Arquivo de Organização como ferramenta de luta - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/boletins/organizacao-como-ferramenta-de-luta/ Associação de Cultura e Educação Ambiental Tue, 04 Apr 2023 14:23:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://www.serracima.org.br/wp-content/uploads/cropped-favico-32x32.png Arquivo de Organização como ferramenta de luta - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/boletins/organizacao-como-ferramenta-de-luta/ 32 32 Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão https://www.serracima.org.br/inscricoes-para-a-xi-feira-de-troca-de-sementes-crioulas-edicao-festival-do-pinhao/ Tue, 04 Apr 2023 14:05:00 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3626 Celebração em 22 de abril acontece durante o 21º Festival do Pinhão de Cunha A Praça da Matriz de Cunha irá se encher de cores e de vida no sábado 22 de abril de 2023, quando será celebrada a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas do município paulista. Cunha foi a pioneira, […]

O post Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Celebração em 22 de abril acontece durante o 21º Festival do Pinhão de Cunha

A Praça da Matriz de Cunha irá se encher de cores e de vida no sábado 22 de abril de 2023, quando será celebrada a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas do município paulista. Cunha foi a pioneira, no Vale do Paraíba, na criação dos encontros de trocas: sua primeira feira de sementes ocorreu em 2010.

Durante oito horas – das 8h às 16h – os organizadores prometem apresentar uma extensa variedade de atividades para cunhenses e visitantes, sejam urbanos ou rurais; adultos, jovens ou crianças. Pela manhã, os participantes serão recepcionados na Praça da Matriz e convidados para um café-da-manhã coletivo na Câmara de Vereadores. No encontro do ano passado, quando participaram mais de 500 pessoas ao longo do dia, o cardápio matutino oferecia, só de bolos, mais de 40 variedades.

Das 9h às 10h30, duas palestras na Câmara de Vereadores irão enfocar a importância do pinhão, uma espécie fundamental para a região. No mesmo período, serão apresentadas duas oficinas na Escola Estadual Casemiro da Rocha. Cozinheiras locais mostrarão usos criativos do pinhão na culinária da roça e, paralelamente, técnicos irão revelar os segredos da seleção e do armazenamento correto de sementes crioulas e florestais. Às 11h, os participantes se reunirão na Praça da Matriz para a palestra principal do evento, “Os Valores do Pinhão”. A tradicional permuta das sementes, mudas e estacas, considerada como a culminação do evento, acontecerá entre às 14h e 16h, ao lado da Igreja Matriz.

Neste ano, a 11ª edição da Feira de Troca de Sementes acontece dentro do contexto do 21º Festival do Pinhão de Cunha, que se realiza entre 14 de abril e 7 de maio durante quatro finais de semanas. Um assunto a ser debatido e analisado será o final do defeso do pinhão no Estado de São Paulo (Resolução SIMA 121/2022) – o qual, até 2022, proibia a comercialização da espécie antes de 15 de abril. 

“Agora que não temos mais o defeso da araucária no Estado de São Paulo, acreditamos que este é o momento ideal para ampliarmos as ações de educação ambiental sobre a conservação e usos da espécie”, diz Jessica Marques, presidente da organização socioambiental SerrAcima, fundada em 1999. “Assim, resolvemos que nossa Feira de Troca de Sementes deveria, neste ano, coincidir com o Festival do Pinhão para impulsionar as estratégias de proteção da araucária”.

“Participei de todas as dez feiras anteriores e me orgulho de trabalhar na organização de mais uma edição”, afirma Lucimeire Alves de Toledo, agricultora e presidente da Associação dos Agricultores Agroecológicos de Cunha (APAC). “Além da troca de sementes e mudas, nossa feira promove o intercâmbio de conhecimentos e de experiências, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos da região”.

O evento é promovido pela organização SerrAcima, em parceria com organizações locais como APAC, BioCunha, AMPRASP­, CATI, Parque Estadual da Serra do Mar, Pastoral da Ecologia, Instituto de Pesquisas Ambientais de SP e Ecomunidade Bem Viver, além do apoio essencial da Prefeitura Municipal de Cunha e da Câmara de Vereadores da estância climática.

