Para a maioria das pessoas não é preciso falar da importância da presença dos animais nas unidades familiares de produção. Da mesma forma que outras atividades estratégicas para a sustentabilidade do campo foram abandonadas pela pressão da monocultura e especialização.
A Serra Acima busca resgatar e qualificar as criações animais através do Projeto “empreendimentos comunitários: criando ambientes para a geração de trabalho e renda no município de Cunha – SP”, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras.
Razões para a criação de animais:
a) Qualificação e ampliação do autoconsumo:
Carne, ovos, leite, manteiga, banha e outros … São produtos de alta qualidade nutricional, sem hormônios, e outros contaminantes. Em muitas situações podem ser coletados ou abatidos na hora de serem preparados, frescos.
b) Contribuição decisiva na renda da família:
Inicialmente porque não será necessário gastar para comprar. Mas muitas famílias têm nessas pequenas criações uma renda continuada e decisiva, com leite, ovos e outros. Mesmo a venda de um animal excedente significa uma entrada importante de recursos.
c) Segurança econômica do sistema de produção:
Normalmente as criações são menos afetadas que as lavouras por problemas de clima, como geadas, secas, chuvas intensas. Essa segurança é importante para a alimentação da família, mas também para a garantia de uma renda mínima.
d) Melhor aproveitamento das potencialidades da unidade de produção:
A integração de criações e lavouras ajuda a aproveitar os recursos naturais existentes, e integrar as atividades, por exemplo, as sobras de lavouras podem servir de alimento para os animais, parte da produção pode ser transformada em leite, carne, etc.
A criação de animais é parte importante na diversificação e contribui para a ampliação da biodiversidade do agroecossistema.