Encontro dos donatários IAF

Entre os dias 6 e 10 de março aconteceu, na cidade mineira de Montes Claros, um encontro dos donatários dos projetos apoiados pela Inter American Foundation – IAF. Contando com acolhimento caloroso da equipe do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM) o encontro proporcionou momentos especiais de trocas de experiências entre 60 pessoas, representando 22 entidades de 14 estados do Brasil.
Na abertura do evento, a análise do atual contexto sociopolítico do Brasil e seus impactos nas organizações sociais e na participação feminina despertou a reflexões sobre a construção dos próximos passos visando o fortalecimento da democracia.
Donatários

Foram realizadas visitas às agroindústrias de processamento de polpas de frutas e de buriti da Cooperativa Grande Sertão e à Área de Experimentação e Formação em Agroecologia do CCA-NM.
O empreendimento do óleo de buriti envolve cerca de 600 famílias de 10 municípios do Norte de Minas as quais fornecem a raspa, matéria-prima para extração do óleo, para a Cooperativa.
No caso das frutas nativas, 200 famílias de 26 municípios do Norte de Minas fornecem as colheitas de seus quintais para a Cooperativa Grande Sertão. Nas 8 agroindústrias da Cooperativa são processadas cerca de 250 toneladas de frutas por ano, resultando em 17 sabores de polpas agroecológicas, cujo principal mercado é o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Viagem Donatários IAF 2018

A participação de um grupo de jovens Xakriabá trouxe momentos de muita emoção. Além dos cantos e da dança, foi realizada uma roda de conversa sobre a luta em defesa de seu território e seus modos de vida.
O terceiro dia trouxe a discussão conceitual sobre relações de gênero. os comportamentos e características atribuídos a esses sujeitos. Ela também ressaltou a importância de se considerar variáveis como classe social e etnia junto com a de gênero.

Jovens Xakriabá

O encontro encerrou com a oficina sobre Sistemas Participativos de Garantia (SPG) facilitada pelos técnicos Charles Lamb e Erika Sagae da equipe técnica do Cepagro.

Confraternização