Para se inscrever nas palestras, oficinas e cadastrar as espécies que pretende trocar, clique AQUI.

Contato para entrevistas: Aline Caltabiano (12) 99707-6543

 Contato para fotografias: Haroldo Castro (21) 99777.3399 (WhatsApp)

O post Inscrições para a XI Feira de Troca de Sementes Crioulas – Edição Festival do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas https://www.serracima.org.br/10a-feira-de-troca-de-sementes-crioulas/ Thu, 15 Sep 2022 13:22:15 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=2403 Feira de Troca de Sementes em Cunha reúne agricultores, técnicos, artistas e crianças Após intervalo de dois anos, evento pioneiro no Vale do Paraíba retorna com o tema “Sementes livres, povo saudável” Cunha, SP, 12/09/2022 – Cunha realizou nesse sábado 10 de setembro sua 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas Nativas. A Praça do […]

O post 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Feira de Troca de Sementes em Cunha reúne agricultores, técnicos, artistas e crianças

Após intervalo de dois anos, evento pioneiro no Vale do Paraíba retorna com o tema “Sementes livres, povo saudável”

Cunha, SP, 12/09/2022 – Cunha realizou nesse sábado 10 de setembro sua 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas Nativas. A Praça do Rosário, enfeitada com barracas multicoloridas, recebeu durante o dia mais de 400  pessoas representando cerca de 50 coletivos entre associações e grupos de agricultores que vieram de 20 municípios da região. Os presentes foram brindados com um farto café-da-manhã, exibindo as delícias produzidas na roça: só de bolos, havia 40 diferentes.

Quatro palestras realizadas por especialistas nas salas de aula da Escola Casemiro da Rocha, situada na própria Praça do Rosário, compartilharam conhecimentos valiosos sobre espécies crioulas, armazenamento de sementes, agroecologia, regularização de produtos de origem animal, agricultura urbana e o emblemático pinhão. A escola também abrigou crianças em atividades educativas, incluindo a “bomba de sementes”, uma técnica lúdica agroecológica com a finalidade de propagar a diversidade biológica.

No espaço central da praça e no elegante coreto, aconteceram várias manifestações artísticas, como danças circulares, shows de viola, duplas de música popular e aulas de pífano. Ao redor, além da venda semanal dos produtos orgânicos nas barracas da APAC, agricultores familiares e feirantes ofereciam mel, artesanato, peças de cerâmica, caldo de cana moída na hora e… uma dezena de bolos!

A culminação do evento, após o almoço, foi o tão esperado ritual de troca de produtos entre os participantes. Sobre longos tecidos de chita de cores fortes, foram expostos pilhas de sementes, crioulas e florestais, mudas em tubetes e até árvores nativas de dois metros. Só de variedades de milho, haviam 15 diferentes. As negociações foram na base da permuta, sem ninguém precisar abrir a carteira. E mesmo quem não tinha nada para trocar, saiu com as mãos cheias.

“Além da troca de sementes, a feira promoveu intercâmbios, articulações e aprendizagens, tudo com muita alegria. Cumprimos nosso papel de cidadãos ativos que trabalham para o desenvolvimento de noss a cidade e região”, disse Jessica Marques, diretora da SerrAcima, organização que inspirou a realização do evento. “As parcerias estão se fortalecendo e a feira vem pertencendo cada vez mais a um coletivo do que apenas a uma entidade”.

Por: Haroldo Castro, jornalista e fotógrafo.

