Mata que Cria Água

2021-23: “Mata que Cria Água – Ampliação dos corredores de biodiversidade e provisão hídrica na Mata Atlântica: ações estratégicas para o fortalecimento da cadeia de restauração no município de Cunha e região do Vale do Paraíba Paulista”. Parceiro: WWF Brasil.

Por meio de uma parceria técnica financeira entre a SerrAcima e o WWF-Brasil realizamos o projeto “Mata que cria Água’ – Ampliação de corredores de biodiversidade e provisão hídrica na Mata Atlântica: ações estratégicas para o fortalecimento da cadeia de restauração no município de Cunha e na região do Vale do Paraíba Paulista”. 

Firmado em junho de 2021 e com previsão de encerramento em julho de 2023, o projeto tem como objetivo implantar e manter no mínimo 10 hectares de projetos de restauração florestal na cidade de Cunha. Por esta parceria, foi viabilizada a restauração florestal de 14,1 hectares, distribuídas em 15 propriedades diferentes. Os projetos mesclaram as técnicas de cercamento, regeneração natural assistida, enriquecimento/adensamento, plantio total e semeadura direta.

A SerrAcima foi uma das organizações pioneiras no Vale do Paraíba a testar a técnica de semeadura direta (também chamada de muvuca) na restauração florestal em ambiente montanhoso. Em parceria com a UNESP de São José dos Campos, estamos coletando dados para sistematizar o conhecimento e compreender a eficácia dessa técnica neste ambiente.

Além dos projetos de restauração, o projeto também tem o objetivo de colaborar e fomentar arranjos com demais instituições para o fortalecimento da cadeia de restauração florestal no Vale do Paraíba em São Paulo. Para tanto, participamos de diversas reuniões temática e fazemos o intercâmbio de informações com parceiros implementadores de restauração do WWF-Brasil na Serra do Mar e também com outras organizações que atuam na temática.

Coordenadores do projeto: Leonardo Varallo e Jéssica Nogueira Marques

Técnicas ambientais do projeto: Juliana Hirose, Aline Gomes Caltabiano

Técnicos de campo: Alecxander Pacheco da Costa e João Marcos Monteiro

Técnico administrativo: Salvador Pacetti

Comunicação: Valéria Waligora

Apoio administrativo: Idnara, Michelly, Colaboração: Marina Marcos Valadão