Arquivo de Mulheres - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/mulheres/ Associação de Cultura e Educação Ambiental Wed, 19 Apr 2023 18:44:58 +0000 pt-BR hourly 1 https://www.serracima.org.br/wp-content/uploads/cropped-favico-32x32.png Arquivo de Mulheres - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/mulheres/ 32 32 Compre o livro Sabores e Saberes do Pinhão https://www.serracima.org.br/compre-o-livro-sabores-e-saberes-do-pinhao/ Sun, 26 Feb 2023 21:39:06 +0000 https://www.serracima.org.br/?p=3577 Por R$25,00* você contribui com nossos projetos socioambientais e recebe um exemplar do livro * frete não incluso Nos envie um whatsapp informando o endereço para entrega, em seguida faça o PIX pelo QRCode ou pela nossa chave 03.494.540/0001/67 Nosso livro Sabores e Saberes do Pinhão é resultado de uma série de encontros do grupo agroecológico […]

O post Compre o livro Sabores e Saberes do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Por R$25,00* você contribui com nossos projetos socioambientais e recebe um exemplar do livro

* frete não incluso

Nos envie um whatsapp informando o endereço para entrega, em seguida faça o PIX pelo QRCode ou pela nossa chave 03.494.540/0001/67

Nosso livro Sabores e Saberes do Pinhão é resultado de uma série de encontros do grupo agroecológico formado por mulheres de diversos bairros de Cunha e promovidos pela SerrAcima desde 2008.

À época, o projeto compunha a agenda Projeto Locais Sustentáveis. Foram 8 oficinas de experimentações culinárias e rodas de conversa sobre as vivências femininas relacionadas a essa cadeia produtiva.  Daí foi viabilizada a primeira edição do livro Saberes e Sabores do Pinhão – Histórias e receitas colhidas e aprovadas por mulheres de Cunha/SP. O lançamento integrou a abertura da Festa do Pinhão de 2009, evento que ocorre anualmente.

Dez anos mais tarde, em 2019, diversas participantes do grupo manifestaram interesse na realização de uma nova edição. Então organizamos novamente uma rodada de encontros, e acrescentamos a temática da alimentação ecológica, com Daniela Hispagnol, e a temática da ergonomia aplicada ao extrativismo, com Marinês Calori. As oficinas Agroecologia e Corpo, voltadas para a revisão dos movimentos e práticas relacionadas ao trabalho no campo que podem provocar lesões, foram retomadas em um curso oferecido pelo SESC São José dos Campos, no âmbito do Projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo.

A atualização do caderno foi concluída, mas o lançamento da segunda edição, que ocorreria durante a 19ª Festa do Pinhão, foi suspenso em função da pandemia de COVID-19. Para enfrentar as dificuldades geradas por essa situação, realizamos uma vaquinha online e pudemos viabilizar ao menos a impressão dos exemplares.

Nosso livro é exemplo de uma sólida parceria com os entes locais, em especial a Associação dos Moradores e Produtores Rurais dos Bairros Sítio, Paraibuna, Rodeio e Rio Abaixo – AMPRASP.

Com ele você terá acesso às histórias e receitas do pinhão, esse produto agroflorestal obtido pelo manejo sustentável da Araucária no nosso território. Bom proveito!

O post Compre o livro Sabores e Saberes do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Sabores e Saberes do Pinhão https://www.serracima.org.br/sabores-e-saberes-do-pinhao/ Sat, 08 Aug 2020 20:24:02 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=2201 Estamos celebrando a finalização da nossa primeira campanha de captação de doações. Aprendemos muita coisa nessa jornada e queremos agradecer a cada uma das pessoas que contribuíram via Abacashi ou depósito bancário. Em nome das participantes do grupo e da equipe da SerrAcima: VALEU! Nosso objetivo mais imediato, a impressão do caderno Sabores e Saberes […]

O post Sabores e Saberes do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Estamos celebrando a finalização da nossa primeira campanha de captação de doações. Aprendemos muita coisa nessa jornada e queremos agradecer a cada uma das pessoas que contribuíram via Abacashi ou depósito bancário.

Em nome das participantes do grupo e da equipe da SerrAcima: VALEU!