O post 10ª Feira de Troca de Sementes Crioulas apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Prospecção de áreas rurais em Cunha para restauração florestal https://www.serracima.org.br/prospeccao-de-areas-rurais-em-cunha-para-restauracao-florestal/ https://www.serracima.org.br/prospeccao-de-areas-rurais-em-cunha-para-restauracao-florestal/#respond Fri, 29 Apr 2022 15:04:33 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=2310 A SerrAcima deu início a um trabalho de prospecção e cadastramento de proprietárias e proprietários rurais em Cunha que tenham interesse na restauração florestal em sua propriedade. Essa iniciativa partiu da necessidade de identificar propriedades parceiras para submeter um projeto ao edital FEHIDRO 2022. Esse edital do Fundo Estadual de Recursos Hídricos proverá recursos financeiros […]

O post Prospecção de áreas rurais em Cunha para restauração florestal apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Proprietários rurais da Bacia do Jacuí e equipe da SerrAcima. Centro Comunitário do Bairro Paiol, março de 2022

A SerrAcima deu início a um trabalho de prospecção e cadastramento de proprietárias e proprietários rurais em Cunha que tenham interesse na restauração florestal em sua propriedade.

Essa iniciativa partiu da necessidade de identificar propriedades parceiras para submeter um projeto ao edital FEHIDRO 2022. Esse edital do Fundo Estadual de Recursos Hídricos proverá recursos financeiros e técnicos para ações de restauração florestal que favoreçam a produção e a qualidade das águas do Rio Paraíba do Sul.

A definição de áreas e beneficiários do projeto foi realizada entre janeiro e março de 2022. O Centro Comunitário do Bairro Paiol, na zona rural de Cunha-SP, acolheu uma roda de conversa entre proprietários de terras na Bacia do rio Jacuí. A maioria relatou querer cercar e restaurar áreas de nascentes, alguns relataram experiências de cercamento que levaram ao aumento da disponibilidade hídrica em curto período de tempo, além de crescimento espontâneo de árvores como aroeiras, cambará e alecrim do campo.

Dúvidas sobre legislação ambiental como as medidas de áreas para restauração obrigatória em Áreas de Proteção Permanente (APPs), foram esclarecidas pelos técnicos da SerrAcima, Leonardo Varallo e Aline Caltabiano.

Vale salientar a presença das mulheres como representantes das propriedades e defensoras das ações de restauração no território.

Com essa primeira rodada de prospecção e cadastramento de áreas para restauração já foram incluídas 9 propriedades com potencial de participação nesse 1o edital do Comitê de Bacia do Paraíba do Sul para o exercício 2022. As áreas que não atenderam os critérios para inclusão neste edital poderão ser foco de outros projetos.

A SerrAcima continua mantendo abertas as inscrições para visitas técnicas de prospecção de áreas para organizar um cadastro de proprietários interessados em ser parceiros de projetos futuros.

Para maiores informações, entre em contato por WhatsApp (12) 99259-0343 e e-mail (serracima@serracima.org.br).

Ou venha conhecer a sede da SerrAcima, na rua Jose Flamino Barbosa, 142. Parque Nova Cunha. O escritório fica aberto das 9 às 13 horas, de segunda a sexta feira.

O post Prospecção de áreas rurais em Cunha para restauração florestal apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
https://www.serracima.org.br/prospeccao-de-areas-rurais-em-cunha-para-restauracao-florestal/feed/ 0
Nós Garantimos a Qualidade Agroecológica de Nossos Alimentos! https://www.serracima.org.br/nos-garantimos-a-qualidade-agroecologica-de-nossos-alimentos/ Thu, 18 Jun 2015 14:18:03 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1115 O grupo de agricultoras e agricultores familiares agroecológicos de Cunha optou por um proceso de certificação participativa como estratégia para garantir a qualidade de sua produção junto aos consumidores, tendo parte do grupo se regsitrado como Organização de Controle Social (OCS) no Ministério da Agricultura, desde 2013. A OCS é um instrumento previsto na legislação brasileira que possibilita, exclusivamente aos […]

O post Nós Garantimos a Qualidade Agroecológica de Nossos Alimentos! apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
O grupo de agricultoras e agricultores familiares agroecológicos de Cunha optou por um proceso de certificação participativa como estratégia para garantir a qualidade de sua produção junto aos consumidores, tendo parte do grupo se regsitrado como Organização de Controle Social (OCS) no Ministério da Agricultura, desde 2013.

