Arquivo de Fotos - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/fotos/ Associação de Cultura e Educação Ambiental Mon, 02 Jan 2023 18:19:55 +0000 pt-BR hourly 1 https://www.serracima.org.br/wp-content/uploads/cropped-favico-32x32.png Arquivo de Fotos - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/fotos/ 32 32 I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes https://www.serracima.org.br/i-encontro-de-agroecologia-de-sao-jose-do-rio-preto-e-a-iv-feira-de-trocas-de-saberes-sabores-e-sementes/ Mon, 21 Oct 2013 11:32:25 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=943 O I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes, promovidos pela RaiSpMg (Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo – Minas). foram realizados nos dias 16 e 17 de outubro de 2013 em São José do Rio Preto (SP). O evento […]

O post I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
O I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes, promovidos pela RaiSpMg (Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo – Minas). foram realizados nos dias 16 e 17 de outubro de 2013 em São José do Rio Preto (SP).

O evento contou com a presença de representantes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ABD (Associação Biodinâmica), APA (Articulação Paulista de Agroecologia), Unesco-HidroEX – MG, além de assentamentos da reforma agrária (MST) da região e proximidades (Indiaporã – SP e Frutal – MG), e demais entidades que trabalham e promovem em seus territórios ações com Agroecologia, Educação Popular e Segurança e Soberania Alimentar. A SerrAcima esteve presente representada por seu técnico, o agrônomo Ismael Soares Filho e pelos agricultores familiares agroecológicos  Aloísio José dos Santos e Benedito Sebastião do Rosário, ambos moradores do município de Cunha.

Além da tradicional troca de sementes, os participantes assistiram a palestras e tiveram a oportunidade de compartilhar experiências sobre:  importância da água e seu uso racional nas unidades familiares de produção, Sistema Participativo de Garantia (SPG), Organização de Controle Social (OCS) e produção e seleção de sementes crioulas/caipiras tradicionais.

A riqueza do encontro ficou, também, por conta dos agricultores presentes, que na troca de sementes expuseram suas variedades e espécies além de um farto intercambio de experiência , pois cada região conta com peculiaridades na produção agroecológica, características locais/regionais, que devem ser observadas, mantidas e preservadas.

Ao final do evento foi elaborada a carta proposta que encontra-se no endereço: http://www.raisp.com.br/

Encontro de Agroecologia e Feira de Troca de Sementes em S. J. Rio Preto (SP)
Encontro de Agroecologia e Feira de Troca de Sementes em S. J. Rio Preto (SP)

O post I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Oficinas de boas práticas https://www.serracima.org.br/oficinas-de-boas-praticas/ Wed, 25 Sep 2013 20:57:32 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=908 A SerrAcima tem organizado junto com seus agricultores diversas oficinas de boas práticas (higiene de alimentos, bem estar animal, produção de doces e processamento mínimo de hortaliças) que são realizadas ou na nossa agroindústria ou no campo. O tipo de oficina a ser realizado é uma decisão do grupo de agricultores familiares e agroecológicos de […]

O post Oficinas de boas práticas apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A SerrAcima tem organizado junto com seus agricultores diversas oficinas de boas práticas (higiene de alimentos, bem estar animal, produção de doces e processamento mínimo de hortaliças) que são realizadas ou na nossa agroindústria ou no campo.

O tipo de oficina a ser realizado é uma decisão do grupo de agricultores familiares e agroecológicos de Cunha, durante as reuniões de conformidade e leva em consideração a necessidade de atender a comercialização dos produtos nas feiras livres e na alimentação escolar e/ou a sustentabilidade da propriedade rural.

Oficina sobre a produção de banana chips / Local: agroindústria SerrAcima
Oficina sobre montagem e manuseio de aparelhos: multiprocessador / Local: agroindústria SerrAcima

Oficina de boas práticas de higiene para manipulação de alimentos / Local: agroindústria SerrAcima
Oficina sobre bem estar animal (gado) / Local: UPF de Dona Geralda e Sr. Benedito, bairro Paiol , Cunha- SP.
Oficina sobre a produção de doce de abóbora / Local: agroindústria SerrAcima
Oficina sobre processamento mínimo de hortaliças: pré-lavagem da couve / Local: agroindústria SerrAcima
Oficina sobre processamento mínimo de hortaliças: couve / Local: agroindústria SerrAcima
Oficina sobre processamento mínimo de hortaliças: beterraba / Local: agroindústria SerrAcima.

