10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas

Feira de Troca de Sementes em Cunha reúne agricultores, técnicos, artistas e crianças

Após intervalo de dois anos, evento pioneiro no Vale do Paraíba retorna com o tema “Sementes livres, povo saudável”

Cunha, SP, 12/09/2022 – Cunha realizou nesse sábado 10 de setembro sua 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas Nativas. A Praça do Rosário, enfeitada com barracas multicoloridas, recebeu durante o dia mais de 400  pessoas representando cerca de 50 coletivos entre associações e grupos de agricultores que vieram de 20 municípios da região. Os presentes foram brindados com um farto café-da-manhã, exibindo as delícias produzidas na roça: só de bolos, havia 40 diferentes.

Quatro palestras realizadas por especialistas nas salas de aula da Escola Casemiro da Rocha, situada na própria Praça do Rosário, compartilharam conhecimentos valiosos sobre espécies crioulas, armazenamento de sementes, agroecologia, regularização de produtos de origem animal, agricultura urbana e o emblemático pinhão. A escola também abrigou crianças em atividades educativas, incluindo a “bomba de sementes”, uma técnica lúdica agroecológica com a finalidade de propagar a diversidade biológica.

No espaço central da praça e no elegante coreto, aconteceram várias manifestações artísticas, como danças circulares, shows de viola, duplas de música popular e aulas de pífano. Ao redor, além da venda semanal dos produtos orgânicos nas barracas da APAC, agricultores familiares e feirantes ofereciam mel, artesanato, peças de cerâmica, caldo de cana moída na hora e… uma dezena de bolos!

A culminação do evento, após o almoço, foi o tão esperado ritual de troca de produtos entre os participantes. Sobre longos tecidos de chita de cores fortes, foram expostos pilhas de sementes, crioulas e florestais, mudas em tubetes e até árvores nativas de dois metros. Só de variedades de milho, haviam 15 diferentes. As negociações foram na base da permuta, sem ninguém precisar abrir a carteira. E mesmo quem não tinha nada para trocar, saiu com as mãos cheias.

“Além da troca de sementes, a feira promoveu intercâmbios, articulações e aprendizagens, tudo com muita alegria. Cumprimos nosso papel de cidadãos ativos que trabalham para o desenvolvimento de noss a cidade e região”, disse Jessica Marques, diretora da SerrAcima, organização que inspirou a realização do evento. “As parcerias estão se fortalecendo e a feira vem pertencendo cada vez mais a um coletivo do que apenas a uma entidade”.

Por: Haroldo Castro, jornalista e fotógrafo.