A OCS é um instrumento previsto na legislação brasileira que possibilita, exclusivamente aos agricultores e agricultoras familiares registrados como OCS, a venda direta aos consumidores de seus produtos agroecológicos e orgânicos sem a necessidade de certificação,  aonde o grupo garante de forma participativa que os produtos de cada uma das famílias são produzidos com base nos princípios da agroecologia e da produção orgânica.

No caso do grupo de Cunha, cada família é visitada pelo menos duas vezes por ano pelas demais famílias e equipe de SerrAcima, quando responde na caminhada pela propriedade a um questionário com mais de trinta questões sobre seus métodos de produção. São dias de intensa troca de conhecimentos e estratégias sobre produção, material genético, comercialização e organização coletiva. Na última visita, em oito de junho, três novas famílias foram acolhidas ao grupo, que encerrou a visita às novas propriedades respondendo a última pergunta do questionário “O grupo garante que esta família produz com base nos princípios da agroecologia e de acordo com a legislação?”

“Sim nós todos Garantimos!”

Fotos: Augusto Santiago- Cajú – Texto: Luana Carvalho e Augusto Santiago.

O post Nós Garantimos a Qualidade Agroecológica de Nossos Alimentos! apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Monitoramento dos Agroecossistemas da Agricultura Familiar em Cunha https://www.serracima.org.br/monitoramento-dos-agroecossistemas-da-agricultura-familiar-em-cunha/ Mon, 18 May 2015 14:30:41 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1073 Cursos, mutirões, visitas de acompanhamento e atividades em grupo, são algumas das estratégias de fortalecimento da Transição Agroecológica utilizadas por SerrAcima e as famílias agricultoras. Desde 2009 já foram cinco as edições do Curso de Agroecologia e Comercialização com participação de mais de 120 agricultores e agricultoras familiares de Cunha, Silveiras e Lagoinha. Muitas das […]

O post Monitoramento dos Agroecossistemas da Agricultura Familiar em Cunha apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Cursos, mutirões, visitas de acompanhamento e atividades em grupo, são algumas das estratégias de fortalecimento da Transição Agroecológica utilizadas por SerrAcima e as famílias agricultoras. Desde 2009 já foram cinco as edições do Curso de Agroecologia e Comercialização com participação de mais de 120 agricultores e agricultoras familiares de Cunha, Silveiras e Lagoinha. Muitas das famílias integrantes dos cursos e suas organizações mantem após o mesmo diferentes processos de organização e transição de seus sistemas produtivos para agroecologia.

Visita e planejamento da propriedade do Sr. Moisés, Campos Novos de Cunha, Cunha , SP

Recentemente algumas das visitas de acompanhamento têm exercitado entre as famílias e equipe de SerrAcima, análises dos agroecossistemas, monitoramento econômico, organização e planejamento da produção e comercialização. Bem como, a divisão e organização do trabalho pelas famílias, chamando atenção para a reflexão de como se dão as relações de gênero e geração nas famílias.

Visita e planejamento da propriedade do Sr. Moisés, Campos Novos de Cunha, Cunha , SP
Visita e planejamento da propriedade do Sr. Moisés, Campos Novos de Cunha, Cunha , SP

Fotos: Augusto Santiago Caju  / Texto: Augusto Santiago Caju e Luana Carvalho 

O post Monitoramento dos Agroecossistemas da Agricultura Familiar em Cunha apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Produção Agroecológica assegurada pela Certificação Participativa https://www.serracima.org.br/producao-agroecologica-assegurada-pela-certificacao-participativa/ Mon, 18 May 2015 14:26:06 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1067   A Organização de Controle Social – OCS é uma modalidade de certificação participativa prevista na lei de orgânicos (Lei 10.831). O grupo de Agricultores Familiares Agroecológicos de Cunha é signatário de uma OCS desde que recebeu seu registro do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA em abril de 2013. São nove as famílias […]

O post Produção Agroecológica assegurada pela Certificação Participativa apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
 

A Organização de Controle Social – OCS é uma modalidade de certificação participativa prevista na lei de orgânicos (Lei 10.831). O grupo de Agricultores Familiares Agroecológicos de Cunha é signatário de uma OCS desde que recebeu seu registro do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA em abril de 2013. São nove as famílias que garantem a conformidade agroecológica de sua produção, solidariamente uma das outras.

