar, Pastoral da Ecologia, Instituto de Pesquisas Ambientais de SP e Ecomunidade Bem Viver, além do apoio essencial da Prefeitura Municipal de Cunha e da Câmara de Vereadores da estância climática.

Para se inscrever nas palestras, oficinas e cadastrar as espécies que pretende trocar, clique AQUI.

Contato para entrevistas: Aline Caltabiano (12) 99707-6543

 Contato para fotografias: Haroldo Castro (21) 99777.3399 (WhatsApp)

O post Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas https://www.serracima.org.br/10a-feira-de-troca-de-sementes-crioulas/ Thu, 15 Sep 2022 13:22:15 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=2403 Feira de Troca de Sementes em Cunha reúne agricultores, técnicos, artistas e crianças Após intervalo de dois anos, evento pioneiro no Vale do Paraíba retorna com o tema “Sementes livres, povo saudável” Cunha, SP, 12/09/2022 – Cunha realizou nesse sábado 10 de setembro sua 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas Nativas. A Praça do […]

O post 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Feira de Troca de Sementes em Cunha reúne agricultores, técnicos, artistas e crianças

Após intervalo de dois anos, evento pioneiro no Vale do Paraíba retorna com o tema “Sementes livres, povo saudável”

Cunha, SP, 12/09/2022 – Cunha realizou nesse sábado 10 de setembro sua 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas Nativas. A Praça do Rosário, enfeitada com barracas multicoloridas, recebeu durante o dia mais de 400  pessoas representando cerca de 50 coletivos entre associações e grupos de agricultores que vieram de 20 municípios da região. Os presentes foram brindados com um farto café-da-manhã, exibindo as delícias produzidas na roça: só de bolos, havia 40 diferentes.

Quatro palestras realizadas por especialistas nas salas de aula da Escola Casemiro da Rocha, situada na própria Praça do Rosário, compartilharam conhecimentos valiosos sobre espécies crioulas, armazenamento de sementes, agroecologia, regularização de produtos de origem animal, agricultura urbana e o emblemático pinhão. A escola também abrigou crianças em atividades educativas, incluindo a “bomba de sementes”, uma técnica lúdica agroecológica com a finalidade de propagar a diversidade biológica.

No espaço central da praça e no elegante coreto, aconteceram várias manifestações artísticas, como danças circulares, shows de viola, duplas de música popular e aulas de pífano. Ao redor, além da venda semanal dos produtos orgânicos nas barracas da APAC, agricultores familiares e feirantes ofereciam mel, artesanato, peças de cerâmica, caldo de cana moída na hora e… uma dezena de bolos!

A culminação do evento, após o almoço, foi o tão esperado ritual de troca de produtos entre os participantes. Sobre longos tecidos de chita de cores fortes, foram expostos pilhas de sementes, crioulas e florestais, mudas em tubetes e até árvores nativas de dois metros. Só de variedades de milho, haviam 15 diferentes. As negociações foram na base da permuta, sem ninguém precisar abrir a carteira. E mesmo quem não tinha nada para trocar, saiu com as mãos cheias.

“Além da troca de sementes, a feira promoveu intercâmbios, articulações e aprendizagens, tudo com muita alegria. Cumprimos nosso papel de cidadãos ativos que trabalham para o desenvolvimento de noss a cidade e região”, disse Jessica Marques, diretora da SerrAcima, organização que inspirou a realização do evento. “As parcerias estão se fortalecendo e a feira vem pertencendo cada vez mais a um coletivo do que apenas a uma entidade”.

Por: Haroldo Castro, jornalista e fotógrafo.

O post 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Chamado para a 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas 10/2020 https://www.serracima.org.br/10a-feira-de-troca-de-sementes-crioulas-102020/ Thu, 22 Oct 2020 19:25:38 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=2221 Em ano de pandemia em que é necessário mantermos o isolamento social e os protocolos de segurança para controle da covid-19, decidimos marcar presença através do vídeo  CONSTRUINDO O ENCONTRO DE 2021, sobre a importância da coleção das sementes ancestrais cunhenses. Nossa intenção é reforçar o quanto são preciosas as sementes crioulas para a garantia da […]

O post Chamado para a 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas 10/2020 apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Em ano de pandemia em que é necessário mantermos o isolamento social e os protocolos de segurança para controle da covid-19, decidimos marcar presença através do vídeo  CONSTRUINDO O ENCONTRO DE 2021, sobre a importância da coleção das sementes ancestrais cunhenses.

