Comercialização e economia solidária 10: O PINHÃO COMO ALTERNATIVA II

 

ofcina-saberes-e-sabores-do-pinhao
ofcina-saberes-e-sabores-do-pinhao

Está chagando uma nova safra de pinhão e vale ressaltar a importância do projeto “sabores e saberes do pinhão: mulheres construindo conhecimentos e ações”, que nas suas diversas oficinas testou e divulgou receitas e resgatou conhecimentos associados ao manejo da Araucária e à coleta e comercialização do Pinhão, que se tornaram a base do conteúdo do livro que relata essa experiência coletiva.

            A riqueza dessa experiência de aglutinação de pessoas e realização de rodas de conversas com as moradoras dos diversos bairros rurais envolvidos no Projeto – os quais realizam poucos eventos conjuntos embora sejam contíguos – permitiu a valorização das pessoas e de sua identidade cultural, a criação e o fortalecimento de laços de vizinhança e a troca de experiências. Um produto relevante, expresso nas falas das participantes do projeto, é a maior valorização do próprio pinhão e da araucária.

Essa iniciativa assessorada e animada pela Serra Acima, contempla uma série de ações, como:

– capacitação dos coletores de pinhão para realizar a derrubada das pinhas com segurança;

– reprodução em madeira do “Descascador de Pinhão”. Por escolha das participantes, a produção desses utensílios ficou a cargo de moradores dos bairros rurais em que o Projeto foi desenvolvido;

– qualificação da produção e formas de agregar valor ao pinhão através do seu processamento;

– experimentação de artesanato com casca de pinhão;

– criação de um roteiro de turismo rural para a visitação dos bairros envolvidos no Projeto;

– manutenção de um ponto de comercialização do pinhão e seus subprodutos, eventualmente no “Espaço Aberto”.

            Decidiu-se pela reprodução de 500 exemplares do livro que relata as experiências e receitas testadas, sendo que a renda será compartilhada entre todas as participantes do grupo e o seu uso será definido em conjunto. Como parte do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, a Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo vai apoiar os eventos de lançamento do livro.