 

Visita de OCS na casa da Dona Lurdinha

 

Para isso realizam a cada mês uma visita em uma das famílias para atualização dos questionários elaborados pelo grupo com perguntas sobre manejo e organização da produção e comercialização. As visitas são um rico momento de intercâmbio de experiências e saberes e podem contar com a presença de consumidores. A certificação pela OCS só é válida para a venda direta ao consumidor, como é realizada na Feira agroecológica de Cunha que acontece a cada manhã de sábado em Campos Novos e na praça do Rosário em Cunha. Sejam Bem vindos!!!

 

Visita de OCS na casa da Dona Lurdinha
visita de OCS na casa do Lourival e Dona Cremildes

Fotos: Augusto Santiago Caju  / Texto: Augusto Santiago Caju  / Revisão: Luana Carvalho 

O post Produção Agroecológica assegurada pela Certificação Participativa apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Convite: Turma 4 do Curso de Agroecologia e Comercialização https://www.serracima.org.br/514/ Wed, 29 Feb 2012 19:00:08 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=514   A SerrAcima convida todos os agricultores e agricultoras familiares de Campos de Cunha para participar da  turma 4 do Curso de Agroecologia e Comercialização. O curso terá aulas teóricas e práticas com os seguintes temas: Comercialização de alimentos agroecológicos; Lavouras (feijão, milho, arroz) e hortas agroecológicas; Produção de leite orgânico; Criação de pequenos animais […]

O post Convite: Turma 4 do Curso de Agroecologia e Comercialização apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
 

A SerrAcima convida todos os agricultores e agricultoras familiares de Campos de Cunha para participar da  turma 4 do Curso de Agroecologia e Comercialização.

O curso terá aulas teóricas e práticas com os seguintes temas:

  • Comercialização de alimentos agroecológicos;
  • Lavouras (feijão, milho, arroz) e hortas agroecológicas;
  • Produção de leite orgânico;
  • Criação de pequenos animais no sistema agroecológico;
  • Recuperação florestal, Sistemas Agroflorestais – SAF´s e manejo da araucária;
  • Saneamento e tratamento de lixo.

O curso é gratuito e oferece alimentação nos dias das aulas teóricas e material didático.

Não há exigência de escolaridade mínima. Todos são bem vindos!

Quando começa?

Sexta-feira, dia 02 de março de 2012, das 9:30 às 16:30 horas.

Local?

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

Rua Benedito Albano Silva, s/nº, Campos Novos.

Das 09h30 às 16:30 horas

Informações: (12) 3111 1744

 

 


 

O post Convite: Turma 4 do Curso de Agroecologia e Comercialização apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Formatura da Turma III https://www.serracima.org.br/formatura-da-turma-iii-2/ Fri, 02 Dec 2011 15:14:20 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=628 No dia 01/dez foi realizada em Campos Novos – Cunha, a formatura da III Turma do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. São 46 educandos de 25 bairros de Cunha. O próximo passo é a inserção destes formandos na entrega de produtos para a merenda escolar de Cunha […]

O post Formatura da Turma III apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
No dia 01/dez foi realizada em Campos Novos – Cunha, a formatura da III Turma do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

São 46 educandos de 25 bairros de Cunha. O próximo passo é a inserção destes formandos na entrega de produtos para a merenda escolar de Cunha e a comercialização de sua produção na Feira Agroecológica de Campos Novos a ser inaugurada no dia 24 de dezembro deste ano. Aguarde!

Parabéns aos formandos e seus familiares!

 

O post Formatura da Turma III apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Convite para Formatura da Turma III https://www.serracima.org.br/formatura-da-turma-iii/ Fri, 25 Nov 2011 22:25:50 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=511 A Serra Acima – Associação de Cultura e Educação Ambiental, tem o prazer de convidá-lo(a) para as atividades de encerramento da III Turma do Curso de Agroecologia e Comercialização, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, que será realizada no dia 01/12/2011, às 09:30 horas no Salão da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Campos […]

O post Convite para Formatura da Turma III apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A Serra Acima – Associação de Cultura e Educação Ambiental, tem o prazer de convidá-lo(a) para as atividades de encerramento da III Turma do Curso de Agroecologia e Comercialização, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, que será realizada no dia 01/12/2011, às 09:30 horas no Salão da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Campos Novos.