Nossa intenção é reforçar o quanto são preciosas as sementes crioulas para a garantia da variedade das espécies dentro  da agricultura familiar.

Não poderemos nos reunir em nossa tradicional festa de Troca de Sementes – mas podemos colecionar nossas sementes para a comemoração e a festa que há de acontecer em 2021!! Vamos mapear as sementes através dos agricultores de Cunha.

Você gostaria de participar desse mapa das variedades conservadas em Cunha? Mande uma mensagem pra nós, por email (serracima@serracima.org.br).

O post Chamado para a 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas 10/2020 apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
IX FEIRA DE TROCAS DE SEMENTES https://www.serracima.org.br/ix-feira-de-trocas-de-sementes/ Fri, 18 Oct 2019 22:28:53 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1909 A IX Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas, organizada pela Serra Acima e seus parceiros, no dia 21 de setembro de 2019 na Praça do Rosário- Cunha-SP, foi um grande sucesso, com diversas espécies de sementes e mudas sendo trocadas e oficinas sobre a multiplicação de sementes de milho e feijão e silo […]

O post IX FEIRA DE TROCAS DE SEMENTES apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A IX Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas, organizada pela Serra Acima e seus parceiros, no dia 21 de setembro de 2019 na Praça do Rosário- Cunha-SP, foi um grande sucesso, com diversas espécies de sementes e mudas sendo trocadas e oficinas sobre a multiplicação de sementes de milho e feijão e silo de microrganismos, e também oficinas para as crianças, para passar a sabedoria aos pequenos e futuros guardiões de sementes, além de uma linda apresentação artística com dança e música sobre: As Catadoras de Pinhão.
Agradecemos todos os participantes e parceiros, por fazer acontecer mais um ano esse evento enriquecedor e multiplicar forças para que as tradições e a biodiversidade das sementes crioulas e mudas, nosso patrimônio da humanidade não sejam esquecidos!

DE GRÃO EM GRÃO A AGRICULTURA FAMILIAR RESISTE!

O post IX FEIRA DE TROCAS DE SEMENTES apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
VIII FEIRA DE TROCAS DE SEMENTES CRIOULAS E MUDAS DE CUNHA https://www.serracima.org.br/viii-feira-de-trocas-de-sementes-crioulas-e-mudas-de-cunha/ Tue, 28 Aug 2018 19:51:58 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1859 Está chegando a VIII FEIRA DE TROCAS DE SEMENTES CRIOULAS E MUDAS DE CUNHA! DATA: 23 de setembro de 2018, domingo, das 13:00 às 17:30 horas LOCAL: Centro Comunitário do Bairro Paiol A SerrAcima, em parceria com a Associação dos Produtores Agroecológicos de Cunha (APAC) e o Grupo de Agricultores Familiares Agroecológicos de Campos Novos […]

O post VIII FEIRA DE TROCAS DE SEMENTES CRIOULAS E MUDAS DE CUNHA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Está chegando a VIII FEIRA DE TROCAS DE SEMENTES CRIOULAS E MUDAS DE CUNHA!

DATA: 23 de setembro de 2018, domingo, das 13:00 às 17:30 horas
LOCAL: Centro Comunitário do Bairro Paiol

A SerrAcima, em parceria com a Associação dos Produtores Agroecológicos de Cunha (APAC) e o Grupo de Agricultores Familiares Agroecológicos de Campos Novos de Cunha, tem o prazer de convidar você e sua família para a oitava edição da nossa Feira de Trocas.
Mais uma vez, vamos renovar as amizades e parcerias, festejando e trocando nossas valiosas experiências, mudas e sementes!

Como chegar: a partir do centro de Cunha, pegar a estrada para Campos Novos e entrar à esquerda logo após o km. 14. A partir desse ponto, o caminho estará sinalizado.
Quem não conhece o caminho da roça também pode ir conosco em caravana. Vamos sair do Centro de Cunha às 12:30 horas. O ponto de encontro será em frente à Igreja do Rosário.

Lembretes importantes
Traga a lista das sementes e mudas que você vai trocar, indicando as espécies, as variedades e a quantidade. Essa informação é muito importante para que a gente possa valorizar o que temos na região.

