Atuação

Nosso desafio

Apoiar o desenvolvimento rural sustentável nos aspectos: ambientais (proteção das nascentes e recuperação da Mata Atlântica), econômicos (geração de trabalho e renda para os agricultores familiares) e sociais (combate ao êxodo rural).

A estratégia

Utilizar a Agroecologia enquanto suporte técnico e ideológico criando uma visão integrada das unidades familiares enquanto locais de produção para auto-consumo e venda, recuperação ambiental, convivência social e manifestação cultural. A redução gradual até a eliminação da dependência de insumos de síntese química, irá diminuir custos, minimizar o impacto ambiental e contribuir com a qualidade de vida do agricultor e dos consumidores.

Atuação

A geração de credibilidade quanto à conformidade orgânica dos produtos comercializados foi conquistada com o aprimoramento, observação e troca de experiências entre as famílias de agricultores e  através da criação da OCS – organização de controle social, registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Trabalhamos para fortalecer e ampliar a feira de produtos agroecológicos, gerida pelos próprios agricultores familiares,  ampliar o fornecimento de alimentos sem agrotóxicos para o Programa de Alimentação Escolar e na transformação de produtos primários excedentes em produtos processados através de cooperativas de produção.