Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba – Porção Paulista

2021-24: “Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba – Porção Paulista”. Parceiro: Iniciativa Verde / FEHIDRO

Desde maio de 2021 a SerrAcima integra o corpo técnico responsável pela elaboração do Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba. Este Plano, com previsão de ser lançado em 2024, é uma demanda do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) e é financiado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO – contrato nº 170/2021).

A SerrAcima é responsável pelo serviço de articulação regional nos municípios: Aparecida, Canas, Cunha, Lagoinha, Lorena, Pindamonhangaba, Roseira e Silveiras. Temos a responsabilidade de realizar o levantamento de dados sobre projetos e atores da restauração, promover a articulação de saberes, promover o fortalecimento institucional, contribuir com a construção de redes e ainda apresentar o plano para o território.

Além da SerrAcima, outras organizações também atuam como articuladores regionais em outros municípios da Bacia Hidrográfica: a Akarui, Suinã – Instituto socioambiental e o Sindicato de Cruzeiro. As quatro organizações articuladoras atuam coordenas pela Iniciativa Verde. O Instituto Ekos Brasil e o Corredor Ecológicos são os responsáveis por organizar os dados do território e elaborar o plano diretor.

Com o plano finalizado, será possível identificar as áreas prioritárias para restauração na Bacia Hidrográfica, será gerada uma lista de profissionais e fornecedores que podem contribuir com a execução dos projetos, e o comitê terá diretrizes para priorizar a distribuição dos recursos FEHIDRO. A previsão de encerramento do projeto é em dezembro de 2023.

Além das atividades previstas no projeto, a alta interação entre as organizações participantes tem gerado cooperações técnicas e trocas de saberes relevantes para o fortalecimento organizacional da SerrAcima.