É necessária uma nova proposta para o campo

A agricultura de Cunha e região se destaca na história pelo seu importante papel na produção de alimentos. Além da exportação de nutrientes através dos alimentos, o sistema convencional de produção gerou grande desgaste especialmente do solo. Com a diminuição da produção de alimentos aumentou implantação de pastagens e criação de gado e isto acelerou a degradação, especialmente através da erosão causada pelo pisoteio.

Portanto é necessária a construção de uma nova proposta para a agricultura e é urgente o a recuperação e proteção dos solos. Esse trabalho já foi iniciado pelo Serra Acima tanto nas lavouras como nas pastagens através da agroecologia, que é um jeito de produzir e viver respeitando e ajudando a natureza.

A agroecologia não é somente uma troca de insumos, mas uma forma diferente de entender a fertilidade dos sistemas.

A agroecologia assume o desafio de entender e aplicar na agricultura e criações os princípios da natureza. Para isso é necessário inicialmente entender um pouco mais sobre a natureza.

As pessoas que vivem no campo sabem muito sobre a natureza, mas foram induzidas a abandonar esses conhecimentos, e adotar uma tecnologia que desprezou o conhecimento e a natureza.

A agroecologia propõe uma interação positiva no ambiente, ou seja, é possível produzir conservando a natureza e acima de tudo, melhorando o ambiente.

A ciência e a tecnologia não podem concorrer com a natureza ou tentar artificializá-la, como no modelo da Revolução Verde, que é um jeito de produzir em ambientes cada vez mais degradados, com muitos e caros insumos.

Serra Acima Reunião no bairro Roça Grande
Serra Acima Reunião no bairro Roça Grande