A formação como estratégia para mudança 08: AS TROCAS DE EXPERIÊNCIA

visita-agrofloresta-cooperafloresta-rede-ecovida
visita-agrofloresta-cooperafloresta-rede-ecovida

Relato de intercâmbio 04: Sistemas agroflorestais e agricultura familiar no Estado do Paraná e Santa Catarina

No início de dezembro um grupo de agricultores e agricultoras acompanhados por membros da equipe da Serra Acima visitaram algumas experiência junto à Rede Ecovida de Agroecologia nos Estados do Paraná e Santa Catarina.

Destaca-se neste intercâmbio a visita aos sistemas agroflorestais junto à Cooperaflorasta, em Adrianópolos/PR e Barra do Turvo/SP.

Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis, fundada em maio de 2003, como resultado da organização de famílias agricultoras agroflorestais dos municípios de Barra do Turvo (SP) e Adrianópolis (PR), na Região do Vale do Ribeira. Atualmente, é composta por 14 grupos envolvendo 83 famílias agricultoras, das quais 85% vivem em comunidades quilombolas. As condições sociais e ambientais presentes na realidade da Cooperafloresta são muito semelhantes à realidade de social e ambiental da Região de Cunha, sendo que esta experiência já se iniciou a mais tempo sendo possível a visualização dos resultados obtidos tanto nos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Veja alguns dados sistematizados a seguir:

resultados-cooperafloresta

Também foram visitadas experiências de agricultores familiares na Lapa/PR e Porto União/SC, onde destacava as hortas agroecológicas e a comercialização em feiras livres, outra condição semelhante às iniciativas realizadas em Cunha e Região. Visualizou-se especialmente o manejo nas hortas e equipamentos desenvolvidos para facilitar o trabalho.