Não esqueça sua caneca. Queremos evitar o uso de copos descartáveis.

PROGRAMAÇÃO
13:00 – 13:30: Acolhida
13:30 – 14:00: Mesa de Abertura: De semente em semente, a agricultura familiar resiste!
14:00 – 15:00: Troca de sementes crioulas e mudas
15:00 – 16:30: Apresentação de Congada de São Benedito do Município de Cunha
16:30 – 17:30: Encerramento com lanche na roça

Comissão Organizadora
CONTATO: (12) 3111-1417 / (12) 99783-7190 / (12) 98188- 0577

O post VIII FEIRA DE TROCAS DE SEMENTES CRIOULAS E MUDAS DE CUNHA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
VII Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha https://www.serracima.org.br/colaboradores/ Mon, 30 Oct 2017 00:39:48 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1330 VII Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha Essa linda festa só foi possível porque contou com a colaboração de muita gente: – A comunidade escolar da EE Paulo Virgínio foi bem representada por 73 estudantes do Ensino Médio participantes do Projeto de Agroecologia, professoras e professores, coordenação pedagógica e direção, merendeiras, […]

O post VII Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

VII Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha

Essa linda festa só foi possível porque contou com a colaboração de muita gente:
– A comunidade escolar da EE Paulo Virgínio foi bem representada por 73 estudantes do Ensino Médio participantes do Projeto de Agroecologia, professoras e professores, coordenação pedagógica e direção, merendeiras, Programa Escola da Família, Programa Sala de Leitura.

– O Núcleo do Vale do Paraíba e região Serrana da Associação Paulista de Saúde Pública compareceu com 4 professores e alunos da UNITAU e da UNIVAP que se encarregaram da roda de conversa sobre agroecologia e alimentação saudável.
– A Embrapa Agrobiologia de Seropédica garantiu sua presença com a Dra. Eliane Maria Ribeiro da Silva e da Dra. Ana Garofolo, oferecendo a palestra sobre Banco de Sementes e uma grande variedade de sementes crioulas para enriquecer o momento das trocas.
– As/Os integrantes da Feira do Agricultor Familiar de Cunha e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cunha fizeram contribuições essenciais com suas barracas e sementes.
– O Centro de Fomento e Cidadania Caminhos de Cunha e Ieltxu Martinez Ortueta trouxeram alegria, arte e ação para as crianças.
– O Fernando e o Gerwin – do Restaurante Drão, fizeram deliciosos bolinhos de PANCs para degustação.
– O engenheiro agrônomo Ismael Filho trouxe um modelo de biofossa, simulando o tratamento de água cinza para reuso, que despertou o interesse de todos os participantes.
As Prefeituras de Cunha, Lagoinha e Silveiras contribuíram no transporte dos participantes.

O post VII Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
VII FEIRA DE TROCA DE SEMENTES CRIOULAS E MUDAS https://www.serracima.org.br/vii-feira-de-troca-de-sementes/ Thu, 31 Aug 2017 22:07:52 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1241 2017 traz como tema de nossa feira “SOBERANIA ALIMENTAR, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: SEMEANDO PARA FUTURAS GERAÇÕES” e durante a feira teremos uma roda de conversa com a participação da Associação Paulista de Saúde Pública – Núcleo Vale do Paraíba para abordar as relações entre saúde e a qualidade dos alimentos que consumimos. Alimentação saudável: A alta […]

O post VII FEIRA DE TROCA DE SEMENTES CRIOULAS E MUDAS apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
2017 traz como tema de nossa feira “SOBERANIA ALIMENTAR, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: SEMEANDO PARA FUTURAS GERAÇÕES” e durante a feira teremos uma roda de conversa com a participação da Associação Paulista de Saúde Pública – Núcleo Vale do Paraíba para abordar as relações entre saúde e a qualidade dos alimentos que consumimos.

