Comercialização e economia solidária 06: O PINHÃO COMO ALTERNATIVA

aproveitamento-do-pinhao
aproveitamento-do-pinhao

Em várias regiões do Brasil há produtos nativos locais produtivos, altamente nutritivos e de baixo custo, mas pouco utilizados na alimentação e pouco valorizados. Com o avanço dos sistemas agroeflorestais, esses produtos voltam e serem valorizados.

Dentre essas possibilidades, foi escolhida a cadeia do pinhão e o manejo sustentável da Araucaria angustifólia na região de Cunha. Essa escolha se deu porque já existe a organização das mulheres no grupo Saberes e Sabores do Pinhão e porque já é tradicional participação dos agricultores (no comércio e organização) na Festa do Pinhão, realizado em Cunha entre os dias 17 de abril a 03 de maio de 2009.

Além da comercialização do pinhão in natura e em quitutes variados, parte das sementes coletadas foram trocadas entre os agricultores locais e com agricultores de Santa Catarina e Paraná. O intercâmbio de material genético tem por objetivo combater a erosão genética da espécie Araucaria angustifólia, garantindo a qualidade das sementes; fortalecer a articulação entre as entidades que trabalham com agricultura familiar e sua atuação em redes, com especial a rede de sementes, tendo em vista que a espécie Araucaria angustifolia está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Aprofundou-se e capacitou-se as pessoas em temas relacionados, como: segurança na coleta de sementes (teoria e prática), legislação, seleção de matrizes de Araucaria angustifólia e construção de viveiros caseiros (uso de material alternativo) para multiplicação de mudas nativas.

Realizou-se viagem de intercâmbio com a visita à exposição: “O Pinheiro Brasileiro” e lançamento do livro: “Saberes e Sabores do Pinhão” foi tema de destaque nas reuniões. Mais importante do que a presença de agricultores (as) de diferentes bairros nos eventos acima, foram o processo de organização dos mesmos e a garantia de momentos para troca de experiências e relato das atividades que vem sendo desenvolvidas pelos projetos desenvolvidos pela Serra Acima nos bairros de Cunha.