II – A formação como estratégia para mudança 05: AS TROCAS DE EXPERIÊNCIA

O principal conteúdo de qualquer processo seja de formação, seja de organização, são as pessoas, sua experiência e conhecimento.  A efetividade da formação depende da eficiência da metodologia na interação desse conhecimento com novas informações. Dentre essas metodologias destaca-se a troca de experiência.

A Serra Acima realiza intercâmbios regionais e locais entre grupos de produção agroecológicas para troca de experiências.

Relato de intercâmbio 01:

Realizou-se um intercâmbio regional a duas unidades de produção de alimentos orgânicos: Sítio São Gonçalo e Sítio São João. O sítio São Gonçalo está localizado no Município de Guaratinguetá, pertence ao Sr. Luiz Fernando de Paula Rocha, engenheiro agrônomo, produtor e comerciante de hortaliças orgânicas, através da empresa “Arte Orgânica”. A unidade de produção é certificada pela “IMO Control”. O Sítio São João pertence ao Sr. Carlos Janela, que trabalha junto à família na produção e comercialização de hortaliças orgânicas. A unidade está localizada no município de Cunha-SP, é certificada pelo IBD e a produção é comercializada na cidade de São Paulo.

Os objetivos alcançados através das visitas:

  • Apresentar aos agricultores em processo de conversão para a agroecologia, atendidos pela Serra Acima, o processo de certificação por auditagem, das unidades de produção;
  • Qualificação dos agricultores familiares e da produção em processo de conversão para a agroecologia.
    • Mostrar o mercado de produtos orgânicos na região e no Brasil.

Através da visita técnica de intercâmbio o grupo de agricultores familiares em conversão para a Agroecologia em Cunha – SP, pode conhecer unidades de produção orgânica certificada e que já comercializam seus produtos através da entrega de sacolas (pedidos via Internet) e pequeno varejo em Guaratinguetá e São Paulo.