Alimentação saudável: A alta contaminação de alimentos por agrotóxicos (pelo quinto ano consecutivo o Brasil foi campeão mundial no uso de agrotóxicos, tendo consumido 7,2 kg per capita em 2014) e a redução na diversidade de alimentos ofertados são problemas extremamente graves, ambos impactando diretamente na soberania e segurança alimentar da população brasileira. Somam-se ainda os altos níveis de contaminação sofridos pelos agricultores e agricultoras no manejo de agrotóxicos.

agroecologia é uma proposta de intervenção humana no ambiente baseada no manejo ecológico dos agroecossistemas, viável economicamente e justa socialmente. Na contramão do agronegócio, que visa produtividade e lucro de curto prazo, qualquer custo, a agroecologia parte de diferentes experiências locais para a construção de sinergia da produção com a conservação dos recursos naturais, da biodiversidade, da cultura e da identidade locais. A agroecologia pensa a produção de alimentos em benefício da saúde tanto das famílias produtoras como dos consumidores.

As práticas agroecológicas estão inspiradas no funcionamento sistêmico da natureza (ciclagem de nutrientes, sucessão natural, produção de biomassa, controle natural de pragas etc.), entendendo que as unidades produtivas familiares funcionam como um sistema vivo e integrado, com o máximo de aproveitamento dos recursos naturais disponíveis nas propriedades das famílias e uso mínimo de recursos externos ao sistema.

A transição agroecológica é um processo que envolve um conjunto de mudanças gradativas no manejo da produção e do ambiente como um todo, que gera sua sustentabilidade e enriquecimento por meio da redução gradual – até a eliminação – da dependência de insumos químicos sintéticos como agrotóxicos e fertilizantes, de monoculturas, do uso de sementes e plantas geneticamente modificadas (transgênicos), entre outras práticas da agricultura convencional que degradam o solo e os recursos naturais. O emprego dessa visão integrada tem sido responsável pela permanência de muitas famílias em suas terras porque viabiliza renda, qualidade de vida e valorização das pessoas que vivem no meio rural, com atenção prioritária para grupos mais vulneráveis como mulheres e jovens.

Durante a mesa de abertura iremos celebrar o início da troca de sementes crioulas e mudas!

Sementes crioulas são as que foram mantidas e selecionadas por agricultoras e agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. Fruto deste trabalho milenar, as sementes crioulas são patrimônio da humanidade. Fazem parte da identidade cultural e da garantia da soberania e segurança alimentar dos povos, que devem ter assegurado o direito de cultivar e produzir as próprias sementes. Ao longo do tempo foram selecionadas e adaptadas aos ambientes locais, sendo mais resistentes e menos dependentes de insumos, contribuindo para a diversidade alimentar e a biodiversidade dos agroecossistemas. Elas guardam em si a riqueza natural das nossas terras e, por isto, devem ser preservadas e disseminadas. Os objetivos das feiras de trocas de sementes crioulas são principalmente: informar e conscientizar as pessoas sobre a importância destas sementes e garantir a sua preservação e propagação.

Após as trocas será oferecido entretenimento cultural com apresentação de grupos da região.

O post VII FEIRA DE TROCA DE SEMENTES CRIOULAS E MUDAS apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A riqueza das trocas na IV Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha e região https://www.serracima.org.br/a-riqueza-das-trocas-na-iv-feira-de-trocas-de-sementes-crioulas-e-mudas-de-cunha-e-regiao/ Thu, 27 Nov 2014 20:33:36 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1026 Dias 15 e 16 de novembro foram muito especiais para agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas, quilombolas, lideranças comunitários, indígenas, educadores, gestores públicos, pesquisadores, conselheiros, entidades de assessoria e a equipe da ONG SerrAcima. Com uma programação que incluía rodas de diálogos, visitas às roças dos agricultores e agricultoras familiares, oficinas e uma programação […]

O post A riqueza das trocas na IV Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha e região apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Dias 15 e 16 de novembro foram muito especiais para agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas, quilombolas, lideranças comunitários, indígenas, educadores, gestores públicos, pesquisadores, conselheiros, entidades de assessoria e a equipe da ONG SerrAcima. Com uma programação que incluía rodas de diálogos, visitas às roças dos agricultores e agricultoras familiares, oficinas e uma programação cultural que contou com a presença da Congada Cia de São Benedito – Sertão de Santa Barbara de Cunha, Luis Perequê, o Grupo Paranga e Noel Andrade, o Coral Kaaguy hovy do povo Guarani da Aldeia Araponga, Maracatu Palmeira Imperial e o Jongo do Campinho, foi apresentada a riqueza que as sementes são capazes de produzir no campo, na mesa e no palco.