O post Oficinas de boas práticas apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
III Encontro de Internacional de Agroecologia – EIA https://www.serracima.org.br/iii-encontro-de-internacional-de-agroecologia-eia/ Wed, 07 Aug 2013 16:54:18 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=883 O III Encontro Internacional de Agroecologia – EIA – reuniu mais de 2300 pessoas, entre acadêmicos, técnicos, pesquisadores, estudantes e agricultores ligados às experiências em Agroecologia no Brasil e outros países latino-americanos, na cidade de Botucatu-SP, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. A programação contou com debates, palestras, mesas redondas, oficinas […]

O post III Encontro de Internacional de Agroecologia – EIA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
O III Encontro Internacional de Agroecologia – EIA – reuniu mais de 2300 pessoas, entre acadêmicos, técnicos, pesquisadores, estudantes e agricultores ligados às experiências em Agroecologia no Brasil e outros países latino-americanos, na cidade de Botucatu-SP, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

A programação contou com debates, palestras, mesas redondas, oficinas que versaram sobre diversos temas: sementes, sistemas agroecologicos de produção, plantas medicinais, SPG – Sistema Participativo de Garantia, extensão rural agroecologica, agricultura orgânica, agrofloresta, economia popular e solidária, diferenças entre agroecologia e agricultura orgânica, entre muitos outros.

O evento propiciou a troca de experiências, sementes, saberes e experiências da transição agroecológica, bem como esclarecimentos sobre os impactos do agronegócio e das sementes transgênicas na vida e na saúde dos agricultores familiares agroecológicos, e que geram a dependência deste pacote tecnológico oriundos da Revolução Verde (anos 50, 60 e 70), discussões sobre as políticas públicas atuais e seus entraves burocráticos para elaboração de planos nacionais e regionais para a promoção da Agroecologia, em seus sentidos mais amplos (execução, acompanhamento, recursos).

Em todos os espaços pode-se contar com a presença de autoridades no assunto, além, é claro , de agricultores familiares de todo o país, indígenas e grupos em processo de organização.  A SerrAcima esteve representada pela sua coordenadora Maria Teresinha Ritzmann, o técnico Ismael Soares Filho e os agricultores familiares Edelvan Teixeira no bairro da Vargem do Cedro e José Augusto Amâncio (Gu) da Roça Grande, ambos alunos do Curso Educação do Campo.


O post III Encontro de Internacional de Agroecologia – EIA apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
1º Reunião das OCS´s do Estado de São Paulo https://www.serracima.org.br/1o-reuniao-das-ocss-do-estado-de-sao-paulo/ Sun, 30 Jun 2013 15:16:40 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=866 Nos dias 24 e 25 de junho foi realizada, na cidade de Rio Claro, a 1º Reunião das OCS´s (Orgânização de Controle Social) do Estado de São Paulo – MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A SerrAcima esteve representada pelo seu técnico Ismael Soares Filho e pelos agricultores familiares: Maria Dailsa Amâncio moradora do […]

O post 1º Reunião das OCS´s do Estado de São Paulo apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Nos dias 24 e 25 de junho foi realizada, na cidade de Rio Claro, a 1º Reunião das OCS´s (Orgânização de Controle Social) do Estado de São Paulo – MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A SerrAcima esteve representada pelo seu técnico Ismael Soares Filho e pelos agricultores familiares: Maria Dailsa Amâncio moradora do Bairro Roça Grande e membro da OCS de Cunha – Grupo dos Agricultores Agroecologicos de Cunha – e Adir Pereira (Bi) morador do Bairro Pinhal em Campos de Cunha.

Na reunião foram debatidas as diretrizes e artigos referentes a lei da produção de orgânicos no país (Lei nº 10.831/2003), da qual as OCS´s do Estado de São Paulo estão aptas a opinar e dar contribuição na elaboração das leis, baseado nas dificuldades encontradas na produção local (insumos, sementes, manejo).

A comunicação entre as OCS´s será constante, e esta sendo estruturada a criação de um Fórum das OCS´s do Estado de São Paulo. A Serra Acima é uma das 3 representantes do Estado de São Paulo na criação do Fórum das OCS´s do estado.

Participantes do evento
Participantes do evento
Maria Dailza, Ismael e Bi na reunião
Maria Dailza, Ismael e Bi na reunião
Maria Dailza e Bi na reunião das OCS´s
Maria Dailza e Bi na reunião das OCS´s

O post 1º Reunião das OCS´s do Estado de São Paulo apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
3º Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais https://www.serracima.org.br/3o-festa-das-sementes-organicas-e-biodinamicas-do-sul-de-minas-gerais/ Tue, 25 Jun 2013 14:51:12 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=854 Dia 22/06/2013, sábado, a SerrAcima participou da 3º Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais realizada em Sapucaí Mirim – Bairro dos Pires (área rural). A entidade esteve representada por seu técnico Ismael Soares Filho e pelos agricultores familiares Osmair Pereira (Bairro Vargem Grande), Hailton Pereira (Bairro Vargem Grande) e Rosilene […]

O post 3º Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Dia 22/06/2013, sábado, a SerrAcima participou da 3º Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais realizada em Sapucaí Mirim – Bairro dos Pires (área rural).

