Pecuária Agroecológica

Pecuária Agroecologica, transformando pastos em flores.

Em 2014, a SerrAcima iniciou um trabalho de melhoria de pastagens, introduzindo o manejo segundo os princípios do sistema de Pastoreio Racional Voisin – PRV nas propriedades de famílias de produtores dos bairros do Vidro, Campos Novos e Vargem Grande do município de Cunha, SP.

O manejo PRV visa a recuperação do solo e do pasto por meio da divisão da área em parcelas e da introdução de sementes e mudas que diversificam a alimentação dos animais e incrementam a nutrição do solo, evitando-se o uso de concentrado no cocho.

Os resultados observados no campo incluem aumento da cobertura do solo e diminuição da erosão, maior oferta de pastagem, diminuição de formigas e retorno de minhocas, com o melhor aproveitamento das fezes depositadas pelos animais nos piquetes, além do estabelecimento da leguminosa de verão (calapogônio) no pasto degradado.

Vargem Grande – Sr. Jurandir mostra pasto enriquecido com leguminosas – 2018

É possível constatar, também, o incremento no bem-estar animal, pois há maior disponibilidade de alimento de qualidade, diminuição de parasitas, água e sombra disponíveis, animais mais tranquilos e saudáveis. Com a utilização de medicamentos homeopáticos e fitoterápicos na prevenção e tratamento das enfermidades do rebanho, são evitados resíduos no leite e no ambiente.

Planejamento para implantação de piquetes – UPF Benedito e Geralda, Bairro Paiol

“Com o manejo racional do rebanho, observamos o aumento da produção com menor custo, pois o animal se alimenta do pasto no ponto certo, onde há maior concentração de nutrientes” explica a médica veterinária, Síntia Barbosa Bastos, que acompanha o grupo dede o ano de 2014.

Atualmente, a SerrAcima executa um projeto, com o apoio da Inter American Foundation, por meio do qual nove famílias contam com assistência técnica para o manejo agroecológico da pecuária com vistas a contribuir para a saúde e a nutrição dos animais, diminuir custos de produção e aumentar a renda familiar. A farmácia homeopática foi ampliada e conta hoje 18 princípios ativos.  O grupo está se preparando para o próximo passo: a certificação do leite orgânico a fim de proporcionar garantia participativa da qualidade e ampliar os canais de comercialização.