Conheça o projeto ProAC Memória Caipira: identidade e patrimônio

Desde novembro de 2023 e até outubro de 2024 a SerrAcima e o Museu Municipal Franscisco Veloso (MMFV) estão executando o projeto Memória Caipira – identidade e patrimônio: adequação do Museu Municipal Francisco Veloso, Cunha/SP. Este é um projeto patrocinado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Editais, a unidade de fomento à cultura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

O projeto foi desenhado para valorizar a memória de Cunha, preservada no acervo e nas instalações históricas do Museu Municipal. As ações visam organizar as narrativas para benefício da própria cidade, e promover o debate sobre a preservação do patrimônio material e imaterial, reforçando também o turismo. O edital Museus | Adequação e requalificação de infraestrutura de museus no Estado de São Paulo está apoiando financeiramente duas frentes de ação: o projeto arquitetônico e o projeto museográfico.

As ações arquitetônicas têm o objetivo de valorizar o edifício que há 15 anos o Museu ocupa, e que é tombado pelo CONDEPHAAT e pelo COMPHACC, respectivamente instâncias estadual e municipal de tutela do patrimônio. Serão projetadas adequação de acessibilidade, elétrica, hidrossanitária, e de combate a incêndio. Todos os projetos estão considerando os valores históricos e artísticos do sobrado.

Vista do sobrado do Museu, tombado pelas instâncias estadual e municipal.

As ações museográficas visam promover a difusão do acervo para a sociedade, articulando gestão, pesquisa e documentação para que o conjunto de bens sob zelo do Museu seja disponibilizado para a comunidade. Assim, será elaborado o projeto de catalogação e inventariação do acervo e será realizado um projeto museográfico para exposições permanentes e temporárias, considerando tanto o acervo material quanto imaterial.

Vista do interior do Museu.

Ainda, como contrapartida e com apoio da Secretaria de Educação de Cunha, nos dias 20 e 27 de abril oferecemos 4 oficinas de educação patrimonial. O público-alvo foram professores(as) e coordenadores(as) do ensino médio da rede pública e alunos(as) de Cunha do curso de turismo da ETEC Guaratinguetá; em ambos os sábados contamos com cerca de 25 alunos.

Os temas discutidos forma Memória, Patrimonio Imaterial, Patrimonio Material e Museologia. Na ocasião pudemos provocar a reflexão sobre nossa memória e o que esquecemos; exercitamos a inventariação do patrimônio imaterial da Festa do Divino; avaliamos uma boa e uma má intervenção em fachadas históricas no centro; e refletimos sobre a função dos museus e sobre alguns objetos do acervo do nosso Museu Municipal.

Expressamos grande satisfação nesta parceria com o MMFV e com os setores voltados para a cultura!