Arquivo de Nascentes - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/nascentes/ Associação de Cultura e Educação Ambiental Wed, 01 Feb 2023 13:40:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://www.serracima.org.br/wp-content/uploads/cropped-favico-32x32.png Arquivo de Nascentes - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/nascentes/ 32 32 Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul https://www.serracima.org.br/plano-de-educacao-ambiental-e-mobilizacao-social-da-bacia-hidrografica-do-paraiba-do-sul/ Sun, 08 Mar 2020 00:24:24 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1934 Está sendo elaborado o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Esse plano será muito importante porque vai orientar as ações do Comitê de Bacia. A SerrAcima já se integrou ao processo do diagnóstico participativo e todas as pessoas e organizações são convidadas a inscrever suas ações de […]

O post Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

Está sendo elaborado o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Esse plano será muito importante porque vai orientar as ações do Comitê de Bacia. A SerrAcima já se integrou ao processo do diagnóstico participativo e todas as pessoas e organizações são convidadas a inscrever suas ações de mobilização e educação ambiental realizadas nos últimos 15 anos.

Vamos aparecer no mapa?
Entre na plataforma: www.rioparahyba.com.br

O post Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Parceria entre SerrAcima e AMPRASP inicia experiências de uso e manejo sustentável da àgua, saneamento básico e agroecologia nos Bairros do Sitio e Paraibuna em Cunha! https://www.serracima.org.br/parceria-entre-serracima-e-amprasp-tem-como-foco-a-construcao-de-biofossa-em-sistema-de-mutirao/ Fri, 24 Apr 2015 13:59:25 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1056 A parceria entre a Associação de Moradores e Produtores Rurais dos Bairros do Sitio, Paraibuna, Rodeio e Rio Abaixo – Amprasp e SerrAcima em 2014, teve como foco a demanda  de construir uma biofossa em mutirão na sede da Associação. Desta experiência surgiu a necessidade de aprofundar diálogos e caminhos para o uso e manejo […]

O post Parceria entre SerrAcima e AMPRASP inicia experiências de uso e manejo sustentável da àgua, saneamento básico e agroecologia nos Bairros do Sitio e Paraibuna em Cunha! apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>

A parceria entre a Associação de Moradores e Produtores Rurais dos Bairros do Sitio, Paraibuna, Rodeio e Rio Abaixo – Amprasp e SerrAcima em 2014, teve como foco a demanda  de construir uma biofossa em mutirão na sede da Associação.

Desta experiência surgiu a necessidade de aprofundar diálogos e caminhos para o uso e manejo sustentável da água pelos associados e SerrAcima. Sendo encaminhada a realização de um processo de formação teórico-prático com a temática “Uso e Manejo Sustentável da Água, Saneamento e Agroecologia”. Na formação além de momentos teóricos são previstas implantações de experiências de proteção de nascentes e cursos d´água, reflorestamento, sistemas agroflorestais, biofossas, tratamento de água cinza, alternativas de captação de água (como cisternas) nas propriedades de agricultoras e agricultores familiares da associação.

A primeira implantação já está em curso sendo proposta a proteção de uma nascente e seu curso d´água, de uma propriedade que abastece cerca de 15 famílias, que após realizada análise da água consumida teve como resultado imprópria para uso humano. Espera-se que com esta ação a água possa retomar sua qualidade e volume.

Por Comunicação SerrAcima

O post Parceria entre SerrAcima e AMPRASP inicia experiências de uso e manejo sustentável da àgua, saneamento básico e agroecologia nos Bairros do Sitio e Paraibuna em Cunha! apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Água, Alimentos e Mata Atlântica https://www.serracima.org.br/agua-alimentos-e-mata-atlantica/ Sat, 29 Aug 2009 22:57:03 +0000 http://www.serracima.org.br/agua-alimentos-e-mata-atlantica/ As nascentes precisam ser protegidas pelas matas ciliares do entorno para que a água infiltre no solo e não escorra sob a superfície. O desmatamento de áreas próximas às nascentes causa diminuição da biodiversisdade, erosão no solo e assoreamento de rios. A SERRACIMA busca recuperar, conservar e preservar a mata ciliar através da geração de […]

O post Água, Alimentos e Mata Atlântica apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
As nascentes precisam ser protegidas pelas matas ciliares do entorno para que a água infiltre no solo e não escorra sob a superfície. O desmatamento de áreas próximas às nascentes causa diminuição da biodiversisdade, erosão no solo e assoreamento de rios.

A SERRACIMA busca recuperar, conservar e preservar a mata ciliar através da geração de referências em recuperação florestal que possam ser replicadas em larga escala. Utilizamos estratégias que aliam proteção ambiental com produção de alimentos, através da  implantação de Sistemas Agroflorestais.

As famílias agricultoras recuperam a mata ciliar e ao mesmo tempo podem colher  frutos e  alguns alimentos (raízes)  plantadas entre as árvores da mata nativa.

O post Água, Alimentos e Mata Atlântica apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>