Nosso objetivo mais imediato, a impressão do caderno Sabores e Saberes do Pinhão, já foi alcançado e realizamos a postagem de um exemplar em retribuição a cada contribuição recebida.

Que a próxima temporada do pinhão seja um tempo de encontros. Tempo de mais justiça, renovação de esperanças e valorização da vida!

Se você tem interesse em receber um exemplar do livro e fortalecer as atividades da SerrAcima, entre em contato pelo nosso whatsapp disponível em Contatos.

O post Sabores e Saberes do Pinhão apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Oficinas de boas práticas https://www.serracima.org.br/oficinas-de-boas-praticas/ Wed, 25 Sep 2013 20:57:32 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=908 A SerrAcima tem organizado junto com seus agricultores diversas oficinas de boas práticas (higiene de alimentos, bem estar animal, produção de doces e processamento mínimo de hortaliças) que são realizadas ou na nossa agroindústria ou no campo. O tipo de oficina a ser realizado é uma decisão do grupo de agricultores familiares e agroecológicos de […]

O post Oficinas de boas práticas apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A SerrAcima tem organizado junto com seus agricultores diversas oficinas de boas práticas (higiene de alimentos, bem estar animal, produção de doces e processamento mínimo de hortaliças) que são realizadas ou na nossa agroindústria ou no campo.

O tipo de oficina a ser realizado é uma decisão do grupo de agricultores familiares e agroecológicos de Cunha, durante as reuniões de conformidade e leva em consideração a necessidade de atender a comercialização dos produtos nas feiras livres e na alimentação escolar e/ou a sustentabilidade da propriedade rural.

Oficina sobre a produção de banana chips / Local: agroindústria SerrAcima

Oficina sobre montagem e manuseio de aparelhos: multiprocessador / Local: agroindústria SerrAcima

Oficina de boas práticas de higiene para manipulação de alimentos / Local: agroindústria SerrAcima

Oficina sobre bem estar animal (gado) / Local: UPF de Dona Geralda e Sr. Benedito, bairro Paiol , Cunha- SP.

Oficina sobre a produção de doce de abóbora / Local: agroindústria SerrAcima

Oficina sobre processamento mínimo de hortaliças: pré-lavagem da couve / Local: agroindústria SerrAcima

Oficina sobre processamento mínimo de hortaliças: couve / Local: agroindústria SerrAcima

Oficina sobre processamento mínimo de hortaliças: beterraba / Local: agroindústria SerrAcima.

O post Oficinas de boas práticas apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A organização como ferramenta de luta 03: GÊNERO E AGROECOLOGIA https://www.serracima.org.br/a-organizacao-como-ferramenta-de-luta-03-genero-e-agroecologia/ Fri, 26 Feb 2010 12:30:26 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=345 “A natureza”, “a terra”, “a floresta”, “a água”, “a vida”, “a alma”, “a alegria”, são apenas algumas das grandes expressões femininas fundamentais para a nossa existência. Como de fato tratamos esse feminino no dia a dia? Como estão suas atuais condições? Como dia 08 de março é o dia internacional das mulheres, aproveitemos esse momento […]

O post A organização como ferramenta de luta 03: GÊNERO E AGROECOLOGIA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
mulheres-na-ofcina-saberes-e-sabores-do-pinhao
mulheres-na-ofcina-saberes-e-sabores-do-pinhao

“A natureza”, “a terra”, “a floresta”, “a água”, “a vida”, “a alma”, “a alegria”, são apenas algumas das grandes expressões femininas fundamentais para a nossa existência. Como de fato tratamos esse feminino no dia a dia? Como estão suas atuais condições?

Como dia 08 de março é o dia internacional das mulheres, aproveitemos esse momento para realizar algumas reflexões sobre o feminino a partir da atual condição das mulheres a todos e todas que acreditam e lutam por um mundo melhor e mais feliz.

