I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes

O I Encontro de Agroecologia de São José do Rio Preto e a IV Feira de Trocas de Saberes, Sabores e Sementes, promovidos pela RaiSpMg (Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo – Minas). foram realizados nos dias 16 e 17 de outubro de 2013 em São José do Rio Preto (SP).

O evento contou com a presença de representantes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ABD (Associação Biodinâmica), APA (Articulação Paulista de Agroecologia), Unesco-HidroEX – MG, além de assentamentos da reforma agrária (MST) da região e proximidades (Indiaporã – SP e Frutal – MG), e demais entidades que trabalham e promovem em seus territórios ações com Agroecologia, Educação Popular e Segurança e Soberania Alimentar. A SerrAcima esteve presente representada por seu técnico, o agrônomo Ismael Soares Filho e pelos agricultores familiares agroecológicos  Aloísio José dos Santos e Benedito Sebastião do Rosário, ambos moradores do município de Cunha.

Além da tradicional troca de sementes, os participantes assistiram a palestras e tiveram a oportunidade de compartilhar experiências sobre:  importância da água e seu uso racional nas unidades familiares de produção, Sistema Participativo de Garantia (SPG), Organização de Controle Social (OCS) e produção e seleção de sementes crioulas/caipiras tradicionais.

A riqueza do encontro ficou, também, por conta dos agricultores presentes, que na troca de sementes expuseram suas variedades e espécies além de um farto intercambio de experiência , pois cada região conta com peculiaridades na produção agroecológica, características locais/regionais, que devem ser observadas, mantidas e preservadas.

Ao final do evento foi elaborada a carta proposta que encontra-se no endereço: http://www.raisp.com.br/

Encontro de Agroecologia e Feira de Troca de Sementes em S. J. Rio Preto (SP)
Encontro de Agroecologia e Feira de Troca de Sementes em S. J. Rio Preto (SP)