II Feira de troca de sementes, mudas e animais caipiras de Cunha (SP)

convite-II-feira-de-sementes2011

Será realizada, em Cunha – SP, no próximo dia 25/08/2011, a 2ª Feira de troca de sementes, mudas e animais caipiras de Cunha – SP. O evento é uma iniciativa da SerrAcima, OSCIP, que há 12 anos contribui na construção de propostas para o desenvolvimento rural sustentável, junto às famílias agricultoras de Cunha, através dos processos de formação e implementação de práticas Agroecológicas de produção, geração de renda e recuperação florestal.

A iniciativa local soma-se, nesse ato, à Campanha Permanente contra os agrotóxicos e pela vida. De acordo com os dados da campanha, cada brasileiro consome 5,2 litros de veneno por ano (consumo per capita), condição essa que nos coloca como o maior consumidor mundial de agrotóxicos, desde 2009. Esses agrotóxicos estão nos alimentos ingeridos, na água que bebemos e no ar que respiramos.

Para além do aumento da utilização de agrotóxicos, cabe destacar o avanço na liberação dos cultivos geneticamente modificados que tem colocado em risco a autonomia produtiva e a saúde no Brasil. As sementes são a base para a segurança e soberania alimentar de qualquer país. A proteção de seu patrimônio genético é condição básica e essencial para qualquer política de combate à fome e à miséria. Contra esta realidade, as comunidades tradicionais, agricultores familiares e agroecológicos, no mundo todo têm cuidado da biodiversidade agrícola, reproduzindo as práticas culturais de produção e preservação das variedades de sementes que compõem a base alimentar da humanidade.

A 2ª Feira de troca tem por objetivo promover a construção e a troca de conhecimentos, sementes, mudas e animais, de forma a consolidar os processos de organização voltados à produção e comercialização de produtos agroecológicos, atualmente, apoiados pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Durante o evento, os agricultores familiares agroecológicos de Cunha – SP, através de painéis e oficinas apresentarão as práticas agroecológicas desenvolvidas em suas
unidades de produção familiar e estarão trocando entre si e com os visitantes aproximadamente 100 variedades de sementes, mudas e animais resgatados e preservados por suas famílias ao longo de décadas. Tudo será animado por boa música caipira.

Para a feira são esperados mais de 200 participantes do município e da região do Vale do Paraíba. O evento contará também com a presença de instituições de ensino e pesquisa e da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região – primeiro SPG do Estado de São Paulo, dentre outras experiências do trabalho com Agroecologia.

Atualmente, os agricultores familiares agroecológicos acompanhados pela SerrAcima já comercializam os produtos isentos de contaminação por agrotóxicos na Feira Agroecológica de Cunha, inaugurada em dezembro/2009 e que funciona todos os sábados, pela manhã, fornecendo alimentos saudáveis para a população local e turistas que visitam as pousadas e restaurantes locais; e, vinte famílias acompanhadas fazem entregas regulares de produtos cultivados sem agrotóxicos para o Programa Municipal de Alimentação Escolar que atende 5 mil alunos da rede pública de ensino.

Programação:

08:00 às 09:30 – Feira da Agricultura Familiar (Educandos das Turmas I, II e III).
Comercialização de alimentos e artesanato produzido por agricultores participantes do
Curso de Agroecologia e Comercialização (Turmas I, II e II), ofertado pela SerrAcima
(2009-2011). Aberta à toda comunidade.
09:30 às 11:45 – Seminário sobre Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.
· Prof. Dr. Manoel Baltasar Baptista da Costa – UFSCar
· Relatos de experiências sobre produção, comercialização e certificação de produtos
agroecológicos.
11:45 às 12:00 – Mística de acolhida das sementes e abertura da Feira de Troca de
Sementes, Mudas e Animais Caipiras. Aberta à toda comunidade.
12:00 às 15:30 – II Feira de Troca de Sementes, Mudas e Animais Caipiras de Cunha
Sementes crioulas, caipiras ou tradiocionais são aquelas sementes que não sofreram
modificações genéticas por meio de técnicas, como de melhoramento genético,
inclusive, nesse contexto, a transgenia. Estas sementes são chamadas de crioulas,
caipiras ou nativas porque seu manejo foi desenvolvido por comunidades tradicionais,
como: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caboclos.
13:30 às 17:00 – Oficinas sobre práticas agroecológicas: controle biológico de pragas e
doenças, proteção de fontes, compostagem, minhocário, adubação, horta.
17:00 – Encerramento

Mais informações: SerrAcima – Cunha – SP
serracima@serracima.org.br
(12) 3111-1744