Todos concordam que a sociedade precisa revisar alguns valores e ajustar algumas relações. Isso se realiza hoje basicamente a partir dos Movimentos Sociais que lutam para a transformação do atual sistema capitalista que tem como grande objetivo o lucro e a acumulação. Dentre esses Movimentos estão também os Movimentos de Mulheres como a Marcha Mundial das Mulheres e o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Queremos evidenciar aqui a agroecologia entre as proposições e articulações com perspectivas transformadoras assume um conjunto de mudanças sociais e políticas que incorporam a questão de gênero e geração como bandeiras de luta. Na prática, junto aos grupos agroecológicos destaca-se o importante papel e atuação das mulheres nas hortas, na industrialização caseira e nas feiras. De alguma forma é possível afirmar que isso resulta de papel relacionado ao cuidado com a alimentação e saúde historicamente atribuído principalmente às mulheres, por isso vale lançar alguns questionamentos e desafios:

• Como está a divisão do trabalho entre homens e mulheres no sistema de produção e também no conjunto das atividades de organização e existência da família (atividades domésticas e outras);

• Como está o grau de participação nas decisões e a autonomia das mulheres?

• É necessário esclarecer e desconstruir a naturalização das diferenças entre masculino e feminino, e rever condições e papéis;

• A luta das mulheres não é apenas uma coisa das mulheres, é preciso aglutinar também homens com sensibilidade e para que o tema seja assumido em práticas sociais concretas.

É muito ativa a presença das mulheres nas iniciativas que se realizam junto à atuação da Serra Acima. Em algumas, a atuação das mulheres é predominante, como no caso do Projeto Sabores e Saberes do Pinhão. Se você de fato acredita num mundo justo e igualitário, aproveite esse momento e mude mais um pouco sua compreensão e prática.

Parabéns mulheres e viva a natureza!

O post A organização como ferramenta de luta 03: GÊNERO E AGROECOLOGIA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Comercialização e economia solidária 10: O PINHÃO COMO ALTERNATIVA II https://www.serracima.org.br/comercializacao-e-economia-solidaria-10-o-pinhao-como-alternativa-ii/ Wed, 10 Feb 2010 00:13:39 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=338   Está chagando uma nova safra de pinhão e vale ressaltar a importância do projeto “sabores e saberes do pinhão: mulheres construindo conhecimentos e ações”, que nas suas diversas oficinas testou e divulgou receitas e resgatou conhecimentos associados ao manejo da Araucária e à coleta e comercialização do Pinhão, que se tornaram a base do […]

O post Comercialização e economia solidária 10: O PINHÃO COMO ALTERNATIVA II apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
 

ofcina-saberes-e-sabores-do-pinhao
ofcina-saberes-e-sabores-do-pinhao

Está chagando uma nova safra de pinhão e vale ressaltar a importância do projeto “sabores e saberes do pinhão: mulheres construindo conhecimentos e ações”, que nas suas diversas oficinas testou e divulgou receitas e resgatou conhecimentos associados ao manejo da Araucária e à coleta e comercialização do Pinhão, que se tornaram a base do conteúdo do livro que relata essa experiência coletiva.

            A riqueza dessa experiência de aglutinação de pessoas e realização de rodas de conversas com as moradoras dos diversos bairros rurais envolvidos no Projeto – os quais realizam poucos eventos conjuntos embora sejam contíguos – permitiu a valorização das pessoas e de sua identidade cultural, a criação e o fortalecimento de laços de vizinhança e a troca de experiências. Um produto relevante, expresso nas falas das participantes do projeto, é a maior valorização do próprio pinhão e da araucária.

Essa iniciativa assessorada e animada pela Serra Acima, contempla uma série de ações, como:

– capacitação dos coletores de pinhão para realizar a derrubada das pinhas com segurança;

– reprodução em madeira do “Descascador de Pinhão”. Por escolha das participantes, a produção desses utensílios ficou a cargo de moradores dos bairros rurais em que o Projeto foi desenvolvido;

– qualificação da produção e formas de agregar valor ao pinhão através do seu processamento;

– experimentação de artesanato com casca de pinhão;

– criação de um roteiro de turismo rural para a visitação dos bairros envolvidos no Projeto;

– manutenção de um ponto de comercialização do pinhão e seus subprodutos, eventualmente no “Espaço Aberto”.

            Decidiu-se pela reprodução de 500 exemplares do livro que relata as experiências e receitas testadas, sendo que a renda será compartilhada entre todas as participantes do grupo e o seu uso será definido em conjunto. Como parte do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, a Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo vai apoiar os eventos de lançamento do livro.

O post Comercialização e economia solidária 10: O PINHÃO COMO ALTERNATIVA II apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>