II – A formação como estratégia para mudança 01: O CURSO DE AGROECOLOGIA

formatura curso de agroecologia-14-10-09

Entendendo a importância da formação no processo de transição agroecológica a Serra Acima com apoio das parcerias, organizou um curso de agroecologia e, acaba de formar a primeira turma.

O curso foi concebido de forma a garantir a formação de empreendedores com capacidade de analisar criticamente e a repensar as formas de interação da agricultura com a realidade em que esteja inserida, com ênfase no segmento da agricultura familiar, valorizando e contribuindo para a equidade na distribuição da renda, a valorização das culturas locais e o respeito ao meio ambiente.

Este curso foi construído a partir de um diálogo com os grupos de agricultores envolvidos, das discussões realizadas com a equipe técnica da Serra Acima e contando com as experiências de formação realizadas por outras entidades afins.

Os procedimentos pedagógicos buscam a conjugação simultânea entre as atividades cotidianas do ensino, a pesquisa participante e ação. Este processo é associado com a metodologia da alternância, que pressupõe diferentes estratégias de ensino-aprendizagem.

O funcionamento do curso tem as seguintes características:

a) Carga horária: 240 horas, compreendidas entre o tempo escola (TE), com 120 horas, o que corresponde a 15 dias de aulas presenciais; e o Tempo comunidade (TC) com 120 horas, destinado às atividades dos planos de trabalho intermodulares;

b) Periodicidade: aulas quinzenais (sextas-feiras), totalizando 08 horas por dia, 15 dias de aulas durante 7,5 meses (fevereiro a setembro/2009);

c) número de educandos(as) selecionados: 20 educandos;

d) Bairros incluídos: Roça Grande, Sítio, Paraibuna, Aparição (Campo Alegre), Barra, Santa Bárbara (Vargem Grande e Vargem do Cedro) + bairros urbanos;

e) Local para o Tempo Escola: Espaço Aberto;

f) Acompanhamento do TC: feito pela equipe técnica da Serra Acima nas idas às áreas do projeto, quinzenalmente.

g) Custos: docentes, materiais, alimentação, deslocamentos durante os eventos são custeados pelo Projeto apoiado pela Bovespa. Como contrapartida do educando as despesas com deslocamento das residências para as aulas quinzenais ficam sob responsabilidade de cada educando, bem como a doação do seu dia de trabalho destinado ao TE e ao TC, não havendo a oferta de bolsas de estudo.

A cerimônia de encerramento do Curso de Agroecologia e Comercialização e entrega dos Certificados de Conclusão do mesmo (14/10/2009) foi um momento bastante emocionante, onde os educandos partilharam, com seus familiares e convidados, um pouco da trajetória e aprendizagens do curso, através de painéis de fotos.

Esse dia foi marcado também pela apresentação e compromisso da Serra Acima em trabalhar pela implantação da Escola de Educação Profissional Carlito Maia, que passa a incorporar suas linhas de ação. O anúncio desse importante desafio foi realizado conjuntamente pela Serra Acima e pela Sra. Dulce Maia, idealizadora e entusiasta desse importante projeto que em muito contribuirá para o desenvolvimento de Cunha-SP.

Quinze agricultores familiares concluíram o Curso de Formação em Agroecologia e Comercialiazação.