GADO À BASE DE PASTO NO SISTEMA DE PASTEJO ROTATIVO

construcao-piquetes-para-pastejo-rotativo

Na região de a criação de gado é uma atividade presente e importante, mas com baixa produção devido à degradação do solo e das pastagens. Diante disso a Serra Acima vem iniciando várias práticas de recuperação das pastagens e qualificação do manejo através do pastejo rotativo.

A criação a base de pasto tem aumentado a estabilidade e a renda, mantendo a sobrevivência na atividade mesmo em épocas de preço baixo. O sistema de pastejo racional rotativo é a forma mais eficiente de manejo dos pastos e dos animais, tanto nos aspectos da produção e produtividade, como nos aspectos relacionados à sanidade animal e conservação ambiental.

É um sistema de manejo intensivo, que possibilita um equilíbrio entre os elementos: solo-pastagem-gado. Consiste basicamente na subdivisão das áreas de pastagem em piquetes, onde os animais são manejados permanecendo de um a três dias em cada piquete, de forma que satisfaçam sua necessidade alimentar e saiam antes do rebrote do pasto.

A diversificação das forrageiras e muito importante para a nutrição adequada dos animais, para o equilíbrio do sistema e melhor desenvolvimento da pastagem.

O consórcio de leguminosas com gramíneas, tanto no verão como no inverno é uma condição fundamental, nos vários estágios de desenvolvimento das plantas.As leguminosas aumentam o nível de proteína do pasto, e também fornecem nitrogênio contribuindo no desenvolvimento das gramíneas.

Um bom manejo reduz as enfermidades nos animais, como a mastite; reduz a incidência de vermes; pode eliminar o carrapato. O manejo rotativo não compacta menos o solo. O estercamento no pasto cria o besouro «vira bosta» que ajuda a descompactar o

solo e misturando o esterco com terra ajuda a controlar vermes e moscas.

A divisão dos piquetes normalmente é realizada com cerca elétrica. A disponibilidade de água e a presença de árvores para sombra são aspectos importantes além de aumentar a produtividade e bem estar dos animais.  As árvores podem gerar uma renda extra.