Comercialização e economia solidária 02: SEGURANÇA ALIMENTAR

horta-ecologica-bairro-sitio
horta-ecologica-bairro-sitio

A segurança alimentar é “a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis”. Todos têm direito à escolha e ao livre acesso a alimentos de qualidade, e essa decisão não pode passar para a mão das multinacionais – por isso é preciso dizer não aos transgênicos. Digamos sim à produção agroecológica e independente de alimentos, à biodiversidade e à agricultura familiar/ camponesa.

A Serra Acima tem como um dos principais objetivos a garantia da segurança alimentar das famílias, garantindo diversificação da produção do consumo e da oferta de alimentos. Cerca de trinta variedades de alimentos estão sendo plantadas de forma ecológica e comercializadas diretamente junto aos moradores urbanos. A cada atividade de campo novas variedades são introduzidas, ampliando a opção de cardápio para as famílias e ofertando mais diversidade para os consumidores. Também vem sendo trabalhado um estudo de logística, para que não falte o produto desejado, no período requerido, na quantidade exigida e com a qualidade necessária.

O fortalecimento da agricultura familiar/ camponesa e da produção agroecológica são estratégicas fundamentais para a garantia da segurança alimentar.