A ENCHENTE NA REGIÃO DE CUNHA: Catástrofe ou conseqüência?

A recente chuva e fortes enxurradas destruíram pontes, estradas, lavouras, derrubaram encostas causaram sérios prejuízos na região. Poderia ser traduzida como uma catástrofe isolada, mas situação semelhante vem ocorrendo com cada vez mais freqüência em outros lugares no Brasil e no Mundo, e isso leva a acreditar que são conseqüências de uma relação negativa, ou seja, destruidora do ser humano sobre a natureza, e que causa grandes desequilíbrios como o aquecimento global.

Por que acontece ocorre o aquecimento global?

O aquecimento global é conseqüência do excesso de gases na atmosfera que causam o “efeito estufa”, ou seja, encobrem o planeta e não deixam o calor sair. Esses gases resultam principalmente da queima do petróleo e das queimadas de florestas. A agricultura ajuda a causar o aquecimento global, porque usa combustível que vem do petróleo e consome adubos químicos e agrotóxicos que necessitam de petróleo para serem produzidos. As queimadas também são muito prejudiciais, assim como o revolvimento do solo, deixar o solo descoberto e manejo inadequado de materiais orgânicos.

Como diminuir o aquecimento global?

Uma grande ajuda pode ser iniciada pela mudança de comportamento e do padrão de consumo: economizar energia, usar transporte coletivo; usar energias renováveis alternativas ao petróleo, produzir e consumir produtos ecológicos e agroecológicos que não poluem ou degradam a natureza, recompor as matas ciliares, manter o solo sempre coberto, não realizar queimadas, implantar florestas e agroflorestas,  separar, reciclar e principalmente produzir menos lixo …

Como se prevenir das conseqüências do aquecimento Global?

Secas: proteger fontes; manter matas ciliares; construir cisternas, manter o solo coberto; diversificar a produção; implantar cultivos mais resistentes como as culturas perenes e agroflorestas;

Enchentes: Manter as matas ciliares, melhorar a capacidade de infiltração de água no solo mantendo-o coberto e com mais áreas de florestas e agroflorestas; diversificar os cultivos, proteger as encostas;

Vendavais: Implantar quebra ventos; reforçar as estruturas das construções, contribuir para a diminuição do aquecimento global.

Aspectos Gerais importantes para maior segurança e sustentabilidade: Diversificação, produção agroecológica, abastecimento local, ampliação da produção para o auto consumo, produção de sementes crioulas, diminuir a dependência de insumos externos, mudança comportamento e de hábitos de consumo.