Práticas agroecológicas 07: ÁGUA E AGRICULTURA

o-ciclo-da-agua
o-ciclo-da-agua

A agricultura convencional necessita de muita água na irrigação, compacta e desestrutura o solo provocando a erosão e causando enxurradas e enchentes. Diminui também a infiltração de água no solo e reduz os lençóis freáticos secando fontes, riachos e rios. Além disso, contamina o solo e a água com agrotóxicos e adubos químicos altamente solúveis. É preciso mencionar ainda que a agricultura convencional aumenta o aquecimento global.

A agricultura ecológica conserva a umidade do solo, pois mantém o solo coberto e estruturado, permitindo a infiltração de água que abastece o lençol freático e mantém as fontes, rios e riachos. Além disso produz alimentos saudáveis e que no seu processo de produção recuperam e conservam a natureza, ajudando a reverter o aquecimento global.

A sua opção de produção e consumo pode ajudar a conservar a água do Planeta Terra.

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA PARA SEMPRE

A Terra se chama “planeta água” porque 70% de sua superfície está ocupada pela água.

Desta:

  • 97,5% é salgada e está nos oceanos;
  • 2,15% é água doce e está congelada nos pólos;
  • 0,35%, também água doce, está nos rios, lagos e sub-solo. Esta é a parte que está disponível ao consumo humano.

Porém esta água não está igualmente distribuída no mundo e grande parte já está contaminada pelas atividades humanas e tornando-se imprópria para o consumo.

Cada vez mais regiões que antes não se preocupavam com a disponibilidade de água, agora estão com problemas de abastecimento.

Portanto a questão da água é um dos temas mais atuais e afeta diretamente a vida e a qualidade de vida do ambiente e das pessoas, pois além da sua disponibilidade física direta, influencia também a produção de alimentos.

Atuação da Serra Acima na conservação da água:

Todo o trabalho da Serra Acima tem influência positiva sobre a disponibilidade e qualidade de água.

Algumas ações são especificamente relacionadas como a recomposição das matas ciliares e proteções de fontes. Outras também tem influência direta embora o alcance das ações vai para além da questão da água, sendo:

implantação de sistemas agroflorestais;

  • cobertura dos solos;
  • correta destinação e reaproveitamanto de dejetos animais e outros  resíduos orgânicos;
  • não utilização de agrot-óxicos;
  • recomposição da estrutura e vida do solo;