Parceria entre SerrAcima e AMPRASP inicia experiências de uso e manejo sustentável da àgua, saneamento básico e agroecologia nos Bairros do Sitio e Paraibuna em Cunha!

A parceria entre a Associação de Moradores e Produtores Rurais dos Bairros do Sitio, Paraibuna, Rodeio e Rio Abaixo – Amprasp e SerrAcima em 2014, teve como foco a demanda  de construir uma biofossa em mutirão na sede da Associação.

Desta experiência surgiu a necessidade de aprofundar diálogos e caminhos para o uso e manejo sustentável da água pelos associados e SerrAcima. Sendo encaminhada a realização de um processo de formação teórico-prático com a temática “Uso e Manejo Sustentável da Água, Saneamento e Agroecologia”. Na formação além de momentos teóricos são previstas implantações de experiências de proteção de nascentes e cursos d´água, reflorestamento, sistemas agroflorestais, biofossas, tratamento de água cinza, alternativas de captação de água (como cisternas) nas propriedades de agricultoras e agricultores familiares da associação.

A primeira implantação já está em curso sendo proposta a proteção de uma nascente e seu curso d´água, de uma propriedade que abastece cerca de 15 famílias, que após realizada análise da água consumida teve como resultado imprópria para uso humano. Espera-se que com esta ação a água possa retomar sua qualidade e volume.

Por Comunicação SerrAcima