Arquivo de Agua - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/agua/ Associação de Cultura e Educação Ambiental Wed, 01 Feb 2023 13:40:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://www.serracima.org.br/wp-content/uploads/cropped-favico-32x32.png Arquivo de Agua - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/agua/ 32 32 Prospecção de áreas rurais em Cunha para restauração florestal https://www.serracima.org.br/prospeccao-de-areas-rurais-em-cunha-para-restauracao-florestal/ https://www.serracima.org.br/prospeccao-de-areas-rurais-em-cunha-para-restauracao-florestal/#respond Fri, 29 Apr 2022 15:04:33 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=2310 A SerrAcima deu início a um trabalho de prospecção e cadastramento de proprietárias e proprietários rurais em Cunha que tenham interesse na restauração florestal em sua propriedade. Essa iniciativa partiu da necessidade de identificar propriedades parceiras para submeter um projeto ao edital FEHIDRO 2022. Esse edital do Fundo Estadual de Recursos Hídricos proverá recursos financeiros […]

O post Prospecção de áreas rurais em Cunha para restauração florestal apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Proprietários rurais da Bacia do Jacuí e equipe da SerrAcima. Centro Comunitário do Bairro Paiol, março de 2022

A SerrAcima deu início a um trabalho de prospecção e cadastramento de proprietárias e proprietários rurais em Cunha que tenham interesse na restauração florestal em sua propriedade.

Essa iniciativa partiu da necessidade de identificar propriedades parceiras para submeter um projeto ao edital FEHIDRO 2022. Esse edital do Fundo Estadual de Recursos Hídricos proverá recursos financeiros e técnicos para ações de restauração florestal que favoreçam a produção e a qualidade das águas do Rio Paraíba do Sul.

A definição de áreas e beneficiários do projeto foi realizada entre janeiro e março de 2022. O Centro Comunitário do Bairro Paiol, na zona rural de Cunha-SP, acolheu uma roda de conversa entre proprietários de terras na Bacia do rio Jacuí. A maioria relatou querer cercar e restaurar áreas de nascentes, alguns relataram experiências de cercamento que levaram ao aumento da disponibilidade hídrica em curto período de tempo, além de crescimento espontâneo de árvores como aroeiras, cambará e alecrim do campo.

Dúvidas sobre legislação ambiental como as medidas de áreas para restauração obrigatória em Áreas de Proteção Permanente (APPs), foram esclarecidas pelos técnicos da SerrAcima, Leonardo Varallo e Aline Caltabiano.

Vale salientar a presença das mulheres como representantes das propriedades e defensoras das ações de restauração no território.

Com essa primeira rodada de prospecção e cadastramento de áreas para restauração já foram incluídas 9 propriedades com potencial de participação nesse 1o edital do Comitê de Bacia do Paraíba do Sul para o exercício 2022. As áreas que não atenderam os critérios para inclusão neste edital poderão ser foco de outros projetos.

A SerrAcima continua mantendo abertas as inscrições para visitas técnicas de prospecção de áreas para organizar um cadastro de proprietários interessados em ser parceiros de projetos futuros.

Para maiores informações, entre em contato por WhatsApp (12) 99259-0343 e e-mail (serracima@serracima.org.br).

Ou venha conhecer a sede da SerrAcima, na rua Jose Flamino Barbosa, 142. Parque Nova Cunha. O escritório fica aberto das 9 às 13 horas, de segunda a sexta feira.

O post Prospecção de áreas rurais em Cunha para restauração florestal apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
https://www.serracima.org.br/prospeccao-de-areas-rurais-em-cunha-para-restauracao-florestal/feed/ 0
Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul https://www.serracima.org.br/plano-de-educacao-ambiental-e-mobilizacao-social-da-bacia-hidrografica-do-paraiba-do-sul/ Sun, 08 Mar 2020 00:24:24 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1934 Está sendo elaborado o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Esse plano será muito importante porque vai orientar as ações do Comitê de Bacia. A SerrAcima já se integrou ao processo do diagnóstico participativo e todas as pessoas e organizações são convidadas a inscrever suas ações de […]

O post Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Está sendo elaborado o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Esse plano será muito importante porque vai orientar as ações do Comitê de Bacia. A SerrAcima já se integrou ao processo do diagnóstico participativo e todas as pessoas e organizações são convidadas a inscrever suas ações de mobilização e educação ambiental realizadas nos últimos 15 anos.

