26/01 – Dia da Educação Ambiental: Nosso compromisso com os Adultos

A Carta de Belgrado foi elaborada em 1975 e, desde então, a educação ambiental é reconhecida como um processo contínuo, que deve ocorrer tanto dentro quanto fora da escola. No entanto, ainda vemos muitos ambientalistas renomados defendendo que a educação ambiental se faz principalmente nas escolas. A SerrAcima concorda que a escola tem um papel essencial, mas vai além: acreditamos que a educação ambiental deve ter como foco principal os adultos.

Por que priorizar a educação ambiental para adultos?

Os adultos são os principais tomadores de decisão da sociedade e os reprodutores das práticas sociais hegemônicas. Além disso, discordamos, tanto na prática quanto com base em evidências científicas, da ideia de que as crianças têm capacidade significativa de alterar o comportamento de seus pais. Quem de nós tem pais que ouvem nossos conselhos e mudam suas atitudes de maneira sistemática? Inúmeras pesquisas analisaram a influência de processos de educação ambiental em crianças e o impacto subsequente em seus pais, e a maioria conclui que essas mudanças são mínimas ou estatisticamente irrelevantes.

Aqui na SerrAcima, acreditamos que, para alterar o status quo, é preciso transformar a mentalidade daqueles que o mantêm: os adultos. As crianças devem participar de processos educativos adequados à sua idade e à sua realidade, mas sua posição social não é a de tomadores de decisão nem de responsáveis pelas unidades domésticas.

Para transformar atitudes e comportamentos dos pais e de outros adultos, é essencial que a educação ambiental seja direcionada diretamente a eles. Embora casos isolados de crianças que inspiram mudanças existam, não podemos tomar as exceções como regra. Depender exclusivamente das crianças para educar adultos ou “salvar o planeta” não é apenas impraticável, mas também injusto.

Nossa metodologia

A SerrAcima acredita que a educação ambiental deve ser para todos, como prevê a legislação brasileira (PNEA Lei nº 9.795/1999). Esse é um compromisso coletivo. Cabe a nós, enquanto sociedade, garantir que os adultos sejam protagonistas na compreensão e proteção do meio ambiente, criando condições para que essa e as próximas gerações vivam em um planeta viável.

Por isso, quando enfrentamos um problema ambiental, sempre analisamos: quem são os principais responsáveis pela geração e manutenção desse problema? Quem são os atores capazes de alterar essa problemática? A resposta é sempre um adulto. Assim, é nele que focamos nossos esforços pedagógicos. Por meio de processos de pesquisa-ação-participante, criamos espaços de diálogo que articulam informações e desenvolvem habilidades e competências em adultos capazes de promover mudanças reais.

A transformação começa quando todos – crianças, jovens e adultos – têm acesso à educação ambiental, desenvolvem consciência crítica e se tornam corresponsáveis pela preservação do mundo ao nosso redor. E a SerrAcima segue comprometida em formar adultos protagonistas da mudança ambiental.