III Feira de Troca de Sementes, Mudas e Animais Caipiras de Cunha-SP & III Feira de Troca de Sementes Tradicionais e Crioulas do Estado de São Paulo

Os Grupos de Agricultores Familiares Agroecológicos de Cunha/SP e Campos de Cunha/SP, juntamente com a SerrAcima realizam a III Feira de troca de sementes, mudas e animais caipiras de Cunha/SP, conjuntamente com a III Feira de Troca de sementes tradicionais e crioulas do Estado de São Paulo, nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2012.

O evento faz parte de um processo construído no município de Cunha/SP há três anos pelos Grupos de Agricultores Agroecológicos e pela OSCIP SerrAcima que atuam na consolidação de propostas para o desenvolvimento rural sustentável, com ações formativas e implementação de  práticas Agroecológicas  de  produção, geração de renda e recuperação florestal, desenvolvidas pelo Projeto Empreendimentos Comunitários: criando ambientes para a geração de trabalho e renda no município de Cunha/SP que conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Neste ano, o evento une-se à Feira Estadual de Trocas de Sementes de São Paulo, organizada pelo Grupo de Trabalho sobre Sementes da Comissão de Produção Orgânica do Estado de SP (GT Sementes – CPOrg/SP), ligado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

As Feiras, através da troca de saberes, sementes, mudas e animais, têm como objetivo ampliar as discussões, mas principalmente as ações Estaduais em torno dos Bancos comunitários de Sementes, visando estimular o resgate, conservação e multiplicação das sementes entendidas como patrimônio genético e cultural da humanidade, essencial para a produção nos sistemas agrícolas familiares.

Desde que os seres humanos começaram a coletar e plantar sementes para o cultivo, dando assim origem à agricultura, transcorreram mais de 12 mil anos de adaptações e seleções sucessivas pelos agricultores e camponeses de todo o mundo, criando espécies agrícolas que não existiam em forma comestível, como por exemplo, o milho, o tomate, a mandioca, o arroz e em geral todos os cultivos alimentares como os conhecemos hoje. Esse processo foi acompanhado da domesticação também de animais por razões alimentares, produtivas e sociais.

Atualmente, aproximadamente metade da população mundial – 3 bilhões de pessoas – dedica-se à agricultura. Segundo a FAO, a metade delas depende das sementes que guarda de suas próprias colheitas como fonte principal de sementes. Porém, o avanço da agricultura industrial, com o aumento do uso de agrotóxicos e liberação dos cultivos geneticamente modificados tem colocado em risco a autonomia produtiva dessas famílias, bem como o meio ambiente e a saúde. (CARVALHO, 2003)

As sementes são a base para a segurança e soberania alimentar de qualquer país. A proteção de seu patrimônio genético é condição básica e essencial para qualquer política de combate à fome e à miséria.

Durante o evento, os agricultores familiares participantes, apresentarão através de painéis e oficinas sobre as práticas agroecológicas desenvolvidas em suas unidades de produção familiar. Espera-se que a feira propicie a troca de 100 variedades de sementes, mudas e animais resgatados e conservados pelas famílias. São esperados 400 participantes do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

 

Programação:

04/09/2012
Seminário sobre Hortaliças não convencionais
Local: Pastoral da Criança – Campos Novos, Cunha – SP (Há 30 km do Centro de Cunha – SP)
Horário: 9h à 12h00

05/09/2012
Reunião dos Bancos de Sementes em processo de organização no Estado de São Paulo
Local: Centro de Catequese Padre Adriano Seelen da Paróquia N. S. da Conceição – Centro de Cunha – SP
Horário: 9h00 às 18h00

06/09/2012
III Feira de trocas de sementes, mudas e animais caipiras de Cunha-SP e III Feira de Troca de sementes tradicionais e crioulas do Estado de São Paulo.
Local: Igreja da Boa Vista – Rodovia Cunha-Paraty, km 53,5 ( Há 6 km do Centro de Cunha – SP)
Horário: 9h00 às 17h00

Realização

SerrAcima
Grupos de Agricultores Familiares Agroecológicos de Cunha e Campos de Cunha
GT de Sementes da CPOrg/SP

Contato:

SerrAcima – Cunha – SP
www.serracima.org.br
serracima@serracima.org.br
(12) 3111-1744 e (12) 8217-3020