Foto: Eduardo Di Napoli ©

Agenda cheia

Trocas e articulações deram o tom da IV Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha e região. Com o cortejo da Congada Cia de São Benedito – Sertão de Santa Barbara de Cunha, a abertura realizada pelo Grupo de Agricultores Familiares Agroecológicos de Cunha e SerrAcima no Centro Cultural Elias José Abdala, contou com as presenças de representantes da Fiocruz, Fórum de Comunidades Tradicionais Indígenas, Quilombolas e Caiçaras de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, ASPTA e a Secretaria Executiva da Articulação Nacional de Agroecologia, onde se debateu a importância, os avanços e desafios da diversidade de processos nos diferentes territórios e em nível nacional que envolvem a agroecologia. Sendo exaltada a importância de a feira trazer para o centro do debate a importância de valorizar, resgatar e multiplicar as sementes crioulas e o conhecimento e organização popular. Uma das idealizadoras e fundadoras da organização não-governamental SerrAcima, Dulce Maia, contou sobre a alegria de ver um “sonho ampliado” com a presença das 300 pessoas que se inscreveram para participar do evento.

Nas rodas de diálogos realizadas no sábado a tarde, foram apresentadas nove experiências que constroem e fortalecem territórios sustentáveis com base na agroecologia, soberania e segurança alimentar de diferentes origens. Para o assessor técnico da ASPTA – Agricultura Familiar e Agroecologia do Programa de Contestado, André Emílio Jantara, os encontros são fundamentais. Para André, cada intercâmbio, cada oficina “é onde está o nosso tesouro”, avaliou. E tesouros foram apresentados como a importância do papel de guardiões das sementes exercido pelas famílias ao longo do tempo e a preocupação com da manutenção de práticas de multiplicação e armazenamento destas sementes na garantia da biodiversidade e da vida. Questões como processos de certificação participativa, de transição dos sistemas produtivos para agroecologia, organização, comercialização, recursos genéticos, políticas públicas, soberania e segurança alimentar foram temas apresentados e debatidos.

A preocupação em oferecer a alimentação da “IV Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha e Região” a partir da produção e preparo de alimentos pelas famílias agricultoras foi outro diferencial. Tanto no “Café da Roça” que abriu os trabalhos das rodas de diálogos, como as comidinhas das barracas da programação cultural de sábado a noite e o lanche de domingo, foram produzidos pelas famílias agricultoras de Cunha e Ubatumirim e preparados por grupos de mulheres agricultoras das comunidades de Vargem Grande em Cunha. Pãezinhos de ervas, beterrabas, cenouras, pães de ló, bolos de fubá, bolos de pinhão, sucos de amora e juçara, compuseram a mesa oferecida aos participantes que descobriram os sabores da produção da agroecologia em todo o processo de feitura dos alimentos.

Foto: Eduardo Di Napoli ©

Na Praça da Matriz no sábado a noite, foram projetadas imagens captadas no trabalho desenvolvido com base na agroecologia na parceria entre famílias agricultoras de Cunha, Silveiras e Lagoinha e SerrAcima. Muitos agricultores como Jairo dos Santos, corriam risco de vida por utilizarem agrotóxicos por tantos anos em suas propriedades, e agora voltaram a ver a terra e a sua saúde recuperadas. Na festa de sábado a noite houve o lançamento da campanha “Preservar é Resistir” com a exibição do vídeo e as manifestações do Cacique Agostinho da Aldeia Araponga, do caiçara Robson Possidônio da praia de Trindade e da quilombola Laura Santos, integrantes do Fórum de Comunidades Tradicionais Indígenas, Quilombolas e Caiçaras de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba. Após a apresentação do coral guarani Kaaguy hovy, Luis Perequê, o violeiro Noel Andrade e o grupo Paranga cantaram as canções com cheiro de terra e chuva.

Agroecologia é vida
As visitas às propriedades das famílias agroecológicas de Cunha foi um momento muito importante da IV Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha e região. Nas primeiras horas de domingo, ônibus levaram os participantes para visitas a experiências agroecológicas de cinco famílias onde foram vistas na prática experiências diversas como a produção agroecológica de alimentos, organização da propriedade, sistemas agroflorestais, biofossas, pecuária agroecológica realizadas pelas famílias em parceria com SerrAcima. No campo era realizada a Oficina “Multiplicação e armazenamento de sementes crioulas” na propriedade da família de Rosana e Hailton Pereira, na cidade, três oficinas tratavam de “Hortaliças não convencionais”, “Homeopatia na Agroecologia” e “Mulheres e Agroecologia”, continuando assim o esforço dos organizadores em debater temas vitais e sutis para a Agroecologia.

