PASTEJO ROTATIVO III

sobre-semeadura-melhoramento-pastagem
sobre-semeadura-melhoramento-pastagem

A recuperação dos solos e diversificação das pastagens são básicas para obter bons resultados.

A diversificação das forrageiras e muito importante para a nutrição adequada dos animais, para o equilíbrio do sistema e melhor desenvolvimento da  pastagem.

O consórcio de leguminosas com gramíneas, tanto no verão como no inverno é uma condição fundamental, nos vários estágios de desenvolvimento das plantas.

As leguminosas aumentam o nível de proteína do pasto, e também fornecem nitrogênio contribuindo no desenvolvimento das gramíneas.

O melhoramento da pastagem pode ser realizado por sobre semeadura, seguida de pastejo e pisoteio e pousio posterior. Isso pode ser realizado com várias espécies, como o trevo branco, azevém e outros.

Algumas espécies, se conseguirem produzir sementes, as mesmas serão ingeridas pelos animais e nascerão nos montes de esterco (trevo, azevém…).

O amendoim forrageiro pode ser implantado com máquina de plantar milho manual (pica-pau), ou ser transplantado em mudas. Quando na presença de animais, as mudas podem ser plantadas nos montes de esterco, assim os animais não vão pastá-las por um período de tempo suficiente para a sua instalação.