II – A formação como estratégia para mudança 03: COMO FAZER FORMAÇÃO

Qualquer AÇÃO seja em torno de questões bem específicas e concretas, ou em questões mais amplas pode tornar-se transformadora se incorporar as dimensões: formAÇÃO – organizAÇÃO – mobilizAÇÃO- multiplicAÇÃO.

Formação não é somente fazer curso. Em todos os momentos em que se realizam reflexões sobre as práticas está se fazendo formação. Os cursos são boas formas de formação, mas a formação pode ser realizada através de leituras, trocas de experiências, Intercâmbios, visitas de estudo, etc.

A serra Acima adota várias estratégias de formação, sendo que além do curso de agroecologia, realiza intercâmbios, visitas de troca de experiências, dias de campo, visitas técnicas, elaboração de materiais didáticos, etc.

A realização dessas várias estratégias de formação conjugadas com permanente esforço de organização e multiplicação pretendem garantir a efetividade e continuidade do trabalho realizado.

A organizAÇÃO e descentralização seja no nível de tarefas mais simples, seja nas ações de movimento maior é que dão condições reais das mudanças pretendidas acontecerem.

A multiplicAÇÃO e articulAÇÃO são importantes na afirmação e sustentação do “novo” em permanente construção e auto geração popular coletiva transformadora. Uma multiplicação

exercida através do exercício da condição militante de animadores, monitores multiplicadores e lideranças autênticas.