Laranjas no péLiquens - Mata AtlânticaSementes para plantioDetalhe da MataGalinha e filhotesGaleria de imagens

Serracima

Água. Alimentos. Mata Atlântica. Cunha - São Paulo - Brasil

Agrotóxicos

21.10.2013

I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes

O I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes, promovidos pela RaiSpMg (Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo – Minas). foram realizados nos dias 16 e 17 de outubro de 2013 em São José do Rio Preto (SP).

O evento contou com a presença de representantes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ABD (Associação Biodinâmica), APA (Articulação Paulista de Agroecologia), Unesco-HidroEX – MG, além de assentamentos da reforma agrária (MST) da região e proximidades (Indiaporã – SP e Frutal – MG), e demais entidades que trabalham e promovem em seus territórios ações com Agroecologia, Educação Popular e Segurança e Soberania Alimentar. A SerrAcima esteve presente representada por seu técnico, o agrônomo Ismael Soares Filho e pelos agricultores familiares agroecológicos  Aloísio José dos Santos e Benedito Sebastião do Rosário, ambos moradores do município de Cunha.

Além da tradicional troca de sementes, os participantes assistiram a palestras e tiveram a oportunidade de compartilhar experiências sobre:  importância da água e seu uso racional nas unidades familiares de produção, Sistema Participativo de Garantia (SPG), Organização de Controle Social (OCS) e produção e seleção de sementes crioulas/caipiras tradicionais.

Clique para ler o texto completo »

7.08.2013

III Encontro de Internacional de Agroecologia – EIA

O III Encontro Internacional de Agroecologia – EIA – reuniu mais de 2300 pessoas, entre acadêmicos, técnicos, pesquisadores, estudantes e agricultores ligados às experiências em Agroecologia no Brasil e outros países latino-americanos, na cidade de Botucatu-SP, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

A programação contou com debates, palestras, mesas redondas, oficinas que versaram sobre diversos temas: sementes, sistemas agroecologicos de produção, plantas medicinais, SPG – Sistema Participativo de Garantia, extensão rural agroecologica, agricultura orgânica, agrofloresta, economia popular e solidária, diferenças entre agroecologia e agricultura orgânica, entre muitos outros.

O evento propiciou a troca de experiências, sementes, saberes e experiências da transição agroecológica, bem como esclarecimentos sobre os impactos do agronegócio e das sementes transgênicas na vida e na saúde dos agricultores familiares agroecológicos, e que geram a dependência deste pacote tecnológico oriundos da Revolução Verde (anos 50, 60 e 70), discussões sobre as políticas públicas atuais e seus entraves burocráticos para elaboração de planos nacionais e regionais para a promoção da Agroecologia, em seus sentidos mais amplos (execução, acompanhamento, recursos).

Clique para ler o texto completo »

11.03.2012

Folder: Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida 2

Petrobras
» Serracima - Cunha - São Paulo. Fazer login DoDesign-s Design & Marketing