O município de Cunha

O município de Cunha localiza-se no Alto Vale do Paraíba, região serrana onde nascem os rios Paraibuna e Paraitinga formadores da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, tendo importância estratégica na produção e manutenção de recursos hídricos para abastecimento local e regional.

Com extensão de 1.407,250 km.2, o município compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica protegidos em unidades de conservação (Parque Nacional da Serra da Bocaina e Parque Estadual da Serra do Mar), mas a maior parte do seu território tem relevo acidentado e coberto por pastagens em diversos estágios de degradação – correspondendo a 67% da zona rural (IBGE, 2017) e grandes áreas com perda de solos.

As principais atividades econômicas são a pecuária (leiteira e de corte) e a produção agrícola convencional, com emprego intensivo de queimadas, agrotóxicos e técnicas de manejo insustentáveis. Mais recentemente, a monocultura de eucalipto vem se expandindo de forma expressiva na paisagem rural.

Com um total de 21.866 habitantes, a população rural corresponde a 46% (IBGE, 2017), sendo majoritariamente constituída por agricultores familiares que têm pequenas e médias propriedades, as quais correspondem a quase 90% do registro fundiário no município.