Foto: Eduardo Di Napoli ©

Na tarde de domingo, o ponto alto do evento: a troca de sementes crioulas e mudas contou com mais de 100 espécies e variedades trocadas das diferentes localidades e grupos presentes e chegaram a circular cerca de 500 pessoas, aberta com a apresentação do trabalho das crianças que aconteceu ao longo das atividades, foi mais um momento de legitimar e fortalecer as experiências agroecológicas, de soberania e segurança alimentar da região e de partilhá-las com a sociedade. A tarde os tambores do Maracatu Palmeira Imperial de Paraty tomaram o espaço da Praça da Matriz. Fechando toda essa intensa programação o Jongo do Quilombo do Campinho da Independência cantou seus pontos e a dança trouxe o descanso e a tranquilidade para os participantes voltarem para suas comunidades. Para Luana Carvalho, coordenadora da ONG SerrAcima, a IV Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha e região foi um “importante momento de trocar saberes, experiências e fortalecer a construção coletiva. Ao longo de toda a construção da feira os diálogos estabelecidos fortaleceram as parcerias e experiências mobilizadas, mais um passo na articulação e fortalecimento da agroecologia e dos atores sociais envolvidos neste processo de construção. Oportunidade de sensibilizar novas famílias, valorizar e ampliar as experiências agroecológicas e de organização social na região, dando visibilidade a todo este trabalho tanto no campo como na cidade.”

Foto: Eduardo Di Napoli ©

Foto: Eduardo Di Napoli ©

Foto: Eduardo Di Napoli ©

 

Acompanhe no facebook: https://www.facebook.com/serracima

O post A riqueza das trocas na IV Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas de Cunha e região apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
IV Feira de Sementes Crioulas e Mudas – Cunha e região https://www.serracima.org.br/iv-feira-de-sementes-crioulas-e-mudas-cunha-e-regiao/ Wed, 05 Nov 2014 21:08:52 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1015 Programação *Sábado 15/11/14 • 14:00 às 16:00 – Abertura Congada Cia de São Benedito – Sertão de Santa Barbara/Mesa de Abertura. • 16h às 16:30h – Café da Roça. • 16:30 às 19h – Rodas de Diálogos: experiências de transição agroecológica, soberania e segurança alimentar. • 20 às 23h – Cultural (Gastronomia e artesanatos da […]

O post IV Feira de Sementes Crioulas e Mudas – Cunha e região apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
CONVITE

Programação

*Sábado 15/11/14

• 14:00 às 16:00 – Abertura Congada Cia de São Benedito – Sertão de Santa Barbara/Mesa de Abertura.
• 16h às 16:30h – Café da Roça.
• 16:30 às 19h – Rodas de Diálogos: experiências de transição agroecológica, soberania e segurança alimentar.
• 20 às 23h – Cultural
(Gastronomia e artesanatos da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, Exposição de Fotos – Lançamento da Campanha: Preservar é Resistir em defesa dos territórios tradicionais do Fórum de Comunidades Tradicionais, Projeção de filmes, manifestações culturais)
• Show de Luiz Perequê – “Assim na Serra como no Mar” com participação do Grupo Paranga e Noel Andrade

*Domingo 16/11/2014

• 7:30 às 12h – Visitas de Campo e Oficinas temáticas
– Oficinas:
* Mulheres e Agroecologia
* Hortaliças não convencionais
* Homeopatia na Agroecologia
* Multiplicação e armazenamento de sementes crioulas
– Visitas a experiências de transição agroecológica
• 14 às 18h – Troca de Sementes Crioulas e Mudas
Manifestações culturais (apresentação trabalho crianças, violeiros, maracatu e jongo) e palco aberto
* Durante as tardes haverá Ciranda com atividades com as crianças.

Traga suas sementes e mudas !

Curta no Facebook

O post IV Feira de Sementes Crioulas e Mudas – Cunha e região apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>