Vamos aparecer no mapa?
Entre na plataforma: www.rioparahyba.com.br

O post Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Parceria entre SerrAcima e AMPRASP inicia experiências de uso e manejo sustentável da àgua, saneamento básico e agroecologia nos Bairros do Sitio e Paraibuna em Cunha! https://www.serracima.org.br/parceria-entre-serracima-e-amprasp-tem-como-foco-a-construcao-de-biofossa-em-sistema-de-mutirao/ Fri, 24 Apr 2015 13:59:25 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1056 A parceria entre a Associação de Moradores e Produtores Rurais dos Bairros do Sitio, Paraibuna, Rodeio e Rio Abaixo – Amprasp e SerrAcima em 2014, teve como foco a demanda  de construir uma biofossa em mutirão na sede da Associação. Desta experiência surgiu a necessidade de aprofundar diálogos e caminhos para o uso e manejo […]

O post Parceria entre SerrAcima e AMPRASP inicia experiências de uso e manejo sustentável da àgua, saneamento básico e agroecologia nos Bairros do Sitio e Paraibuna em Cunha! apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

A parceria entre a Associação de Moradores e Produtores Rurais dos Bairros do Sitio, Paraibuna, Rodeio e Rio Abaixo – Amprasp e SerrAcima em 2014, teve como foco a demanda  de construir uma biofossa em mutirão na sede da Associação.

Desta experiência surgiu a necessidade de aprofundar diálogos e caminhos para o uso e manejo sustentável da água pelos associados e SerrAcima. Sendo encaminhada a realização de um processo de formação teórico-prático com a temática “Uso e Manejo Sustentável da Água, Saneamento e Agroecologia”. Na formação além de momentos teóricos são previstas implantações de experiências de proteção de nascentes e cursos d´água, reflorestamento, sistemas agroflorestais, biofossas, tratamento de água cinza, alternativas de captação de água (como cisternas) nas propriedades de agricultoras e agricultores familiares da associação.

A primeira implantação já está em curso sendo proposta a proteção de uma nascente e seu curso d´água, de uma propriedade que abastece cerca de 15 famílias, que após realizada análise da água consumida teve como resultado imprópria para uso humano. Espera-se que com esta ação a água possa retomar sua qualidade e volume.

Por Comunicação SerrAcima

O post Parceria entre SerrAcima e AMPRASP inicia experiências de uso e manejo sustentável da àgua, saneamento básico e agroecologia nos Bairros do Sitio e Paraibuna em Cunha! apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Práticas agroecológicas 07: ÁGUA E AGRICULTURA https://www.serracima.org.br/praticas-agroecologicas-07-agua-e-agricultura/ Mon, 22 Feb 2010 00:42:27 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=342 A agricultura convencional necessita de muita água na irrigação, compacta e desestrutura o solo provocando a erosão e causando enxurradas e enchentes. Diminui também a infiltração de água no solo e reduz os lençóis freáticos secando fontes, riachos e rios. Além disso, contamina o solo e a água com agrotóxicos e adubos químicos altamente solúveis. […]

O post Práticas agroecológicas 07: ÁGUA E AGRICULTURA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
o-ciclo-da-agua
o-ciclo-da-agua

A agricultura convencional necessita de muita água na irrigação, compacta e desestrutura o solo provocando a erosão e causando enxurradas e enchentes. Diminui também a infiltração de água no solo e reduz os lençóis freáticos secando fontes, riachos e rios. Além disso, contamina o solo e a água com agrotóxicos e adubos químicos altamente solúveis. É preciso mencionar ainda que a agricultura convencional aumenta o aquecimento global.

A agricultura ecológica conserva a umidade do solo, pois mantém o solo coberto e estruturado, permitindo a infiltração de água que abastece o lençol freático e mantém as fontes, rios e riachos. Além disso produz alimentos saudáveis e que no seu processo de produção recuperam e conservam a natureza, ajudando a reverter o aquecimento global.

A sua opção de produção e consumo pode ajudar a conservar a água do Planeta Terra.

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA PARA SEMPRE

A Terra se chama “planeta água” porque 70% de sua superfície está ocupada pela água.

Desta:

  • 97,5% é salgada e está nos oceanos;
  • 2,15% é água doce e está congelada nos pólos;
  • 0,35%, também água doce, está nos rios, lagos e sub-solo. Esta é a parte que está disponível ao consumo humano.

