Empreendimentos Comunitários: Projeto: Criando ambientes para a geração de trabalho e renda

Fase 1

O projeto, selecionado a partir de edital público do Programa Desenvolvimento e Cidadania, foi desenvolvido em Cunha, com destaque para a Comunidade do Vidro. Esse nome curioso foi dado por conta da concentração de mica no solo, um minério que brilha como o vidro com a luz do Sol.

O Índice de Desenvolvimento Humano da cidade de Cunha, nesse momento, era um dos menores do estado de São Paulo (0,733) e o Vidro era uma das comunidades rurais mais carentes do município.

Um diagnóstico participativo realizado com a comunidade do Vidro, em 2007, mostrou claramente para todos a necessidade de trabalharmos geração de renda, a segurança alimentar e o estímulo à permanência de jovens na comunidade.

A estratégia adotada foi a de trabalhar em grupo com os diversos agricultores familiares para que a geração de conhecimento e prática fossem coletivas, permitindo a construção de conhecimentos agroecológicos junto com a comunidade, para melhorar a produção de alimentos para consumo próprio e para venda, inclusive o leite.

Foram implantados quintais agroflorestais e unidades de referência em Pastoreio Racional Voisin, visto que a maioria das famílias obtêm sua renda através da venda do leite.

Além de chegar a 30 famílias produzindo em moldes agroecológicos, os objetivos dessa fase do projeto incluíram a restauração de áreas degradadas, o controle no avanço das monoculturas associadas ao pasto e ao eucalipto, monoculturas diretamente associadas à desagregação das relações socioculturais tradicionais, ao empobrecimento do solo, à escassez da água e ao desmatamento da floresta nativa na Mata Atlântica.

Trabalhamos para que ao final do projeto tivéssemos uma comunidade mais organizada e fortalecida, com maior participação dos jovens, melhoria da qualidade e quantidade de alimentos produzidos e consumidos pelas famílias, além de mais oportunidades de trabalho e renda.

Unidades familiares que participaram do projeto: 130

Mulheres que participaram do projeto: cerca de 270

Jovens: cerca de 250, sendo 20 deles participando do curso de Agroecologia e Comercialização

 

Fase 2