Arquivo de Juventude - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/juventude/ Associação de Cultura e Educação Ambiental Sat, 31 Dec 2022 22:52:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://www.serracima.org.br/wp-content/uploads/cropped-favico-32x32.png Arquivo de Juventude - Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental https://www.serracima.org.br/ver/juventude/ 32 32 E viva a Juventude Agroecológica! https://www.serracima.org.br/e-viva-a-juventude-agroecologica/ Tue, 06 Mar 2018 22:57:53 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1453 Ontem, 5 de março de 2018, celebramos a assinatura de convênio com a Fundação Banco do Brasil para a execução do projeto ​Desenvolvimento Agroecológico da Agricultura Familiar na Região de Cunha/SP.  Para os íntimos, já virou Juventude Agroecológica. Estiveram presentes muitas pessoas queridas e integrantes de entidades parceiras nas lutas para a geração participativa de conhecimentos e […]

O post E viva a Juventude Agroecológica! apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Ontem, 5 de março de 2018, celebramos a assinatura de convênio com a Fundação Banco do Brasil para a execução do projeto ​Desenvolvimento Agroecológico da Agricultura Familiar na Região de Cunha/SP.  Para os íntimos, já virou Juventude Agroecológica.

Estiveram presentes muitas pessoas queridas e integrantes de entidades parceiras nas lutas para a geração participativa de conhecimentos e práticas ambientalmente sustentáveis e socialmente justas.

Registramos a presença de representantes da Escola Carlito Maia, da OSCIP Caminhos de Cunha, do Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha, da BIOCUNHA e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

E, principalmente, começamos a reunir a moçada, nossa turma participantes do Projeto.

O evento foi realizado na Câmara dos Vereadores da Estância Climática de Cunha e contou com a participação de autoridades locais e representantes do Banco do Brasil.

 

O post E viva a Juventude Agroecológica! apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
Produção Agroecológica assegurada pela Certificação Participativa https://www.serracima.org.br/producao-agroecologica-assegurada-pela-certificacao-participativa/ Mon, 18 May 2015 14:26:06 +0000 http://www.serracima.org.br/?p=1067   A Organização de Controle Social – OCS é uma modalidade de certificação participativa prevista na lei de orgânicos (Lei 10.831). O grupo de Agricultores Familiares Agroecológicos de Cunha é signatário de uma OCS desde que recebeu seu registro do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA em abril de 2013. São nove as famílias […]

O post Produção Agroecológica assegurada pela Certificação Participativa apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>
 

A Organização de Controle Social – OCS é uma modalidade de certificação participativa prevista na lei de orgânicos (Lei 10.831). O grupo de Agricultores Familiares Agroecológicos de Cunha é signatário de uma OCS desde que recebeu seu registro do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA em abril de 2013. São nove as famílias que garantem a conformidade agroecológica de sua produção, solidariamente uma das outras.

 

Visita de OCS na casa da Dona Lurdinha

 

Para isso realizam a cada mês uma visita em uma das famílias para atualização dos questionários elaborados pelo grupo com perguntas sobre manejo e organização da produção e comercialização. As visitas são um rico momento de intercâmbio de experiências e saberes e podem contar com a presença de consumidores. A certificação pela OCS só é válida para a venda direta ao consumidor, como é realizada na Feira agroecológica de Cunha que acontece a cada manhã de sábado em Campos Novos e na praça do Rosário em Cunha. Sejam Bem vindos!!!

 

Visita de OCS na casa da Dona Lurdinha
visita de OCS na casa do Lourival e Dona Cremildes

Fotos: Augusto Santiago Caju  / Texto: Augusto Santiago Caju  / Revisão: Luana Carvalho 

O post Produção Agroecológica assegurada pela Certificação Participativa apareceu primeiro em Serracima | Associação de Cultura e Educação Ambiental.

]]>