Viver na Mata Atlântica

2006-2010 – “VIVER NA MATA ATLÂNTICA – Recuperação de Matas Ciliares junto a Agricultores Familiares da Estância Climática de Cunha – SP.”. Parceiro: Subprograma Projetos Demonstrativos do Ministério do Meio Ambiente PDA/MMA

O projeto VIVER NA MATA ATLÂNTICA, teve a participação das comunidades como principal elemento estruturador para o desenvolvimento das atividades, na articulação e implantação das ações propostas para o cumprimento do objetivo
geral do mesmo.

A articulação e o desenvolvimento das atividades propostas foi possível graças a cooperação de 20 monitores(as) capacitados por meio do projeto. A colaboração de 05 Associações de Moradores dos bairros: da Barra, Paraibuna, Sertão de Santa Bárbara, Sítio e da Aparição. Outro espaço de participação da comunidade deu-se nas reuniões do Conselho Gestor e na seleção das áreas para a recuperação da Mata Ciliar através de Diagnóstico Rápido Participativo.

Assim como a participação de 272 proprietários, no Projeto de Recuperação de Matas Ciliares – PRMC. Atividade que ao final dos 3 anos contabiliza uma área total de 30 hectares de Mata Ciliar em processo de recuperação, dos quais 0,3 hectares contam com o componente de Sistemas Agroflorestais – SAFs, divididos em 4 áreas . Em 3 anos o Projeto Viver na Mata Atlântica, contou com a participação de 90 famílias, mobilizando diretamente 360 pessoas e indiretamente mais de 600 pessoas.
Durante o desenvolvimento do projeto, a temática da questão de gênero esteve presente no critério de escolha dos(as) monitores(as), na organização dos cursos modulares e nas atividades de geração de renda, com destaque para o grupo de 20 mulheres participantes nas oficinas Sabores e Saberes do Pinhão.