Durante o evento, os educandos apresentarão, através de painéis, as práticas agroecológicas desenvolvidas em suas unidades de produção familiar, bem como os resultados alcançados durante o curso.

Para a melhor organização das nossas atividades, solicitamos, por gentileza, a confirmação de sua presença até o dia 28/11/2011, pelo telefone (12) 31111744 ou através do endereço eletrônico serracima@serracima.org.br.

Contamos com a presença de todos!

O post Convite para Formatura da Turma III apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A organização como ferramenta de luta 03: GÊNERO E AGROECOLOGIA https://www.serracima.org.br/a-organizacao-como-ferramenta-de-luta-03-genero-e-agroecologia/ Fri, 26 Feb 2010 12:30:26 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=345 “A natureza”, “a terra”, “a floresta”, “a água”, “a vida”, “a alma”, “a alegria”, são apenas algumas das grandes expressões femininas fundamentais para a nossa existência. Como de fato tratamos esse feminino no dia a dia? Como estão suas atuais condições? Como dia 08 de março é o dia internacional das mulheres, aproveitemos esse momento […]

O post A organização como ferramenta de luta 03: GÊNERO E AGROECOLOGIA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
mulheres-na-ofcina-saberes-e-sabores-do-pinhao
mulheres-na-ofcina-saberes-e-sabores-do-pinhao

“A natureza”, “a terra”, “a floresta”, “a água”, “a vida”, “a alma”, “a alegria”, são apenas algumas das grandes expressões femininas fundamentais para a nossa existência. Como de fato tratamos esse feminino no dia a dia? Como estão suas atuais condições?

Como dia 08 de março é o dia internacional das mulheres, aproveitemos esse momento para realizar algumas reflexões sobre o feminino a partir da atual condição das mulheres a todos e todas que acreditam e lutam por um mundo melhor e mais feliz.

Todos concordam que a sociedade precisa revisar alguns valores e ajustar algumas relações. Isso se realiza hoje basicamente a partir dos Movimentos Sociais que lutam para a transformação do atual sistema capitalista que tem como grande objetivo o lucro e a acumulação. Dentre esses Movimentos estão também os Movimentos de Mulheres como a Marcha Mundial das Mulheres e o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Queremos evidenciar aqui a agroecologia entre as proposições e articulações com perspectivas transformadoras assume um conjunto de mudanças sociais e políticas que incorporam a questão de gênero e geração como bandeiras de luta. Na prática, junto aos grupos agroecológicos destaca-se o importante papel e atuação das mulheres nas hortas, na industrialização caseira e nas feiras. De alguma forma é possível afirmar que isso resulta de papel relacionado ao cuidado com a alimentação e saúde historicamente atribuído principalmente às mulheres, por isso vale lançar alguns questionamentos e desafios:

• Como está a divisão do trabalho entre homens e mulheres no sistema de produção e também no conjunto das atividades de organização e existência da família (atividades domésticas e outras);

• Como está o grau de participação nas decisões e a autonomia das mulheres?

• É necessário esclarecer e desconstruir a naturalização das diferenças entre masculino e feminino, e rever condições e papéis;

• A luta das mulheres não é apenas uma coisa das mulheres, é preciso aglutinar também homens com sensibilidade e para que o tema seja assumido em práticas sociais concretas.

É muito ativa a presença das mulheres nas iniciativas que se realizam junto à atuação da Serra Acima. Em algumas, a atuação das mulheres é predominante, como no caso do Projeto Sabores e Saberes do Pinhão. Se você de fato acredita num mundo justo e igualitário, aproveite esse momento e mude mais um pouco sua compreensão e prática.

Parabéns mulheres e viva a natureza!

O post A organização como ferramenta de luta 03: GÊNERO E AGROECOLOGIA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>