A entidade esteve representada por seu técnico Ismael Soares Filho e pelos agricultores familiares Osmair Pereira (Bairro Vargem Grande), Hailton Pereira (Bairro Vargem Grande) e Rosilene Calderaro (Bairro Marmeleiro em Campos de Cunha).

No evento foram trocadas mudas de hortaliças ‘não convencionais’ (azedinha, peixinho, aapuchinha, etc.) e sementes variadas, além de reuniões sobre produção de sementes (grãos e hortaliças). Durante todo o evento os agricultores tiveram a oportunidade de trocar experiências e saberes.

A identificação dos agricultores familiares de Cunha com os de Sul de Minas Gerais é total, e portanto este tipo de experiência é muito rica para todo grupo, e fundamental para a melhoria da comunicação, expressão e empoderamento dos agricultores em espaços como este.

Festa de Sementes Orgânicas e Biodinâmicas
Festa de Sementes Orgânicas e Biodinâmicas
Hailton e Osmair na festa em Sapucaí Mirim
Hailton e Osmair na festa em Sapucaí Mirim
Rosilene, Hailton e Osmair na festa de sementes
Rosilene, Hailton e Osmair na festa de sementes

O post 3º Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas Gerais apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Formatura da Turma III https://www.serracima.org.br/formatura-da-turma-iii-2/ Fri, 02 Dec 2011 15:14:20 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=628 No dia 01/dez foi realizada em Campos Novos – Cunha, a formatura da III Turma do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. São 46 educandos de 25 bairros de Cunha. O próximo passo é a inserção destes formandos na entrega de produtos para a merenda escolar de Cunha […]

O post Formatura da Turma III apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
No dia 01/dez foi realizada em Campos Novos – Cunha, a formatura da III Turma do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

São 46 educandos de 25 bairros de Cunha. O próximo passo é a inserção destes formandos na entrega de produtos para a merenda escolar de Cunha e a comercialização de sua produção na Feira Agroecológica de Campos Novos a ser inaugurada no dia 24 de dezembro deste ano. Aguarde!

Parabéns aos formandos e seus familiares!

 

O post Formatura da Turma III apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
II Feira de Troca de Sementes, Mudas e Animais Caipiras de Cunha – SP https://www.serracima.org.br/ii-feira-de-troca-de-sementes-mudas-e-animais-caipiras-de-cunha-sp-2/ Tue, 30 Aug 2011 15:29:36 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=641 A 2ª Feira de Troca de Sementes, Mudas e Animais Caipiras de Cunha – SP foi realizada no dia 25 de agosto de 2011, em Campos Novos, Cunha – SP. O evento contou com a presença de 400 pessoas, de 42 bairros de Cunha e de 10 Municípios visitantes, que participaram no Seminário sobre Agroecologia […]

O post II Feira de Troca de Sementes, Mudas e Animais Caipiras de Cunha – SP apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
A 2ª Feira de Troca de Sementes, Mudas e Animais Caipiras de Cunha – SP foi realizada no dia 25 de agosto de 2011, em Campos Novos, Cunha – SP.

O evento contou com a presença de 400 pessoas, de 42 bairros de Cunha e de 10 Municípios visitantes, que participaram no Seminário sobre Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e nas feiras de comercialização e trocas. Destaque à participação dos alunos do Colégio Pentágono, Colégio Geraldo Costa
e Escola Municipal Manoel Lopes.

Os agricultores familiares agroecológicos de Cunha – SP, realizaram a comercialização de produtos sem contaminação por agrotóxicos, trocaram entre si e com os visitantes 100 variedades de sementes e mudas caipiras, demonstrando a importância do seu trabalho na conservação da biodiversidade.

Os agricultores também apresentaram painéis e oficinas sobre práticas Agroecológicas: controle biológico de formigas e mosca da fruta, proteção de fontes, minhocário, compostagem e horta mandala.

Feira de Troca

 

Feira de Troca

 

Palestra sobre agroecologia

 

Carta dos agricultores agroecológicos contando suas experiências

 

Oficina: horta mandala

 

Oficina: minhocário

O post II Feira de Troca de Sementes, Mudas e Animais Caipiras de Cunha – SP apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Formatura da Turma II do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização https://www.serracima.org.br/formatura-da-turma-ii-do-curso-basico-de-agroecologia-e-comercializacao/ Sun, 10 Oct 2010 17:21:22 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=712 No dia 08/10/2010 foi realizada na Igreja da Boa Vista em Cunha (Rodovia Cunha–Paraty km 53,5), a cerimônia de formatura dos 35 educandos da II Turma do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Parabéns aos formandos e seus familiares!

O post Formatura da Turma II do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
No dia 08/10/2010 foi realizada na Igreja da Boa Vista em Cunha (Rodovia Cunha–Paraty km 53,5), a cerimônia de formatura dos 35 educandos da II Turma do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Parabéns aos formandos e seus familiares!

O post Formatura da Turma II do Curso Básico de Agroecologia e Comercialização apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>