II – A formação como estratégia para mudança 04: AS UNIDADES DE REFERÊNCIA

bairro-roca-grande

A condição de unidade de referência ou de estudo é uma forma muito efetiva de construção de conhecimento, porque materializa e interação teoria e prática, aplicadas em realidades e condições locais. A forma de abordagem e interação pretende estimular a condição de protagonismo coletivo, porque mesmo que seja realizado na área de alguém, é objeto de estudo/ pesquisa coletiva. Nas metodologias da “revolução verde” predominava as unidades demonstrativas, associadas à condição passiva do coletivo maior, onde “alguém mostra para outros como é que se faz” ou “quem sabe mostra para quem não sabe”. Pretendia impor um novo modelo, negando a experiência e conhecimento das famílias agricultoras.

A Serra Acima está organizando algumas unidades de referência para a qualificação e construção coletiva de conhecimento na transição agroecológica. Nessas unidades, tanto na implantação como durante o desenvolvimento das iniciativas nas unidades de referência, são realizados mutirões e dias de campo. Trata-se de um processo de construção propositiva popular e coletiva, que alia o conhecimento tradicional com o conhecimento acadêmico.

No trabalho da Serra Acima foram selecionadas cinco unidade familiares de produção e implantadas cinco áreas de referência, nas quais realizou-se qualificação das famílias e da produção em processo de transição para a agroecologia.

Critérios estabelecidos na seleção das unidades de referência:

  • Demonstrar interesse e iniciativa para a diminuição gradativa do uso de agrotóxicos objetivando a conversão gradativa de sua unidade de produção familiar para a agroecologia;
  • Disponibilizar parte de sua unidade de produção familiar para iniciar o processo de conversão;
  • Garantir a soberania alimentar produzindo alimentos sem uso de agrotóxicos e buscando a diversidade tanto na produção para comercialização quanto para o consumo da família;
  • Buscar a recuperação das áreas de APP e RL, bem como a proteção de nascentes;
  • Participar do Curso de Agroecologia e Comercialização e/ou das atividades de campo promovidas pela Serra Acima.