Prospecção de áreas rurais em Cunha para restauração florestal

Proprietários rurais da Bacia do Jacuí e equipe da SerrAcima. Centro Comunitário do Bairro Paiol, março de 2022

A SerrAcima deu início a um trabalho de prospecção e cadastramento de proprietárias e proprietários rurais em Cunha que tenham interesse na restauração florestal em sua propriedade.

Essa iniciativa partiu da necessidade de identificar propriedades parceiras para submeter um projeto ao edital FEHIDRO 2022. Esse edital do Fundo Estadual de Recursos Hídricos proverá recursos financeiros e técnicos para ações de restauração florestal que favoreçam a produção e a qualidade das águas do Rio Paraíba do Sul.

A definição de áreas e beneficiários do projeto foi realizada entre janeiro e março de 2022. O Centro Comunitário do Bairro Paiol, na zona rural de Cunha-SP, acolheu uma roda de conversa entre proprietários de terras na Bacia do rio Jacuí. A maioria relatou querer cercar e restaurar áreas de nascentes, alguns relataram experiências de cercamento que levaram ao aumento da disponibilidade hídrica em curto período de tempo, além de crescimento espontâneo de árvores como aroeiras, cambará e alecrim do campo.

Dúvidas sobre legislação ambiental como as medidas de áreas para restauração obrigatória em Áreas de Proteção Permanente (APPs), foram esclarecidas pelos técnicos da SerrAcima, Leonardo Varallo e Aline Caltabiano.

Vale salientar a presença das mulheres como representantes das propriedades e defensoras das ações de restauração no território.

Com essa primeira rodada de prospecção e cadastramento de áreas para restauração já foram incluídas 9 propriedades com potencial de participação nesse 1o edital do Comitê de Bacia do Paraíba do Sul para o exercício 2022. As áreas que não atenderam os critérios para inclusão neste edital poderão ser foco de outros projetos.

A SerrAcima continua mantendo abertas as inscrições para visitas técnicas de prospecção de áreas para organizar um cadastro de proprietários interessados em ser parceiros de projetos futuros.

Para maiores informações, entre em contato por WhatsApp (12) 99259-0343 e e-mail (serracima@serracima.org.br).

Ou venha conhecer a sede da SerrAcima, na rua Jose Flamino Barbosa, 142. Parque Nova Cunha. O escritório fica aberto das 9 às 13 horas, de segunda a sexta feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *