Nós Garantimos a Qualidade Agroecológica de Nossos Alimentos!

O grupo de agricultoras e agricultores familiares agroecológicos de Cunha optou por um proceso de certificação participativa como estratégia para garantir a qualidade de sua produção junto aos consumidores, tendo parte do grupo se regsitrado como Organização de Controle Social (OCS) no Ministério da Agricultura, desde 2013.

A OCS é um instrumento previsto na legislação brasileira que possibilita, exclusivamente aos agricultores e agricultoras familiares registrados como OCS, a venda direta aos consumidores de seus produtos agroecológicos e orgânicos sem a necessidade de certificação,  aonde o grupo garante de forma participativa que os produtos de cada uma das famílias são produzidos com base nos princípios da agroecologia e da produção orgânica.

No caso do grupo de Cunha, cada família é visitada pelo menos duas vezes por ano pelas demais famílias e equipe de SerrAcima, quando responde na caminhada pela propriedade a um questionário com mais de trinta questões sobre seus métodos de produção. São dias de intensa troca de conhecimentos e estratégias sobre produção, material genético, comercialização e organização coletiva. Na última visita, em oito de junho, três novas famílias foram acolhidas ao grupo, que encerrou a visita às novas propriedades respondendo a última pergunta do questionário “O grupo garante que esta família produz com base nos princípios da agroecologia e de acordo com a legislação?”

“Sim nós todos Garantimos!”

Fotos: Augusto Santiago- Cajú – Texto: Luana Carvalho e Augusto Santiago.