Porém esta água não está igualmente distribuída no mundo e grande parte já está contaminada pelas atividades humanas e tornando-se imprópria para o consumo.

Cada vez mais regiões que antes não se preocupavam com a disponibilidade de água, agora estão com problemas de abastecimento.

Portanto a questão da água é um dos temas mais atuais e afeta diretamente a vida e a qualidade de vida do ambiente e das pessoas, pois além da sua disponibilidade física direta, influencia também a produção de alimentos.

Atuação da Serra Acima na conservação da água:

Todo o trabalho da Serra Acima tem influência positiva sobre a disponibilidade e qualidade de água.

Algumas ações são especificamente relacionadas como a recomposição das matas ciliares e proteções de fontes. Outras também tem influência direta embora o alcance das ações vai para além da questão da água, sendo:

implantação de sistemas agroflorestais;

  • cobertura dos solos;
  • correta destinação e reaproveitamanto de dejetos animais e outros  resíduos orgânicos;
  • não utilização de agrot-óxicos;
  • recomposição da estrutura e vida do solo;

O post Práticas agroecológicas 07: ÁGUA E AGRICULTURA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A ENCHENTE NA REGIÃO DE CUNHA: Catástrofe ou conseqüência? https://www.serracima.org.br/a-enchente-na-regiao-de-cunha-catastrofe-ou-consequencia/ Tue, 09 Feb 2010 23:56:29 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=335 A recente chuva e fortes enxurradas destruíram pontes, estradas, lavouras, derrubaram encostas causaram sérios prejuízos na região. Poderia ser traduzida como uma catástrofe isolada, mas situação semelhante vem ocorrendo com cada vez mais freqüência em outros lugares no Brasil e no Mundo, e isso leva a acreditar que são conseqüências de uma relação negativa, ou […]

O post A ENCHENTE NA REGIÃO DE CUNHA: Catástrofe ou conseqüência? apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A recente chuva e fortes enxurradas destruíram pontes, estradas, lavouras, derrubaram encostas causaram sérios prejuízos na região. Poderia ser traduzida como uma catástrofe isolada, mas situação semelhante vem ocorrendo com cada vez mais freqüência em outros lugares no Brasil e no Mundo, e isso leva a acreditar que são conseqüências de uma relação negativa, ou seja, destruidora do ser humano sobre a natureza, e que causa grandes desequilíbrios como o aquecimento global.

Por que acontece ocorre o aquecimento global?

O aquecimento global é conseqüência do excesso de gases na atmosfera que causam o “efeito estufa”, ou seja, encobrem o planeta e não deixam o calor sair. Esses gases resultam principalmente da queima do petróleo e das queimadas de florestas. A agricultura ajuda a causar o aquecimento global, porque usa combustível que vem do petróleo e consome adubos químicos e agrotóxicos que necessitam de petróleo para serem produzidos. As queimadas também são muito prejudiciais, assim como o revolvimento do solo, deixar o solo descoberto e manejo inadequado de materiais orgânicos.

Como diminuir o aquecimento global?

Uma grande ajuda pode ser iniciada pela mudança de comportamento e do padrão de consumo: economizar energia, usar transporte coletivo; usar energias renováveis alternativas ao petróleo, produzir e consumir produtos ecológicos e agroecológicos que não poluem ou degradam a natureza, recompor as matas ciliares, manter o solo sempre coberto, não realizar queimadas, implantar florestas e agroflorestas,  separar, reciclar e principalmente produzir menos lixo …

Como se prevenir das conseqüências do aquecimento Global?

Secas: proteger fontes; manter matas ciliares; construir cisternas, manter o solo coberto; diversificar a produção; implantar cultivos mais resistentes como as culturas perenes e agroflorestas;

Enchentes: Manter as matas ciliares, melhorar a capacidade de infiltração de água no solo mantendo-o coberto e com mais áreas de florestas e agroflorestas; diversificar os cultivos, proteger as encostas;

Vendavais: Implantar quebra ventos; reforçar as estruturas das construções, contribuir para a diminuição do aquecimento global.

Aspectos Gerais importantes para maior segurança e sustentabilidade: Diversificação, produção agroecológica, abastecimento local, ampliação da produção para o auto consumo, produção de sementes crioulas, diminuir a dependência de insumos externos, mudança comportamento e de hábitos de consumo.

O post A ENCHENTE NA REGIÃO DE CUNHA: Catástrofe ou conseqüência? apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>